Grêmio paga preço por falta de competição e revive piores momentos do ano


Fonte: -

Grêmio paga preço por falta de competição e revive piores momentos do ano

Cruzeiro 4 x 1 Grêmio | Melhores momentos | Brasileirão 2025 O Grêmio tinha boas expectativas para a retomada do Campeonato Brasileiro. Mas tudo isso ruiu rapidamente no 4 a 1 sofrido para o Cruzeiro na noite de domingo. A vitória e o título da Recopa Gaúcha contra o São José na última terça-feira e o período de duas semanas de treinos no CT Luiz Carvalho apareciam como esperança de melhora. Mas o que se viu no Mineirão foi um time que parece ter congelado no tempo. A derrota pela 13ª rodada do Brasileirão não foi apenas um balde de água fria — foi um retrato fiel das limitações dos piores momentos do ano do Tricolor: fragilidade defensiva, falta de criatividade, ausência de repertório e baixa intensidade. Com o resultado, o Grêmio se mantém na parte de baixo da tabela, com 16 pontos, na 13ª colocação.

Mano Menezes em derrota do Grêmio para o Cruzeiro — Foto: Gilson Lobo/AGIF

O Grêmio foi ao Mineirão com um propósito: controlar o jogo com posse e presença ofensiva. A estratégia de Mano Menezes foi na direção oposta do esperado. Sem Dodi, suspenso, escalou o meio-campo com Villasanti, Alex Santana e Cristaldo e o ataque com dois pontas, Alysson e Amuzu. Era uma tentativa de equilibrar criação e proteção. "O que a gente viu foi assustador\', lamenta Queki após derrota | A Voz da Torcida

Cristaldo começou a partida como titular — Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Mas o plano se perdeu no primeiro gol sofrido, aos 24 minutos, em jogada de Matheus Pereira pela esquerda, com Kaio Jorge finalizando livre. A partir dali, o time se desorganizou. A proposta ofensiva virou um fardo: o meio-campo foi engolido, e a defesa ficou exposta. O treinador reconheceu o erro, admitiu que poderia ter utilizado uma escalação inicial com maior proteção, mas destacou que a fragilidade da equipe também passou por erros coletivos. – Quando o jogo entre duas grandes equipes termina em 4 a 1 para uma, o treinador tem a parcela certamente. Talvez poderia ter protegido mais a equipe. Quem não joga, quem entrega a bola ao adversário, erra sucessivamente a saída, traz o adversário para cima.

E se no coletivo o Cruzeiro foi certeiro, no individual soube explorar os espaços com inteligência. Matheus Pereira — nome de destaque na partida — encontrou liberdade para se movimentar não só pelo centro, mas também pelos lados, sendo constantemente acionado e desequilibrando a marcação gremista. Do outro lado, Arezo, que devia ser a grande referência no ataque, esteve isolado, pouco fez para chamar a marcação ou vencer na individualidade. O Grêmio não conseguiu criar superioridade em nenhum setor do campo.

Na volta do intervalo, Mano Menezes corrigiu a rota. A entrada de Edenílson deu mais equilíbrio ao meio-campo, tanto na proteção quanto na construção. O Grêmio passou a ter mais controle e chegou ao gol com André Henrique, em jogada bem trabalhada. Por alguns minutos, o time gaúcho ensaiou uma reação. Mas a melhora foi pontual.

A derrota no Mineirão não é apenas mais um tropeço fora de casa. É um alerta. O Grêmio segue com 16 pontos, estacionado na segunda parte da tabela e vê o G-6 se distanciar. Mais preocupante que a posição na tabela é a falta de identidade e de respostas dentro de campo. O segundo semestre começou, mas o Grêmio parece ainda preso ao primeiro.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio em alerta: Lucas Veríssimo sem clube e com interesse no Brasil – HORA DE AGIR!
- GRÊMIO VIROU S.A.B? Entenda o movimento que pegou a torcida de surpresa!
- AO VIVO E ESCALAÇÕES! Cruzeiro x Grêmio: veja onde assistir, horário e quem joga!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

14/7/2025

































13/7/2025