Renato Gaúcho conversa com dirigentes do Grêmio antes de ser apresentado
Renato Gaúcho tem três meses para provar valor no Grêmio. O contrato curto cujo início ocorreu na segunda-feira tem por objetivo disputar o título da Copa do Brasil e quem sabe chegar a uma vaga para próxima Libertadores no Brasileiro. Será possível? Há razões para acreditar, ou não.
Experiente em reanimar grupos, Renato sabe como tirar o melhor de seus jogadores. Tem números muito bons em suas passagens como técnico do Grêmio e sempre organizou suas equipes rapidamente. Por outro lado, não perfis de jogadores que considera valiosos, receberá um grupo formado com outro pensamento e jamais teve tão pouco tempo para dar resultado assim.
Entre prós e contras, a direção do Grêmio escolheu acreditar que é possível esperar o melhor. "Temos certeza que as coisas irão andar como esperamos", disse o novo vice de futebol, Adalberto Preis.
Confira razões para acreditar ou duvidar do sucesso de Renato Gaúcho no comando do time.
Cinco razões para acreditar em Renato Gaúcho
Renato sabe motivar um grupo
Talvez a principal característica de Renato Gaúcho como técnico de futebol seja sua habilidade em mobilizar um elenco. Através do 'papo de boleiro', Portaluppi conquista seus comandados rapidamente e normalmente consegue empenho total dos grupos que recebe. Se o time do Grêmio já deu resultado anteriormente, impulsionado pela motivação proposta por ele, poderá dar novamente.
Ele não depende de contratações
Na primeira passagem pelo comando do Grêmio, Renato tinha orçamento muito restrito de reforços e levou três, todos de times da Série B: Diego Clementino, Júnior Viçosa e Paulão. Na segunda passagem, pediu e recebeu apenas um atleta: Rhodolfo, que chegou do São Paulo. Desta vez não terá ninguém, mas provou nas oportunidades anteriores que 'se vira bem com o que tem'.
Parceria de 'pai' pode ajudar
Se Renato conviveu com problemas internos em 2011, se por vezes não encontrou o melhor ambiente em 2013, desta vez terá um aliado importante fora de campo: Valdir Espinosa. O ex-técnico é respeitado 'como um pai' por Portaluppi e no cargo de coordenador técnico poderá ajudar o treinador em qualquer dificuldade além das quatro linhas.
Este grupo já rendeu
O elenco do Grêmio já deu mostras de que pode ser melhor. Apesar da queda de rendimento, o grupo disputava a liderança do Brasileiro há algumas rodadas e pode voltar a ter seu melhor futebol a partir da troca de comando.
Números mostram que é possível
Uma coisa não se pode questionar das passagens de Renato Gaúcho no Grêmio: o resultado. Em 2010 ele assumiu o time na zona de rebaixamento e acabou o Brasileirão em quarto, levando a equipe à Libertadores. Em 2013 chegou um pouco antes e acabou como vice-campeão brasileiro. Se não conquistou títulos, sempre fez boas campanhas e isso argumenta em favor dele.
Cinco motivos para desconfiar de Renato Gaúcho
Motivação pode não ser o suficiente
Motivar o elenco pode não ser o suficiente para tirar o Grêmio da fase ruim. Sem vencer há sete partidas no Brasileirão, o time está desencaixado e tem mostrado uma evidente queda de rendimento. Uma reforma tática se faz necessário para recuperar o melhor futebol.
Faltam peças ao elenco
Renato gosta da figura do centroavante, teve isso em suas duas passagens pelo Grêmio. Tal jogador não está no grupo. Como Roger não adotava a presença de área como alternativa no elenco, não há opções para isso nesse momento. Sem chance de inscrever jogadores, será necessário buscar alternativas.
Mudança radical de estilo
Renato Gaúcho é totalmente diferente de Roger Machado. Enquanto o ex-lateral apostava em trabalhos táticos repetidos e explicações didáticas sobre posicionamentos e ações, o atual comandante gremista aposta na técnica e em trabalhos menos elaborados. Será um choque de conduta da equipe em meio a competições.
Falta tempo para trabalhar
Implantar o 'estilo Renato' terá que ser imediatamente. Sem tempo para treinar, Renato terá três meses para dar resultado e com jogos sempre no fim e no meio da semana. Não conseguirá implantar algo muito diferente, principalmente no começo do trabalho, pela falta de espaço no calendário.
Instabilidade política
Mesmo blindado pelo coordenador Valdir Espinosa, Renato Gaúcho pode sofrer com a instabilidade política do Grêmio. Em meio a eleições - primeiro para o Conselho Deliberativo e depois para presidente - o clube convive com ideias opostas e campanhas eleitorais enquanto busca se reencontrar em campo. Atletas e dirigentes vivem neste ambiente, que pode acabar prejudicando o rendimento.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação
Mano critica imprensa e ironiza: "Não queríamos ganhar" após derrota do Grêmio.
Botafogo conquista vaga na Copa Libertadores com vitória sobre o Grêmio.
Botafogo derrota o Grêmio e firma-se entre os cinco primeiros colocados.
Botafogo garante vaga na Libertadores após vitória sobre o Grêmio.
Notas do Grêmio: erros individuais custam caro e Pavón é único acima da média no Engenhão
Jóia do Grêmio Que Estreou Antes de Ronaldinho Atrai Interesse do Chelsea
Botafogo x Grêmio: Onde assistir ao vivo, horário e escalações no futebol.
Grêmio busca retomar vitórias como visitante e melhorar desempenho fora de casa
Mosqueteiras prontas para a final do Gauchão Feminino no último treino.
Grêmio busca quebrar tabus contra o Botafogo no jogo decisivo
Novo destaque do Grêmio desperta interesse do Chelsea na imprensa europeia
Cuiabano relembra bons momentos ao reencontrar Grêmio
Grêmio terá cara nova no Rio! Mano Menezes altera meio e ataque e mexe no time antes de duelo com o Botafogo!
Botafogo enfrenta Grêmio em jogo decisivo pelo Brasileirão com narração ao vivo.
Grêmio encara pedreira no Rio! Mano Menezes tenta quebrar tabu contra o Botafogo em duelo decisivo!