Gre-Nal 410 foi disputado em 3 de julho, no Beira-Rio (Foto: Diego Guichard)

A falta de protagonismo da dupla Gre-Nal durante o Campeonato Brasileiro de 2016 reflete nas mudanças feitas nos dois times desde o clássico do primeiro turno, vencido por 1 a 0 pelo Grêmio, no Beira-Rio. A julgar pelas escolhas dos treinadores nas últimas partidas e outras questões, como suspensão e lesão, as escalações, juntas, devem somar 10 trocas no jogo de domingo, na Arena. Isso, claro, se ambos optarem por força máxima.
O curioso é que o Grêmio, em melhor situação na tabela, mexeu mais na fotografia. Com um problema na sola do pé esquerdo, o goleiro Marcelo Grohe ainda não está confirmado para a partida. Bruno Grassi, que saiu lesionado contra o Palmeiras, também é dúvida. Já a dupla de zaga muda radicalmente. Fred e Rafael Thyere dão lugar a Geromel e Kannemann. O primeiro estava lesionado na partida do primeiro turno e o argentino recém havia desembarcado em Porto Alegre, mas agora é titular absoluto.
Do meio para o ataque, o time terá outras três substituições. Maicon, que também sofria com uma lesão na partida do Beira-Rio, entra no lugar do jovem Jailson. Giuliano, vendido ao Zenit, foi substituído por Ramiro. Já Pedro Rocha retomou a titularidade e, nos últimos jogos com Renato, figurou à frente de Everton, responsável pelo chute que Muriel espalmou para Douglas marcar o gol da vitória no mês de julho.
Na 16ª colocação, a um ponto do primeiro time no Z-4, o Inter praticamente mudou uma peça por setor. Depois de falhar em alguns jogos – até mesmo no gol gremista no clássico –, Muriel foi cedido por empréstimo ao Bahia. Danilo Fernandes não pôde atuar também por um problema muscular, mas dessa vez será o titular. Já a lateral esquerda passou por um vestibular: Artur jogou o Gre-Nal, deu lugar a Geferson, Ernando e até Alex. Hoje, com Celso Roth, Ceará precisou deixar seu lado preferido – o direito – para ali se estabelecer.
No meio-campo, o então técnico Argel escalou três volantes no clássico 410, com Fernando Bob, Rodrigo Dourado e Fabinho. No domingo, apenas Dourado segue no time, já que Bob está lesionado e Fabinho perdeu espaço para Anselmo e Eduardo Henrique. Eduardo Sasha comandou o ataque ao lado de Vitinho em julho, mas tem sido reserva com Roth. As boas atuações e os gols contra Flamengo e Santos porém, podem fazê-lo aparecer na vaga de Gustavo Ferrareis ou de Alex, suspenso. Valdívia corre por fora.
Técnicos diferentes
Há ainda as mudanças nos comandos técnicos. Roger Machado esteve à frente do Grêmio na vitória por 1 a 0 que, à época, manteve o time no G-4, com 24 pontos, na terceira posição.
Porém, o desgaste bateu à porta do treinador 12 rodadas depois. Após a derrota por 3 a 0 para a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, ele pediu demissão e deixou o clube na oitava colocação. Para seu lugar, assumiu pela terceira vez Renato Gaúcho, que tenta fazer uma campanha de recuperação. Mas a posição é a mesma, com o benefício de o G-4 ter se transformado em G-6.
Famoso pelo áudio vazado na semana anterior ao clássico, no qual falava em “passar o trator” no Grêmio, Argel caiu no jogo seguinte – derrota para o Santa Cruz no Recife. Ele chegava ao sexto duelo seguido sem vitória e se distanciava cada vez mais da liderança que a equipe assumiu no início do campeonato. Apesar dos problemas, a colocação colorada após a derrota em casa no Gre-Nal era confortável: em quinto lugar, com 20 pontos.
Então, veio Paulo Roberto Falcão, que durou apenas cinco partidas, sem nenhuma vitória. Celso Roth foi o escolhido para iniciar o segundo turno com nova postura. Mas novamente a mudança teve pouco efeito prático. O Inter chegou à zona de rebaixamento e conseguiu deixá-la após a vitória de domingo contra o Flamengo. Mas o perigo segue a rondar o Beira-Rio. Em 16º, o time está a apenas um ponto à frente do primeiro time do Z-4.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação
Mano critica imprensa e ironiza: "Não queríamos ganhar" após derrota do Grêmio.
Botafogo conquista vaga na Copa Libertadores com vitória sobre o Grêmio.
Botafogo derrota o Grêmio e firma-se entre os cinco primeiros colocados.
Botafogo garante vaga na Libertadores após vitória sobre o Grêmio.
Notas do Grêmio: erros individuais custam caro e Pavón é único acima da média no Engenhão
Jóia do Grêmio Que Estreou Antes de Ronaldinho Atrai Interesse do Chelsea
Botafogo x Grêmio: Onde assistir ao vivo, horário e escalações no futebol.
Grêmio busca retomar vitórias como visitante e melhorar desempenho fora de casa
Mosqueteiras prontas para a final do Gauchão Feminino no último treino.
Grêmio busca quebrar tabus contra o Botafogo no jogo decisivo
Novo destaque do Grêmio desperta interesse do Chelsea na imprensa europeia
Cuiabano relembra bons momentos ao reencontrar Grêmio
Grêmio terá cara nova no Rio! Mano Menezes altera meio e ataque e mexe no time antes de duelo com o Botafogo!
Botafogo enfrenta Grêmio em jogo decisivo pelo Brasileirão com narração ao vivo.
Grêmio encara pedreira no Rio! Mano Menezes tenta quebrar tabu contra o Botafogo em duelo decisivo!