Final tira o sono de Renato, que tenta focar nas duas partidas do Brasileirão
Técnico admite ficar sem dormir antes de decisão da Copa do Brasil e busca conter ânimos de jogadores para manter foco nos dois confrontos pelo campeonato nacional
Não adianta. Ainda que faltem oito dias para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, o pensamento do Grêmio não sai dos duelos que podem devolver ao clube um título a nível nacional após 15 anos.
O técnico Renato Portaluppi, por exemplo, revelou ter perdido o sono durante a folga do fim de semana pensando no que fazer diante do Galo. O comandante tem exatamente neste fato um dos principais dilemas na gestão do elenco para os próximos dias: manter o foco nos compromissos pelo Brasileirão anteriores às decisões.
O assunto tem sido corriqueiro até nas entrevistas dos jogadores. Volta e meia, a palavra "ansiedade" é citada por eles. Querem jogar o mais rápido possível. Até Renato, experiente e vencedor da competição como técnico e jogador, admite que perdeu o sono uma noite recentemente por conta da final.
Antes da Copa do Brasil, o Tricolor volta a atuar pelo Nacional contra São Paulo, na quinta, e América-MG, no domingo. No Morumbi, terá força máxima. Mas, frente ao Coelho, irá escalar uma equipe alternativa devido ao intervalo curto para o duelo com o Atlético-MG em Belo Horizonte. Contra o Sport, os titulares entraram em campo e perderam por 3 a 0 dentro de casa.
– Não consegui dormir por causa da final. Me perguntava: imagina os jogadores. Meu maior problema vai ser colocar na cabeça dos jogadores pensar no São Paulo e no América-MG e depois na final. Na minha cabeça passa o seguinte: a ordem não vai ser essa, mas será que vão dividir contra o São Paulo da maneira de uma final? Ou vão entrar passeando? Já tomaram o puxão de orelha pelo jogo com o Sport. Esse tema não vai ser nada fácil – disse Renato.
Até mesmo a parada no Brasileirão para os jogos da Seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo prejudicou o planejamento gremista. Como precisa manter os jogadores com ritmo, Renato optou por escalar os titulares em São Paulo e poupá-los na rodada seguinte.
Renato definiu time reserva contra o América-MG, dia 20 (Foto: Lucas Uebel/GrÊmio)
Apesar disso, a logística está definida para a final da Copa do Brasil. O Grêmio viajará em voo fretado para Belo Horizonte no dia 22, após treino pela manhã. E volta logo após a partida. O intervalo entre os jogos da semifinal e da final também leva ansiedade ao comandante.
– Quero que chegue logo. A preocupação existe, de que maneira vamos jogar, como devemos nos portar, o cuidados que devemos ter. É um adversário poderoso, está entre os três melhores elencos do futebol brasileiro. Na decisão, todo mundo procura se superar. Passa um monte de coisa na cabeça. Pelo menos na minha - explicou o treinador.
Com o pensamento dividido, mas tentando acabar com os fantasmas da final, o Grêmio volta a treinar na tarde desta terça-feira. Viaja para São Paulo no início da tarde de quarta. Todos os titulares serão escalados, exceção de Kannemann, suspenso. Edílson, punido pelo STJD, aguarda resposta de pedido de efeito suspensivo solicitado pelo departamento jurídico.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas