Grêmio e Palmeiras abrem nesta quarta (28) a decisão por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. E ao entrarem em campo, tricolores e alviverdes carregarão uma rivalidade gigante. Mesmo em cidades distantes, gremistas e palmeirenses viveram duelos que igualam-se a confrontos regionais, com disputas físicas, pancadaria, pressão e emoção de sobra.
A rivalidade se consolidou em 1995 e 1996, quando quatro duelos por Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores foram carregados de tensão para as equipes, comandadas em sua maior parte por Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari. Um time acusado de ser violento, o outro respaldado pelo investimento da Parmalat. Em campo, partidas que não fogem da memória dos torcedores.
Em 2012, como os bons filmes do cinema, um 'remake' foi produzido. O enredo não fugiu do contexto de expulsões, brigas e dramaticidade. E com tantos argumentos, Palmeiras e Grêmio é um duelo que não pode ser descrito de outra forma que não clássico.
Confira cinco confrontos que antecederam o desta quarta, mas confirmam o peso do enfrentamento que inicia às 21h45 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio.
CONFRONTOS MEMORÁVEIS ENTRE GRÊMIO E PALMEIRAS
Copa do Brasil de 1995 - Grêmio avançou
Grêmio e Palmeiras se enfrentaram nas oitavas de final da Copa do Brasil daquele ano. E foi o primeiro de uma série de duelos marcantes nos campeonatos seguintes. No primeiro encontro, em Porto Alegre, empate em 1 a 1, com gols de Dinho, para o Grêmio, e Rivaldo, para o Palmeiras. E no jogo de volta, uma guerra. Em São Paulo, o Grêmio abriu 2 a 0, com Luiz Carlos Goiano e Paulo Nunes, mas o Palmeiras buscou o empate com Lozano e Rivaldo. Foram quatro expulsões: Mancuso, do Palmeiras, Dinho, Goiano e Arílson do Grêmio. E mesmo com 8 atletas em campo, o Tricolor segurou a vaga na próxima fase devido ao saldo qualificado. Atual coordenador técnico gremista, Valdir Espinosa, treinava o clube paulista. Felipão era o técnico do Grêmio.
Libertadores de 1995 - Grêmio avançou
Depois da batalha da Copa do Brasil, os times voltaram a se enfrentar no encontro mais marcante entre eles. As quartas de final da Libertadores. Os dois já tinham se enfrentado na primeira fase do torneio, e avançaram juntos no grupo. Carregavam uma bagagem de desavenças por um pênalti não marcado para o Grêmio. E tudo veio à tona na eliminatória. No Olímpico, logo de cara, expulsão de Rivaldo, mais adiante uma briga entre Dinho e Válber que foi além do campo. Com ambos expulsos, socos foram trocados do lado de fora. Danrlei também participou da pancadaria, que acabou no polícia. No placar: 5 a 0 para os gaúchos. No duelo de volta, o clima de rivalidade foi ainda ampliado. Precisando vencer por seis gols de diferença, o Palmeiras foi para cima. De cara, porém, levou gol de Jardel, aos 8 minutos. Não se entregou, começou a empilhar gols e mais gols. Aos 40 do segundo tempo, Cafu marca o quinto do Palmeiras. Faltava apenas um gol. Não aconteceu. O Grêmio avançou perdendo por 5 a 1 e acabou campeão daquela edição do torneio.
Copa do Brasil de 1996 - Palmeiras avançou
Um ano depois, mas com os mesmos técnicos (Luxemburgo e Felipão) e elencos semelhantes, o Palmeiras deu o troco. Na Copa do Brasil, em jogo de ida, excepcionalmente ninguém foi expulso. Em casa, o Palmeiras aplicou logo 3 a 1, gols de Djalminha, Rivaldo e Muller. O Grêmio descontou com Paulo Nunes. Mas tudo estava indefinido para o compromisso de volta, em Porto Alegre. O Palmeiras tratou de igualar 'na vontade' o Grêmio. Levou cinco cartões amarelos e ainda teve Sandro Blum expulso. No placar, foi a vez dos gaúchos ficarem a um gol de seguir na competição. Vitória gremista por 2 a 1, gols de Jardel e Zé Alcino. Claudio fez o gol palmeirense.
