Grêmio 0 x 1 Sport | Melhores momentos | 19ª rodada | Campeonato Brasileiro 2025 As coisas não podem continuar como estão, senão teremos um final muito melancólico. — Mano Menezes A frase dita por Mano Menezes na entrevista coletiva na noite deste domingo sintetiza o momento do Grêmio em uma palavra: melancolia. O Grêmio não funciona mais (se é que em algum momento funcionou). Isso não precisa ser dito, qualquer um que se proponha a assistir mesmo que 15 minutos do time em campo enxerga a nuvem preta que paira em cima do ambiente gremista. Melancolia . Em 15º na tabela, com 21 pontos e perigosamente perto do Z-4. A derrota por 1 a 0 para o lanterna Sport na Arena não foi apenas mais um tropeço do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Foi um retrato fiel de um time que perdeu o rumo, de um treinador que já não encontra respostas e de um ambiente que se aproxima de um desfecho melancólico.
O Sport vivia jejum desde março e não havia vencido nenhuma partida na competição — em 16 jogos! — e encontrou no Grêmio um adversário ideal para encerrar sua sequência negativa. O Tricolor foi apático, previsível e emocionalmente abalado. Sob olhares da torcida, Mano Menezes deixa o campo abatido após Grêmio 0 x 1 Sport A atuação foi marcada por erros recorrentes: a produção ofensiva foi escassa, foram seis finalizações no gol contra três do Sport — até nisso faltou qualidade contra o time visitante, que soube aproveitar a chance que teve. A equipe parece desconectada, sem ideias e sem intensidade, mesmo com semana cheia para treinar.
Aliás, as improvisações de Camilo — um volante — na lateral-direita e a utilização de Edenílson — já desgastado — no meio-campo mostram como Mano Menezes pode ter boa vontade, mas acaba correndo em volta do próprio rabo e não tem mais repertório. As soluções anteriores, que foram descartadas, voltam a ser utilizadas. O semblante do treinador ao deixar o gramado, cabisbaixo e em silêncio sintetiza o momento: o Grêmio vive uma crise que ultrapassa o campo.
A demissão de Mano Menezes parece ter acontecido no domingo mesmo, ainda que oficialmente o treinador figure como comandante da equipe. Na entrevista coletiva, Mano novamente não escondeu o abatimento. Ao lado do vice de futebol Alexandre Rossato, o treinador fez um desabafo que soou como se a despedida fosse apenas questão de tempo. Colocou como meta uma reação "a curto prazo". Se isso não ocorrer, indicou a saída.
Antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes e com a chegada de Mano, o Grêmio havia vencido dois dos três jogos pelo Brasileirão (Bahia e Juventude), mas desde então, em sete partidas, venceu apenas uma (Fortaleza), empatou duas (Corinthians e Vasco) e perdeu quatro (Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense e Sport). A queda é vertiginosa e o impacto emocional é evidente. Mano falou em “final muito melancólico, muito triste” e em “rever algumas coisas a curto prazo”, mas a sensação é de que o tempo se esgotou.
O Grêmio soma apenas 20 pontos e ocupa a 15ª colocação, flertando perigosamente com a zona de rebaixamento. A melancolia mencionada por Mano parece ter contaminado o clube como um todo. O torcedor, que já viveu momentos de esperança com a chegada do treinador, agora assiste a uma equipe sem alma, sem reação e sem perspectiva. A confiança da direção ainda existe, mas o próprio técnico já admite que pode não ser suficiente. O Grêmio dá sinais claros de fim de ciclo — e talvez seja hora de aceitar que o trabalho chegou ao limite.
VEJA TAMBÉM
- NOVA FASE NO GRÊMIO! Conselho Deliberativo abre as portas e aposta em transparência e diálogo
- Racha na Categoria: Mano Menezes dispara contra Oswaldo e cobra respeito a Ancelotti
- R 6 milhões em Jogo: Grêmio lida com a crise da Pix e projeta a solução da dívida com a Alfa Bet

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Palmeiras e dupla gaúcha lideram número de sócios-torcedores ativos no Brasil
NOVA FASE NO GRÊMIO! Conselho Deliberativo abre as portas e aposta em transparência e diálogo
Racha na Categoria: Mano Menezes dispara contra Oswaldo e cobra respeito a Ancelotti
R 6 milhões em Jogo: Grêmio lida com a crise da Pix e projeta a solução da dívida com a Alfa Bet
Grêmio acumula duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro.
Mano Menezes critica declarações de Leão e Oswaldo de Oliveira sobre estrangeiros
Motivos para o Grêmio não vencer líderes do Brasileirão
Criticas, Opiniões e Conclusões sobre o Elenco do Time de Mano.