Grêmio tirará lições do jogo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O esforço tem sido homérico. Mesmo com a final da Copa do Brasil no horizonte, o Grêmio trabalha para manter o grupo de jogadores focado na disputa do Campeonato Brasileiro. Até porque o jogo com o São Paulo, na quinta-feira, às 19h30, no Morumbi, vai servir também para Renato Portaluppi retirar algumas impressões para a decisão com o Atlético-MG, na próxima semana. O treino de luxo dos gremistas serve como ensaio e oportunidade de ajustar todas as peças na equipe titular.
Ensaio geral

Como o adversário da final, o São Paulo tem uma camisa pesada, de um dos grandes clubes brasileiros. Na avaliação do goleiro Marcelo Grohe, também pode ser um teste para o encaixe do estilo de jogo gremista com o rival no Morumbi. Ou seja: além do contexto, em ambiente hostil, distante de Porto Alegre.
– Talvez se assemelham um pouco os jogos, na característica da equipe, de propor o jogo. Estaremos fora de casa, diante de duas grandes equipes. A gente sabe que vai enfrentar dificuldades nos dois jogos. É um jogo de muita marcação, jogar em alguns momentos no contra-ataque, não deixa de ser um ensaio para Belo Horizonte. Mas repito, o foco é o São Paulo, o objetivo é o Brasileiro hoje – comentou Grohe.
Todos com Ritmo
Também será uma chance de deixar todos os titulares em condições normais de jogo. A última partida disputada foi no dia 7, contra o Sport – e com quatro titulares a menos. Renato mesmo já deixou claro que, não fosse essa parada para as Eliminatórias da Copa do Mundo, evitaria escalar o time principal.
– Não ponho para jogar, ninguém se machuca, mas aí estão sem ritmo na decisão. Ganha em um lado, perde em outro. Eles precisam jogar, já vêm de 10 dias parados. Aí perde o ritmo. Se viéssemos quarta e domingo, poderíamos tirar, mas não é o caso. Por isso que tenho que colocar na cabeça que precisam se preocupar em jogar para ter ritmo. É um risco. Contra o América-MG é outra história – avaliou o treinador gremista.
Confiança Plena
O último resultado, a derrota por 3 a 0 para o Sport, trouxe alguma tensão antes de momentos decisivos. Pela primeira vez sob o comando de Renato, a equipe deixou a desejar no setor defensivo. Por isso, a partida com o São Paulo também tem o peso de apagar o desempenho e qualquer possível desconfiança que surja na reta final do ano.
– Acho que é confiança, procurar fazer um bom jogo, aquilo que temos feito e nos levou até a final da Copa do Brasil. Todo mundo voltando a jogar junto, procurar fazer um grande jogo, marcar forte, jogar com a bola para reproduzir aquilo que a equipe fez até agora para estar bem preparado para o jogo com o Atlético-MG – disse Grohe.
Maior Entrosamento

Na derrota para o Sport, em jogo disputado na última semana, o Grêmio não contou com quatro titulares na engrenagem do técnico Renato Portaluppi. Edílson, suspenso, e Maicon, Ramiro e Luan, preservados, estão sem jogar desde a partida com o Cruzeiro, pela semifinal da Copa do Brasil, em 2 de novembro. O jogo desta quinta também faz todos voltarem a jogar, após um período de treinos físicos e táticos. O único titular fora será Kannemann, suspenso. O departamento jurídico também conseguiu a liberação de Edílson, via efeito suspensivo.
– Jogamos contra o Sport com uma equipe mista, e a equipe considerada titular está voltando com todo mundo para o São Paulo. É importante para dar continuidade no trabalho, ritmo de jogo, que essas coisas são importantes. Até a final, ficaria praticamente 20 dias sem atuar – completou Grohe.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas