
O auxiliar técnico do Fluminense, Alexandre Mendes, tornou-se réu depois de denúncia do Ministério Público em caso de suposta violência psicológica que se arrasta desde o ano passado na Justiça gaúcha. Ele é acusado de causar danos para a mulher com a qual conviveu durante seis anos, em relacionamento iniciado quando trabalhava no Grêmio .
A informação foi inicialmente divulgada pelo Portal Leo Dias e confirmada pelo ge , que teve acesso aos documentos. Recebida em 10 de julho pelo 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, a denúncia afirma que Mendes "constrangia, humilhava e manipulava" a suposta vítima e foi aceita pela Justiça.
Mendes teria dito que "ela não tinha pai e não tinha mãe", que "era dependente emocional dele", "iria ficar sozinha, já estava velha para construir uma família com outra pessoa" e que era "“feia, velha e tinha o útero podre”. A mulher também diz que Mendes a dopava com remédios como Rivotril e Zolpidem quando havia brigas entre o casal. Há ainda o relato de que, no Dia dos Pais de 2021, ele a manteve trancada entre 11h e 20h em um apartamento no Rio de Janeiro, afirmando que a suposta vítima "não era digna de almoçar com o filho dele".
A alimentação da mulher naquela data se restringiu a bolachas, conforme a denúncia. O relacionamento teria levado a suposta vítima a um "quadro de reação mista de ansiedade e depressão". Segundo o MP, Mendes incorreu no artigo 147-B do Código Penal, que trata de "causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que caprejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação".
A pena prevista no Código Penal é de seis meses a dois anos de reclusão e multa, mas pode ser maior caso a conduta constituir crime mais grave. Novas diligências podem ser pedidas pela Justiça ou pelas partes envolvidas e, por enquanto, não há datas para audiências de julgamento. A denúncia foi assinada pelo promotor de Justiça Rodrigo Augusto de Azambuja Mattos. O juiz Sergio Fernando Tweedie Spadoni solicitou avaliação psicológica da mulher. Não foi requerida medida protetiva. A reportagem do ge entrou em contato com a defesa de Mendes, que preferiu não se manifestar. O caso Em agosto de 2024, foi aberto um processo no 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Foro Central da Comarca de Porto Alegre. Na época, a mulher afirmava não estar mais em relacionamento com Mendes há cerca de 15 dias. Um inquérito policial, da 2ª Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em setembro, concluiu pelo não indiciamento do acusado .
Na época, a suposta vítima tinha registrado boletim de ocorrência que relatava, inclusive, agressões físicas. As afirmações de uso de medicamentos para dopá-la e o episódio do apartamento no Rio de Janeiro já constavam naquele registro policial, feito em 26 de agosto de 2024. Para a delegada Fernanda Campos Hablich, não houve elementos suficientes para amparar o indiciamento e o inquérito foi concluído. Após o relatório, as medidas protetivas que vigoravam a favor da mulher foram arquivadas. Mas o Ministério Público entendeu que havia elementos para uma denúncia por violência psicológica. Alexandre Mendes foi afastado das atividades no Grêmio após a denúncia vir à tona, em setembro, e não voltou mais ao cargo. Em dezembro, Renato Portaluppi deixou o cargo de treinador. Em abril, ambos passaram a trabalhar no Fluminense.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/t/3/1xUX29SPibXY2HBMxR1w/54472334868-9ee3eaae38-k.jpg)
VEJA TAMBÉM
- CRISE NO GRÊMIO? Tricolor não vence após pausas no calendário
- GRE-NAL 448 SE APROXIMA! Grêmio define mudanças no time
- FIM DE JOGO! Mosqueteiras conquistam o vice-campeonato no Gauchão Feminino Sub-20
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Mano possui desempenho inferior a cinco técnicos demitidos pelo Grêmio recentemente
Sessão solene celebra 122 anos do Grêmio no Conselho Deliberativo
Estreia do Grêmio traz expectativa de quatro mudanças no Gre-Nal.
Marianita, Arce e Carlos Miguel imortalizados na Calçada da Fama do Grêmio
Arce, Carlos Miguel e Marianita Nascimento: Novas Estrelas na Calçada da Fama do Grêmio
Inter lança promoção com ingresso extra para clássico contra o Grêmio.
Descontos especiais na GrêmioMania para a Semana Farroupilha.
Revelações de Presidente Sobre Bastidores do Grêmio: Atualizações nos Bastidores do Clube
Braithwaite se manifesta sobre lesão no tendão de Aquiles durante partida.
Grêmio Realiza Hasteamento das Bandeiras em Comemoração de Aniversário
Braithwaite revela visão otimista após lesão no Grêmio: "Tudo tem motivo
CRISE NO GRÊMIO? Tricolor não vence após pausas no calendário
Renato retorna à Argentina para conquistar Tri da América pelo Grêmio.
Quatro Atletas do Grêmio Convocadas para Seleção Brasileira Sub-15 na Liga Evolução
GRE-NAL 448 SE APROXIMA! Grêmio define mudanças no time
Árbitro ordena saída de Kannemann e VAR anula gol do Mirassol.Áudio disponível.
Retorno De Trio No Gre-Nal: Esperança De Evolução No Rendimento Do Grêmio
Mano reclama de erro em alteração durante jogo entre Grêmio e Mirassol
Filme Sobre o 2025 do Grêmio: O Nome Ideal para a Glória Alcançada