Foto: Montagem sobre fotos/ Diego Vara e Ronaldo Bernardi / Agência RBS / Agência RBS
De acordo com levantamento divulgado pela BDO Sports Management, a dupla Gre-Nal encerrou o ano de 2015 entre os dez clubes com maior valor de marca do futebol brasileiro. A pesquisa, feita com 30 clubes, avaliou as receitas de marketing, estádio, sócios e mídia. Além disto, foram considerados dados financeiros (fluxo de caixa e diferenciais de marca de cada clube) e pesquisa e dados do torcedor (as características de cada torcida).
O Grêmio segue na quinta colocação, e evoluindo em seu valor de marca, fechando o ano em R$ 590,1 milhões - R$ 21,6 mi a mais. Com grande campanha para sócio-torcedor, o Tricolor tem as forças de sua torcida e de receitas equivalentes: 38% cada. O mercado ocupa 24% de sua força de marca.
O Inter também permaneceu em sexto, mas encurtou sua distância para seu maior rival. A equipe encerrou 2015 com a marca avaliada em R$ 580,7 milhões - R$ 27 mi a mais do que no ano anterior. Sua torcida ocupa 39% do valor de marca, enquanto 38% vem das receitas e 23% do valor é ocupado pelo mercado.
Após cinco anos, o Flamengo assumiu a liderança, deixando para trás o Corinthians. O clube encerrou o ano com sua marca avaliada em R$ 1,243 bilhões - R$ 237 milhões a mais. Segundo a BDO Sports Management, o Rubro-Negro tem 53% de sua força nas mãos da torcida, enquanto 32% chegam pelas receitas e os outros 15% vêm através do mercado.
O Corinthians teve um crescimento no ranking - fechando o ano com seu valor de marca avaliado em R$ 1,2414 milhões. Porém, sua evolução foi bem inferior à do Fla: 5,3 milhões. Embora o Timão tenha 53% de sua força na torcida, o clube tem 24% do seu valor de marca vindo da receita, e destina 23% do mercado.
Mesmo seguindo na terceira colocação, o São Paulo viu uma desvalorização em sua marca ao fim de 2015. O clube atualmente tem valor em R$ 878,1 milhões (R$ 1 mi a menos do que no ano passado). A torcida do Tricolor paulista abrange 41% da força da marca, enquanto 30% vem do mercado e os outros 29% vêm das receitas ligadas ao marketing.
O Palmeiras vem logo em seguida, com sua marca avaliada em R$ 651,2 milhões. Porém, o clube terminou 2015 com um crescimento de R$ 75,1 milhões em relação ao ano anterior. Entre suas forças de marca, a torcida abrange 39%, bem próxima do mercado, que ocupa 36%. As receitas refletem 25% do valor de marca.
O Cruzeiro comprovou novamente o crescimento do valor de sua marca, ultrapassando o Santos e assumindo a sétima colocação. Os celestes têm seu valor estimado em R$ 512,2 milhões - R$ 105 mi a mais do que no ano anterior. O clube vê sua força de marca vir especialmente das receitas, que abrangem 41%, seguido da torcida, com 35%, e de 24% vindo do mercado.
O ano de 2015 não foi bom para o Santos em termos fora do campo. Segundo a BDO Sports Management, o clube terminou 2015 com valor de marca estimado R$ 404,6 milhões - caindo R$ 11,4 mi em relação ao ano anterior. Com 40%, a força de marca mais importante dos santistas é o mercado, seguido da torcida, que abrange 37%, e receitas, com 23%.
O Atlético-MG manteve sua nona colocação, fechando o ano com valor de marca apontado em R$ 394,8 milhões - R$ 37,2 mi a mais. Suas receitas têm mais força de marca, com 38%, seguido da torcida, com 35%, e mercado, com 27%.
Completando o Top-10, está o Vasco, que fechou 2015 com valor de marca estimado em R$ 359,3 milhões - R$ 19,7 mi a mais do que no ano anterior. A torcida é a grande força do Cruz-Maltino, com 47%, enquanto 30% de sua força vem do mercado e os outros 23% chegam das receitas. Em seguida ao Vasco, estão o Fluminense, com valor estimado em R$ 256 milhões, e o Botafogo, em R$ 209,3 mi.
