Lucas Uebel/Grêmio
Em momentos de crise econômica mundial, muitos clubes sofrem para conseguir bons contratos de patrocínio. Sem dinheiro para grandes investimentos, as empresas afastam-se do futebol. E para driblar o momento difícil, o Grêmio inovou com um sistema de 'patrocínio degustação'. O primeiro jogo do novo formato foi contra o Corinthians e já há acordo para mais duas partidas.
Um patrocínio específico para determinado jogo não é novidade em clubes de futebol. Mas o Grêmio ampliou tal iniciativa para as demais plataformas de interatividade. Sob o nome de Grêmio Sponsor Experience (GSE), o departamento de marketing apresenta seis vantagens para a empresa que firmar contrato. O primeiro é o patrocínio na camisa, na região dos ombros. Além disso, o logotipo da empresa é inserido em todas as fotos divulgadas pelas redes sociais do clube (Twitter e Facebook). O patrocinador ainda ganha uma página para divulgação no Guia da Partida (material entregue aos torcedores em todos os jogos) em compromissos em casa, tem espaço de publicidade na transmissão da partida na Grêmio Rádio Umbro, vira patrocinador exclusivo da transmissão minuto a minuto no aplicativo oficial do Grêmio - que já bateu 130 mil downloads - e, por fim, tem as camisas com seu patrocínio vendidas na loja oficial do clube na Arena no dia da partida.
"Queremos dar a oportunidade de determinadas marcas e empresas experienciarem uma condição de ser patrocinador do clube. Trabalhamos, para isso, o dia do jogo nas múltiplas plataformas midiáticas e relacionais do clube", disse o executivo de marketing do clube, Beto Carvalho, ao UOL Esporte.
O valor para cada partida não é tratado publicamente. Contudo, a ideia de receita alternativa se torna interessante uma vez que, por conta da crise, houve uma redução na procura por patrocínio anual, obviamente com valor mais alto. Com isso, 'fatiando' o valor em cotas menores a cada jogo, o Tricolor prevê ganhar até mais. "Se dividirmos o valor anual em número de jogos, é inferior ao que pode ser conseguido com o GSE. Claro que não teremos em todos os jogos. Mas é uma iniciativa válida e inovador", completou Carvalho.
O valor, ainda, pode variar. O prelo para patrocinar o Grêmio em um jogo depende do campeonato, da previsão de público, do televisionamento do jogo, da importância da partida, do adversário e também do número de pessoas que as ações irão atingir.
Aceitação do mercado
Após realizar a primeira ação do GSE, o Grêmio diz que a aceitação foi muito boa. Tanto que a Panvel - maior rede de farmácias do Sul do Brasil - que aderiu à modalidade no duelo contra o Corinthians, já firmou acordo para os dois próximos jogos do Brasileirão: contra Flamengo, no próximo domingo, e Atlético-MG, no domingo seguinte.
"Damos a chance para marcas que nunca apostaram no futebol. Cria para elas, uma degustação do produto. Ano que vem podem pensar para o ano todo, quem sabe... Depende da reação. Tem que ter a experiência", explicou Beto. "Já tivemos aproximação de outras empresas e de agências de publicidade, que pretendem oferecer isso para seus clientes", completou.
Driblar as dificuldades de mercado tem sido marca do Grêmio. O clube investe na transmissão de jogos através de uma rádio FM própria, vende direitos de nome da pré-temporada, criou o patrocínio não patrocínio para a camisa e também possui uma rede de lanchonetes.
"Nossa ideia é para o segundo semestre, vamos avaliar o resultado. Vamos testar. Mas posso dizer claramente que o início foi promissor", finalizou o executivo gremista.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação
Um patrocínio específico para determinado jogo não é novidade em clubes de futebol. Mas o Grêmio ampliou tal iniciativa para as demais plataformas de interatividade. Sob o nome de Grêmio Sponsor Experience (GSE), o departamento de marketing apresenta seis vantagens para a empresa que firmar contrato. O primeiro é o patrocínio na camisa, na região dos ombros. Além disso, o logotipo da empresa é inserido em todas as fotos divulgadas pelas redes sociais do clube (Twitter e Facebook). O patrocinador ainda ganha uma página para divulgação no Guia da Partida (material entregue aos torcedores em todos os jogos) em compromissos em casa, tem espaço de publicidade na transmissão da partida na Grêmio Rádio Umbro, vira patrocinador exclusivo da transmissão minuto a minuto no aplicativo oficial do Grêmio - que já bateu 130 mil downloads - e, por fim, tem as camisas com seu patrocínio vendidas na loja oficial do clube na Arena no dia da partida.
