Autor desconhecido
Muitos gremistas se lembram disso, da notícia que a camisa do tricolor foi a mais vendida no ano de 1996. 410 mil peças vendidas. Não faço idéia de quem tenha vendido mais camisas no mundo em 2006, mas o número deve ser bem superior a esse.

O desempenho do time em campo certamente impulsionou as vendas, mas nao podemos ignorar que a camisa era muito bonita.

Matéria da Folha de São Paulo de 12 de dezembro de 1996
"Clube vendeu cerca de um milhão de camisetas neste ano e tem 204 produtos licenciados com sua marca
Grêmio triunfa na guerra comercial
LÉO GERCHMANN
free-lance da Agência Folha, em Porto Alegre
Inspirado no Barcelona, da Espanha, o Grêmio incrementou há um ano e meio a venda de produtos com a sua marca e chegou a vender, só neste ano, um milhão de camisetas oficiais.
O clube gaúcho cadastra, por semana, três empresas interessadas em fabricar produtos explorando o nome do Grêmio. O número é muito maior que o da Portuguesa, seu adversário na final do Brasileiro-96 (leia texto abaixo).
Depois de conhecer o trabalho do Barcelona, o vice-presidente de marketing do Grêmio, Wesley Cardia, visitou o Arsenal (Inglaterra) e a Inter de Milão (Itália).
''Sem exagero nenhum, estamos no mesmo nível que eles têm hoje'', afirmou ele.
O presidente do Grêmio, Fábio Koff, disse que o clube não é uma empresa, mas é administrado nos mesmos moldes. O Grêmio tem diretores de marketing, finanças e comercial que ganham entre R$ 5.000 e R$ 6.000, numa estrutura totalmente profissionalizada.
Loja
A loja Grêmio-Mania, cuja matriz fica no estádio Olímpico de Porto Alegre, fatura R$ 400 mil líquidos por mês, devendo abrir filiais em outras cidades do interior.
Em domingo de jogo no Olímpico, a loja chega a faturar R$ 30 mil. Uma camiseta oficial do time é vendida por R$ 50,00.
No total, o marketing do clube tem uma receita de R$ 600 mil líquidos mensais. O time gaúcho fatura R$ 200 mil por mês em royalties, fora os produtos esportivos produzidos pela marca Pênalti.
Ao todo, o Grêmio tem 204 produtos licenciados. Um deles é o chocolate com o nome do time, produzido pela Neugebauer, quarta maior empresa do ramo no país.
Há também bicicletas, calcinhas, cuecas, erva para chimarrão, vinhos, champanhe, balas azedinhas, pirulitos e vinhos."
VEJA TAMBÉM
- Sub-17 encerra participação na Copa Sul; encerramento de campeonato juvenil.
- Botafogo x Grêmio: Saiba onde assistir!
- Final com transmissão gratuita! GrêmioTV transmite final do Gauchão Feminino entre Mosqueteiras e Juventude

O desempenho do time em campo certamente impulsionou as vendas, mas nao podemos ignorar que a camisa era muito bonita.
Matéria da Folha de São Paulo de 12 de dezembro de 1996
"Clube vendeu cerca de um milhão de camisetas neste ano e tem 204 produtos licenciados com sua marca
Grêmio triunfa na guerra comercial
LÉO GERCHMANN
free-lance da Agência Folha, em Porto Alegre
Inspirado no Barcelona, da Espanha, o Grêmio incrementou há um ano e meio a venda de produtos com a sua marca e chegou a vender, só neste ano, um milhão de camisetas oficiais.
O clube gaúcho cadastra, por semana, três empresas interessadas em fabricar produtos explorando o nome do Grêmio. O número é muito maior que o da Portuguesa, seu adversário na final do Brasileiro-96 (leia texto abaixo).
Depois de conhecer o trabalho do Barcelona, o vice-presidente de marketing do Grêmio, Wesley Cardia, visitou o Arsenal (Inglaterra) e a Inter de Milão (Itália).
''Sem exagero nenhum, estamos no mesmo nível que eles têm hoje'', afirmou ele.
O presidente do Grêmio, Fábio Koff, disse que o clube não é uma empresa, mas é administrado nos mesmos moldes. O Grêmio tem diretores de marketing, finanças e comercial que ganham entre R$ 5.000 e R$ 6.000, numa estrutura totalmente profissionalizada.
Loja
A loja Grêmio-Mania, cuja matriz fica no estádio Olímpico de Porto Alegre, fatura R$ 400 mil líquidos por mês, devendo abrir filiais em outras cidades do interior.
Em domingo de jogo no Olímpico, a loja chega a faturar R$ 30 mil. Uma camiseta oficial do time é vendida por R$ 50,00.
No total, o marketing do clube tem uma receita de R$ 600 mil líquidos mensais. O time gaúcho fatura R$ 200 mil por mês em royalties, fora os produtos esportivos produzidos pela marca Pênalti.
Ao todo, o Grêmio tem 204 produtos licenciados. Um deles é o chocolate com o nome do time, produzido pela Neugebauer, quarta maior empresa do ramo no país.
Há também bicicletas, calcinhas, cuecas, erva para chimarrão, vinhos, champanhe, balas azedinhas, pirulitos e vinhos."
VEJA TAMBÉM
- Sub-17 encerra participação na Copa Sul; encerramento de campeonato juvenil.
- Botafogo x Grêmio: Saiba onde assistir!
- Final com transmissão gratuita! GrêmioTV transmite final do Gauchão Feminino entre Mosqueteiras e Juventude

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Mano deve realizar seis substituições na escalação do Grêmio contra o Botafogo
Botafogo enfrenta Grêmio em jogo decisivo pelo Brasileirão com narração ao vivo.
Grêmio quer manter série de vitórias contra o Botafogo no Brasileirão
Sub-17 encerra participação na Copa Sul; encerramento de campeonato juvenil.
Botafogo x Grêmio: Saiba onde assistir!
Convocação de Daniela Montoya para a segunda fase da Liga das Nações Feminina.
Final com transmissão gratuita! GrêmioTV transmite final do Gauchão Feminino entre Mosqueteiras e Juventude
Mudanças importantes? Grêmio prepara quatro alterações para duelo contra o Botafogo
Grêmio se prepara para conquistar segunda vitória no Brasileirão
Desafios financeiros da nova gestão do Grêmio evidenciam cenário instável.
Grêmio garante vaga na final da Copa Sul Sub-15 ao derrotar Chapecoense.
detalhes dos ingressos e promoções para Grêmio x Palmeiras na Arena.
Grêmio utilizará novos uniformes de marca inédita a partir de 2026.
Bitello almeja retorno ao Brasil para concretizar sonho na seleção brasileira
Comparação: início de Carlos Vinicius no Grêmio lembra desempenho de Suárez.
Dodi brilha na vitória do Grêmio sobre o Vasco com "noite de Arthur
Encontro emocionante entre Willian, do Grêmio, e criança que o reconheceu.