CONFIRA ABAIXO O LEVANTAMENTO DE VALOR DE MARCA DE CLUBES em 2015 (em R$)*
1 - Flamengo - 1,2437 bilhões
2 - Corinthians - 1,2414 bilhões
3 - São Paulo - 878,1 milhões¿
4 - Palmeiras - 651,2 milhões
5 - Grêmio - 590,1 milhões
6 - Inter - 580,7 milhões
7 - Cruzeiro - 512,2 milhões¿
8 - Santos - 404,6 milhões
9 - Atlético-MG - 394,8 milhões
10 - Vasco - 359,3 milhões
11 - Fluminense - 256 milhões
12 - Botafogo - 209,3 milhões
13 - Atlético-PR - 146,8 milhões
14 - Coritiba - 141,2 milhões
15 - Bahia - 102,5 milhões
16 - Sport - 87,4 milhões
17 - Vitória - 78,5 milhões
18 - Goiás - 63,7 milhões
19 - Portuguesa - 58,4 milhões
20 - Figueirense - 51,2 milhões
21 - Criciúma - 40,5 milhões
22 - Avaí - 39,5 milhões
23 - Náutico - 36,4 milhões
24 - Ponte Preta - 35,5 milhões
25 - Santa Cruz - 32,9 milhões
26 - Guarani - 19,1 milhões
27 - Ceará - 19 milhões
28 - Paraná - 18,8 milhões
29 - Atlético-GO - 17,6 milhões
30 - Fortaleza - 13,4 milhões
VEJA TAMBÉM
- Botafogo x Grêmio: escalações prováveis
- Craque chegando? Grêmio avalia contratação de jogador do Cruzeiro para a proxima temporada
- Vai renovar? Renovação de Mano com o Grêmio será discutida após o Brasileiro
De acordo com levantamento divulgado pela BDO Sports Management, a dupla Gre-Nal encerrou o ano de 2015 entre os dez clubes com maior valor de marca do futebol brasileiro. A pesquisa, feita com 30 clubes, avaliou as receitas de marketing, estádio, sócios e mídia. Além disto, foram considerados dados financeiros (fluxo de caixa e diferenciais de marca de cada clube) e pesquisa e dados do torcedor (as características de cada torcida).
O Grêmio segue na quinta colocação, e evoluindo em seu valor de marca, fechando o ano em R$ 590,1 milhões - R$ 21,6 mi a mais. Com grande campanha para sócio-torcedor, o Tricolor tem as forças de sua torcida e de receitas equivalentes: 38% cada. O mercado ocupa 24% de sua força de marca.
O Inter também permaneceu em sexto, mas encurtou sua distância para seu maior rival. A equipe encerrou 2015 com a marca avaliada em R$ 580,7 milhões - R$ 27 mi a mais do que no ano anterior. Sua torcida ocupa 39% do valor de marca, enquanto 38% vem das receitas e 23% do valor é ocupado pelo mercado.
Após cinco anos, o Flamengo assumiu a liderança, deixando para trás o Corinthians. O clube encerrou o ano com sua marca avaliada em R$ 1,243 bilhões - R$ 237 milhões a mais. Segundo a BDO Sports Management, o Rubro-Negro tem 53% de sua força nas mãos da torcida, enquanto 32% chegam pelas receitas e os outros 15% vêm através do mercado.
O Corinthians teve um crescimento no ranking - fechando o ano com seu valor de marca avaliado em R$ 1,2414 milhões. Porém, sua evolução foi bem inferior à do Fla: 5,3 milhões. Embora o Timão tenha 53% de sua força na torcida, o clube tem 24% do seu valor de marca vindo da receita, e destina 23% do mercado.
Mesmo seguindo na terceira colocação, o São Paulo viu uma desvalorização em sua marca ao fim de 2015. O clube atualmente tem valor em R$ 878,1 milhões (R$ 1 mi a menos do que no ano passado). A torcida do Tricolor paulista abrange 41% da força da marca, enquanto 30% vem do mercado e os outros 29% vêm das receitas ligadas ao marketing.
O Palmeiras vem logo em seguida, com sua marca avaliada em R$ 651,2 milhões. Porém, o clube terminou 2015 com um crescimento de R$ 75,1 milhões em relação ao ano anterior. Entre suas forças de marca, a torcida abrange 39%, bem próxima do mercado, que ocupa 36%. As receitas refletem 25% do valor de marca.
O Cruzeiro comprovou novamente o crescimento do valor de sua marca, ultrapassando o Santos e assumindo a sétima colocação. Os celestes têm seu valor estimado em R$ 512,2 milhões - R$ 105 mi a mais do que no ano anterior. O clube vê sua força de marca vir especialmente das receitas, que abrangem 41%, seguido da torcida, com 35%, e de 24% vindo do mercado.
O ano de 2015 não foi bom para o Santos em termos fora do campo. Segundo a BDO Sports Management, o clube terminou 2015 com valor de marca estimado R$ 404,6 milhões - caindo R$ 11,4 mi em relação ao ano anterior. Com 40%, a força de marca mais importante dos santistas é o mercado, seguido da torcida, que abrange 37%, e receitas, com 23%.
O Atlético-MG manteve sua nona colocação, fechando o ano com valor de marca apontado em R$ 394,8 milhões - R$ 37,2 mi a mais. Suas receitas têm mais força de marca, com 38%, seguido da torcida, com 35%, e mercado, com 27%.
Completando o Top-10, está o Vasco, que fechou 2015 com valor de marca estimado em R$ 359,3 milhões - R$ 19,7 mi a mais do que no ano anterior. A torcida é a grande força do Cruz-Maltino, com 47%, enquanto 30% de sua força vem do mercado e os outros 23% chegam das receitas. Em seguida ao Vasco, estão o Fluminense, com valor estimado em R$ 256 milhões, e o Botafogo, em R$ 209,3 mi.
