Grêmio expande projeto Clube de Todos para Rio de Janeiro.


Fonte: -

Grêmio expande projeto Clube de Todos para Rio de Janeiro.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense esteve no Rio de Janeiro, nesta semana, para apresentar e debater o projeto Clube de Todos com comunicadores pretos de destaque no cenário esportivo nacional. A iniciativa, conduzida pelo coordenador do programa, Juliano Ferrer, reforça o compromisso histórico do clube em combater todas as formas de discriminação e promover a igualdade social através do futebol.

No encontro, Ferrer conversou com Karina Alves, apresentadora do Esporte Espetacular, PC Vasconcellos, comentarista da Sportv, e a jornalista Andreza Ferraz, videomaker e social media. A campanha também foi apresentada a Denilson, apresentador da Sportv, e em São Paulo ao jornalista Abel Neto, da ESPN. Antes mesmo da criação do Clube de Todos, o Grêmio já vinha se engajando em ações de conscientização contra o racismo, o sexismo, a homofobia e outras formas de intolerância. Hoje, o projeto se consolida como o principal braço gremista no enfrentamento a práticas discriminatórias, dentro e fora das quatro linhas.

Fotos: Amanda Ferronato / Grêmio FBPA

Além do Rio de Janeiro e de São Paulo, a iniciativa também movimentou debates em Porto Alegre. Foram realizados encontros com comunicadores como César Fábris, da Rádio Imortal, Mylena Acosta, Marck B e Seguidor F, da RBSTV. Também participaram lideranças sociais como Gizane Medina, da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, e Vanessa Mulet, da Frente Negra Gaúcha, Marianne Gaspary, da ODABÁ Associação de Afroempreendedorismo, além de parlamentares engajados na pauta antirracista, como a deputada estadual Luciana Genro, autora da Lei Vini Jr., e o deputado estadual Matheus Gomes.

Outros nomes de peso se somaram às conversas, como o ex-árbitro Márcio Chagas, a diretora do futebol feminino gremista Marianita Nascimento, Marcelo Carvalho, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, e Mestre Guto, palestrante e membro do grupo que monitora episódios de racismo no esporte em âmbito nacional e mundial. O projeto também teve espaço cultural: em parceria com o coletivo Azul Preto e Samba, o mascote Flecha Negra participou de um momento de integração em uma roda de samba antes do jogo Grêmio x Sport, aproximando ainda mais a torcida da causa.

Clube de Todos
Fotos: Amanda Ferronato / Grêmio FBPA

Entre as ações promovidas pelo Grêmio estão palestras em escolas, que buscam conscientizar crianças e jovens sobre a importância do respeito e da diversidade, e atividades internas com colaboradores e jogadores, reforçando que o combate ao preconceito deve começar dentro da própria instituição. Além disso, o clube estruturou protocolos específicos a serem executados em casos de racismo, assegurando resposta rápida e efetiva diante de qualquer episódio de discriminação. Ao reafirmar seu protagonismo nessa pauta, o Grêmio mostra que o futebol pode e deve ser utilizado como ferramenta de conscientização e transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.



VEJA TAMBÉM
- Braithwaite em má-fase e Cuéllar evoluindo + Falta um 10 no Grêmio
- Arthur é recebido por torcedores e reforça o Grêmio em Porto Alegre
- Ele nem jogou no Grêmio e já foi chamado pela seleção peruana – veja os detalhes!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/8/2025

























28/8/2025