"Queremos dar a oportunidade de determinadas marcas e empresas experienciarem uma condição de ser patrocinador do clube. Trabalhamos, para isso, o dia do jogo nas múltiplas plataformas midiáticas e relacionais do clube", disse o executivo de marketing do clube, Beto Carvalho, ao UOL Esporte.
O valor para cada partida não é tratado publicamente. Contudo, a ideia de receita alternativa se torna interessante uma vez que, por conta da crise, houve uma redução na procura por patrocínio anual, obviamente com valor mais alto. Com isso, 'fatiando' o valor em cotas menores a cada jogo, o Tricolor prevê ganhar até mais. "Se dividirmos o valor anual em número de jogos, é inferior ao que pode ser conseguido com o GSE. Claro que não teremos em todos os jogos. Mas é uma iniciativa válida e inovador", completou Carvalho.
O valor, ainda, pode variar. O prelo para patrocinar o Grêmio em um jogo depende do campeonato, da previsão de público, do televisionamento do jogo, da importância da partida, do adversário e também do número de pessoas que as ações irão atingir.
Aceitação do mercado
Após realizar a primeira ação do GSE, o Grêmio diz que a aceitação foi muito boa. Tanto que a Panvel - maior rede de farmácias do Sul do Brasil - que aderiu à modalidade no duelo contra o Corinthians, já firmou acordo para os dois próximos jogos do Brasileirão: contra Flamengo, no próximo domingo, e Atlético-MG, no domingo seguinte.
"Damos a chance para marcas que nunca apostaram no futebol. Cria para elas, uma degustação do produto. Ano que vem podem pensar para o ano todo, quem sabe... Depende da reação. Tem que ter a experiência", explicou Beto. "Já tivemos aproximação de outras empresas e de agências de publicidade, que pretendem oferecer isso para seus clientes", completou.
Driblar as dificuldades de mercado tem sido marca do Grêmio. O clube investe na transmissão de jogos através de uma rádio FM própria, vende direitos de nome da pré-temporada, criou o patrocínio não patrocínio para a camisa e também possui uma rede de lanchonetes.
"Nossa ideia é para o segundo semestre, vamos avaliar o resultado. Vamos testar. Mas posso dizer claramente que o início foi promissor", finalizou o executivo gremista.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação
Mano critica imprensa e ironiza: "Não queríamos ganhar" após derrota do Grêmio.
Botafogo conquista vaga na Copa Libertadores com vitória sobre o Grêmio.
Botafogo derrota o Grêmio e firma-se entre os cinco primeiros colocados.
Botafogo garante vaga na Libertadores após vitória sobre o Grêmio.
Notas do Grêmio: erros individuais custam caro e Pavón é único acima da média no Engenhão
Jóia do Grêmio Que Estreou Antes de Ronaldinho Atrai Interesse do Chelsea
Botafogo x Grêmio: Onde assistir ao vivo, horário e escalações no futebol.
Grêmio busca retomar vitórias como visitante e melhorar desempenho fora de casa
Mosqueteiras prontas para a final do Gauchão Feminino no último treino.
Grêmio busca quebrar tabus contra o Botafogo no jogo decisivo
Novo destaque do Grêmio desperta interesse do Chelsea na imprensa europeia
Cuiabano relembra bons momentos ao reencontrar Grêmio
Grêmio terá cara nova no Rio! Mano Menezes altera meio e ataque e mexe no time antes de duelo com o Botafogo!
Botafogo enfrenta Grêmio em jogo decisivo pelo Brasileirão com narração ao vivo.
Grêmio encara pedreira no Rio! Mano Menezes tenta quebrar tabu contra o Botafogo em duelo decisivo!