CONFIRA ABAIXO O LEVANTAMENTO DE VALOR DE MARCA DE CLUBES em 2015 (em R$)*
1 - Flamengo - 1,2437 bilhões
2 - Corinthians - 1,2414 bilhões
3 - São Paulo - 878,1 milhões¿
4 - Palmeiras - 651,2 milhões
5 - Grêmio - 590,1 milhões
6 - Inter - 580,7 milhões
7 - Cruzeiro - 512,2 milhões¿
8 - Santos - 404,6 milhões
9 - Atlético-MG - 394,8 milhões
10 - Vasco - 359,3 milhões
11 - Fluminense - 256 milhões
12 - Botafogo - 209,3 milhões
13 - Atlético-PR - 146,8 milhões
14 - Coritiba - 141,2 milhões
15 - Bahia - 102,5 milhões
16 - Sport - 87,4 milhões
17 - Vitória - 78,5 milhões
18 - Goiás - 63,7 milhões
19 - Portuguesa - 58,4 milhões
20 - Figueirense - 51,2 milhões
21 - Criciúma - 40,5 milhões
22 - Avaí - 39,5 milhões
23 - Náutico - 36,4 milhões
24 - Ponte Preta - 35,5 milhões
25 - Santa Cruz - 32,9 milhões
26 - Guarani - 19,1 milhões
27 - Ceará - 19 milhões
28 - Paraná - 18,8 milhões
29 - Atlético-GO - 17,6 milhões
30 - Fortaleza - 13,4 milhões
VEJA TAMBÉM
- Botafogo x Grêmio: escalações prováveis
- Craque chegando? Grêmio avalia contratação de jogador do Cruzeiro para a proxima temporada
- Vai renovar? Renovação de Mano com o Grêmio será discutida após o Brasileiro

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Botafogo x Grêmio: escalações prováveis
Mosqueteiras se preparam para decisão do Gauchão Feminino: rumo à vitória!
Grêmio reinicia preparação depois de triunfo no Brasileirão
Análise: Grêmio de 2025 deixará legado positivo apesar das dificuldades
Permanência de Mano Menezes no Grêmio é comentada pelo treinador.
Craque chegando? Grêmio avalia contratação de jogador do Cruzeiro para a proxima temporada
Vai renovar? Renovação de Mano com o Grêmio será discutida após o Brasileiro
É hoje! Entrada gratuita na Semifinal do Gauchão Feminino Sub-17 nesta quinta-feira.
Grêmio vence Vasco por 2 a 0 e projeta a vaga continental
Mano elogia atuação coletiva e destaca Amuzu como peça cada vez mais importante no Grêmio
Mano Menezes elogia dedicação dos jogadores em vitória sobre o Vasco.
Amuzu celebra gol importante e destaca vitória sobre o Vasco
Grêmio sofre baixa importante e perde zagueiro titular para duelo contra o Botafogo
Grêmio demonstra determinação e busca vitória em seu último jogo importante.
Grêmio vence Vasco e avança na classificação do Brasileirão.
Vitória Motiva Grêmio Com Desempenho Promissor em Campo
Carlos Vinícius decide de novo, Grêmio vence o Vasco e respira no Brasileirão
Imortal reage no momento certo e conquista triunfo que pode valer permanência na Série A
Grêmio vence Vasco em confronto direto pelo Brasileirão com domínio absoluto.
Destaque de Carlos Vinicius, Amuzu e Dodi em Vitória do Grêmio
Grêmio vence Vasco e alcança posição intermediária na tabela do Brasileirão.
Homenagem aos Supercampeões do Brasil de 1990 na Arena do Corinthians
Mano Menezes recebe apoio de Felipão para continuar no Grêmio em 2026
Willian acelera recuperação e mira retorno pelo Grêmio em duelo contra o Palmeiras
Grêmio contrata reforço de destaque para temporada de 2026
Igt comemora 15 anos com festa especial para crianças e adolescentes.
Novo técnico? Novo presidente do Grêmio escolhe treinador para a temporada 2026
Tabu Histórico: Grêmio projeta 19 anos sem derrota e desafia o Vasco na Arena
Grêmio marca retorno de Willian em definição de data precisa.
Willian planeja retorno ao Grêmio para enfrentar o Palmeiras; confira os detalhes.
Grêmio x Vasco: Confronto ao Vivo com a Voz do Esporte às 20h.
Ex-jogador revela motivos para aposentadoria precoce no futebol brasileiro
Grêmio busca reverter resultados negativos no Campeonato Brasileiro
Vasco enfrenta o Grêmio pela busca do primeiro ponto na Arena
Mano lidera futuro do Grêmio em 2026: detalhes da nova gestão emergem
Grêmio x Vasco: saiba onde assistir!