Renato herdou sistema de Roger.(Foto: Arte / GloboEsporte.com)
Renato Portaluppi tem cinco jogos no comando do Grêmio em sua terceira passagem. Pouco tempo para treinar e um período de mais conversa e posicionamento. Mas já é claro que um pouco do estilo do treinador está impresso no rendimento da equipe em campo nas últimas partidas.
No entanto, ainda também é possível ver características muito pedidas por Roger, o antigo comandante - conforme relato de jogadores do próprio grupo. Enquanto bola aérea, competição maior e estilo mais direto chegaram com o ídolo, ficam do ex-lateral a formação tática dentro de um padrão, Luan como jogador mais avançado e uma saída de bola sistemática com Geromel.
A mudança no comando teve a saída de Roger e do auxiliar Roberto Ribas. Mas James Freitas, por exemplo, que trabalhava próximo aos dois, permanece como funcionário fixo do clube, assim como Rogério Dias, na preparação física. Renato chegou com o seu auxiliar, Alexandre Mendes, que já foi preparador físico em outros tempos, e o coordenador técnico Valdir Espinosa.
- Ele (Renato) continua sendo a mesma pessoa, com caráter e no trato com os atletas. Continua sendo bem quisto por todos. Vem tendo um trabalho diferente por estar com uma comissão diferente. Vem agregando novos conhecimentos, com o passar do tempo as pessoas se aprimoram e buscam crescer. Ele buscou isso e vem passando um conhecimento maior. A equipe é diferente também, temos um padrão bem estabelecido. Ele procurou não mudar porque não tem muito tempo. É manter com ajustes que ele achava possível e via que podia melhorar - avaliou Ramiro.
Bola Aerea Bola aérea virou arma do time de Renato (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)
Antes pesadelo, a bola aérea está tomando ares de arma para o Grêmio. A mudança de marcação foi fundamental para quebrar a insegurança do setor. Antes, qualquer bola levantada no espaço aéreo gremista levava calafrios. Agora, já não assusta tanto assim, embora o Tricolor tenha sofrido o gol da derrota para o Cruzeiro em um cruzamento, após cobrança rápida de escanteio.
Por outro lado, o treinador criou uma nova maneira de atacar. A bola parada do Tricolor passou a ser mais efetiva. Nestes cinco jogos, deu a vitória nas quartas de final da Copa do Brasil, no 2 a 1 sobre o Palmeiras, com o gol de Pedro Rocha, e no 1 a 0 sobre o Vitória, no gol de Jailson.
- Temos que trabalhar todos os fatores. Tínhamos um defeito que a gente vinha corrigindo, não estamos tomando mais e estamos fazendo, que fazíamos pouco. Estamos fazendo esse tipo de gol que tem nos ajudado - acrescenta Ramiro.
MAIS DIRETO
Um dos primeiros tópicos nas conversas após a saída de Roger era o de tentar contratar um treinador que pudesse aproveitar o estilo de posse de bola do time, mas de maneira mais efetiva. Sem toques improdutivos. Desde a chegada de Renato, a intenção foi ter um jogo mais direto. Poucos toques na bola e finalização no gol. Assim, por exemplo, saíram os gols contra a Chapecoense (veja acima) e o primeiro contra o Palmeiras.
MAIS COMPETITIVO
O Grêmio abdicou da bola em três jogos com Renato. Em todas as partidas do comandante no Brasileirão, o time teve menos posse de bola que o rival: 42% contra o Vitória, 49% contra o Cruzeiro e 47% contra a Chapecoense. Denota, como mostramos acima, um time mais direto, mas também uma equipe que se vira bem sem a bola e sabe sofrer e atacar os espaços para controlar o adversário em campo.
- São dois caras (Renato e Espinosa) que incentivam bastante a gente, faz a gente ter vontade de jogar, ter raça. A gente procurava não perder dividida, colocando o pé em todas as bolas. Tem que ser nossa postura - comentou o atacante Everton ainda em Salvador.
LUAN AVANÇADO Luan foi mantido como falso 9
(Foto: Thomas Santos / Agência Estado)
Renato até tentou colocar Luan em outra função. Fez a avaliação que o camisa 7 não renderia tanto posicionado entre os zagueiros. O ponto é que quando o atacante joga como mais avançado no esquema gremista, nunca permanece entre os marcadores rivais. Com movimentação, cria espaços para os companheiros se deslocarem.
O técnico percebeu que este era um dos legados de Roger, o ataque móvel. Tanto que, contra o Palmeiras, colocou Ramiro na ponta direita e deixou Luan como falso nove. A partir daí, encontrou seu “time ideal”. E gostou tanto que pretende utilizar o atacante Everton, escalado como ponta por Roger, também por dentro.
FORMAÇÃO TÁTICA http://s2.glbimg.com/1FZWWdnmVkKsmBIJ6b2oQvZvWRM=/0x16:689x416/690x400/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2016/10/03/campinho_11.png
Time do Grêmio contra o Vitória, com mesma formatação das equipes de Roger (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
Desde que chegou, sempre se ressalta que o Grêmio já tinha um padrão e uma cultura tática, nas palavras do próprio presidente Romildo Bolzan Júnior. A formatação do Grêmio não mudou: seguem dois volantes alinhados, um jogador por cada lado e que ficam na mesma linha na hora da marcação, um 4-4-2 em duas linhas. O posicionamento no momento de atacar também segue da mesma maneira, com algumas movimentações e características diferentes.
- Acho que o trabalho fica, a comissão fixa continua no clube, então um treinador agrega ao outro. A gente procura pensar desta forma. A característica de time e jogadores são os mesmos do trabalho com o Roger, isso continua, o estilo de jogo continua. E o Renato vem e tenta implantar o estilo dele, muda o que acha que pode ser mudado para melhorar, e algumas coisas ficam - comentou Ramiro.
SAÍDA DE BOLA
Uma das marcas registradas do time de Roger sempre foi avançar da defesa ao ataque com a bola nos pés. Atualmente, o Grêmio até dá mais chutões do que antigamente. Mas a troca de passes e o toque chamado de “entrelinha” feito principalmente por Pedro Geromel, continua. O zagueiro tem por característica uma ligação direta com o passe rasteiro procurando Luan aberto pelo lado direito.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação
Mano critica imprensa e ironiza: "Não queríamos ganhar" após derrota do Grêmio.
Botafogo conquista vaga na Copa Libertadores com vitória sobre o Grêmio.
Botafogo derrota o Grêmio e firma-se entre os cinco primeiros colocados.
Botafogo garante vaga na Libertadores após vitória sobre o Grêmio.
Notas do Grêmio: erros individuais custam caro e Pavón é único acima da média no Engenhão
Jóia do Grêmio Que Estreou Antes de Ronaldinho Atrai Interesse do Chelsea
Botafogo x Grêmio: Onde assistir ao vivo, horário e escalações no futebol.
Grêmio busca retomar vitórias como visitante e melhorar desempenho fora de casa
Mosqueteiras prontas para a final do Gauchão Feminino no último treino.
Grêmio busca quebrar tabus contra o Botafogo no jogo decisivo
Novo destaque do Grêmio desperta interesse do Chelsea na imprensa europeia
Cuiabano relembra bons momentos ao reencontrar Grêmio
Grêmio terá cara nova no Rio! Mano Menezes altera meio e ataque e mexe no time antes de duelo com o Botafogo!
Botafogo enfrenta Grêmio em jogo decisivo pelo Brasileirão com narração ao vivo.
Grêmio encara pedreira no Rio! Mano Menezes tenta quebrar tabu contra o Botafogo em duelo decisivo!