Ainda em 1996, o destino reservou outro duelo entre Grêmio e Palmeiras: o Campeonato Brasileiro. Depois de terminar a primeira fase do torneio em terceiro, o Verdão recebeu o Tricolor, que foi sexto. Mais uma vez, a rivalidade foi além do futebol. Sobraram pancadas e jogadas fortes. Foram 56 faltas no jogo de ida. O Palmeiras saiu na frente com Luizão, mas o Grêmio virou com Émerson, Goiano e Zé Afonso. Novamente cartões vermelhos pautaram a disputa. Leandro levou por falta. Cleber acertou uma cabeçada em Paulo Nunes e foi expulso. O atacante gremista, que havia cometido falta no zagueiro, também levou vermelho. Precisando vencer, o Palmeiras saiu ao ataque no compromisso de volta. Em casa, porém, não conseguiu reverter o placar. Ganhou por 1 a 0, gol de Elivélton, mas acabou eliminado. E só para não fugir à regra, Saulo foi expulso pelo Grêmio.
Copa do Brasil de 2012 - Palmeiras avançou
E 16 anos depois, um reencontro curioso para Palmeiras e Grêmio. Em 2012, novamente a Copa do Brasil, novamente Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari, mas em lados opostos. Agora Luxa comandando o Grêmio e Felipão no Palmeiras. A semifinal daquela competição foi marcada pela tensão. Em jejum de conquistas importantes desde 2001, o Grêmio vivia ótimo momento e tinha boas esperanças. Já o alviverde oscilava. No duelo de ida, o Tricolor desperdiçou várias chances e, aos 43 do segundo tempo viu Mazinho marcar em um contra-ataque. As mais de 43 mil pessoas que lotaram o Olímpico, incrédulas, ainda viram Barcos marcar aos 47 o 2 a 0 que definiu o placar. Mas o Grêmio não se deu por vencido. Tinha uma aposta de peso para o jogo de volta: Kleber Gladiador, que voltava de lesão e enfrentaria seu desafeto, Felipão, e seu ex-clube. Não adiantou. Sobraram brigas, para não romper com a tradição do duelo. Henrique foi expulso no Palmeiras, Edílson e Rondinelly pelo Grêmio, e o empate em 1 a 1 levou o Verdão adiante, para depois levantar a taça.
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
MAIORES INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
Comentários
Comentários (1)
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
MAIORES INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação
Mano critica imprensa e ironiza: "Não queríamos ganhar" após derrota do Grêmio.
Botafogo conquista vaga na Copa Libertadores com vitória sobre o Grêmio.
Botafogo derrota o Grêmio e firma-se entre os cinco primeiros colocados.
Botafogo garante vaga na Libertadores após vitória sobre o Grêmio.
Notas do Grêmio: erros individuais custam caro e Pavón é único acima da média no Engenhão
Jóia do Grêmio Que Estreou Antes de Ronaldinho Atrai Interesse do Chelsea
Botafogo x Grêmio: Onde assistir ao vivo, horário e escalações no futebol.
Grêmio busca retomar vitórias como visitante e melhorar desempenho fora de casa
Mosqueteiras prontas para a final do Gauchão Feminino no último treino.
Grêmio busca quebrar tabus contra o Botafogo no jogo decisivo
Novo destaque do Grêmio desperta interesse do Chelsea na imprensa europeia
Cuiabano relembra bons momentos ao reencontrar Grêmio
Grêmio terá cara nova no Rio! Mano Menezes altera meio e ataque e mexe no time antes de duelo com o Botafogo!
Botafogo enfrenta Grêmio em jogo decisivo pelo Brasileirão com narração ao vivo.
Grêmio encara pedreira no Rio! Mano Menezes tenta quebrar tabu contra o Botafogo em duelo decisivo!