Renato e seu auxiliar e braço direito Alexandre Mendes (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O mata-mata pode parecer a especialidade de Renato Portaluppi, bicampeão da Copa do Brasil como treinador e finalista da Libertadores em 2008. Mas o técnico também já provou seu valor no Campeonato Brasileiro, que começa domingo, com duelo com o Botafogo, às 19h, na Arena. O casamento com o Grêmio rendeu a última grande campanha gremista na competição, em 2013, e respalda o processo de confiança dado ao comandante gremista.
Como jogador, Renato esteve envolvido em um dos Brasileirões mais polêmico da história. Certamente, considera-se campeão com o Flamengo em 1987, embora a CBF não reconheça oficialmente o título rubro-negro – o Sport também se considera dono da famosa "taça das bolinhas". Naquele ano, também foi eleito Bola de Ouro da revista Placar. Alguns anos antes, em 82, fora vice-campeão pelo Grêmio, superado justamente pelo Fla.
Afora a polêmica do campeonato de três décadas atrás, o torcedor do Grêmio pode acreditar em boa campanha sob o comando de Renato pelos seus resultados apresentados. Embora o rendimento atual seja irregular, com oscilações da equipe, foi o ídolo a liderar o Tricolor na melhor campanha recente da equipe: o vice-campeonato de 2013.
– Aqui todo mundo tem a absoluta confiança, a comissão e os jogadores. É a reafirmação de que o Grêmio pode e quer fazer um grande campeonato. Dos nossos propósitos, dos nossos desejos, dos nossos compromissos com clube e torcida. Não é um compromisso da direção, mas da comissão e jogadores. Todos desejamos o melhor. Estamos renovando os votos que queremos começar bem o processo, afinados no nosso propósito – disse o presidente Romildo Bolzan em entrevista coletiva convocada por ele próprio na tarde de quinta-feira.
O contexto atual pede correção de rumo. Taticamente, o Grêmio está montado há dois anos. A forma de jogar pouco muda. Renato deu pitadas pessoais no ano passado, com time competitivo, concentrado e transições velozes e diretas ao ataque. No entanto, precisa reajustar a equipe após insucesso no Gauchão e recente derrota na Libertadores – a primeira, diga-se de passagem.
Será a segunda vez que Renato inicia a competição no Grêmio. Em 2011, após a arrancada rumo à Libertadores no ano anterior, deixou o clube logo após as primeiras rodadas. A situação, porém, é bastante diferente. O Tricolor tem um elenco superior ao entreg naquela oportunidade. É quase como se o ídolo gremista ganhasse sua primeira oportunidade realmente de iniciar o Brasileirão, pelo contexto de seis anos atrás.
Renato em conversa com o vice de futebol Odorico Roman. Técnico tem total confiança da direção (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
São três edições do Brasileirão no comando tricolor. No ano passado, ao assumir no fim de setembro, não conseguiu sucesso nesta competição. O foco, desde o início, estava mais voltado para a Copa do Brasil, conquistada em dezembro. Foram 10 jogos – sem contabilizar as derrotas para Botafogo e Santa Cruz, quando James Freitas foi o treinador –, com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Em 2013, Renato assumiu a equipe em julho, após demissão de Luxemburgo, e comandou uma arrancada rumo ao vice-campeonato. Apostou em um futebol de resultado, marcação e força. Identificou as carências do elenco e montou uma maneira de jogar em cima delas. Manteve todos concentrados e com a ideia comprada, o que precisa fazer no momento atual gremista. Esteve à frente do time em 33 jogos, com 16 vitórias, nove empates e oito derrotas.
Em 2010, foi contratado em agosto, com o Grêmio flertando com a zona de rebaixamento. Foi o responsável por reorganizar o time e conseguiu uma arrancada até o quarto lugar naquela competição, o que garantiu vaga na Libertadores. Nos 25 jogos do Brasileirão, conseguiu 16 vitórias, seis empates e apenas três derrotas.
Às vésperas do início de mais uma competição por pontos corridos, Renato precisa conseguir manter o time concentrado em 38 rodadas para brigar pelo título. Além disso, há as competições de mata-mata por começar: dia 17, o Grêmio enfrenta o Fluminense pela Copa do Brasil. E depois tem as oitavas da Libertadores também a iniciar, mas precisa confirmar a classificação no dia 25, diante do Zamora, na Arena.
Contra o Botafogo, o técnico não contará com Maicon e Bolaños, machucados, e Edílson, suspenso por três partidas ainda por conta de punição do ano passado. Nesta sexta-feira, fará novo treino fechado para encaminhar a equipe para a estreia de domingo.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Mano mostrando dedo para torcida e jogador recuperado no Grêmio agitam Arena.
Palmeiras sofre virada do Grêmio e vê título se distanciar.
Mano provoca torcedores do Grêmio após gol de empate no jogo.
palmeiras perde liderança do brasileirão após virada do grêmio
Grêmio surpreende Palmeiras em Porto Alegre e aumenta pressão no Brasileirão
Grêmio surpreende e conquista vitória importante sobre o Palmeiras no Brasileirão.
Palmeiras sofre virada do Grêmio e acumula 5º jogo sem vitória no Brasileirão.
Destaque de Amuzu e Arthur no Jogo contra o Palmeiras pelo Grêmio
Grêmio vence e afasta possibilidade de rebaixamento no Brasileirão.
Grêmio comemora 20 anos da Batalha dos Aflitos com ex-jogadores na Arena
Mano insulta torcedor após gol do Grêmio com gesto obsceno; imagens.
20 anos da batalha dos aflitos: atletas celebram na arena do Grêmio.
Weverton e Reservas: Palmeiras enfrenta Grêmio com time alternativo
Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
Grêmio x Palmeiras: transmissão ao vivo, horário e escalações atualizadas.
Marlon do Grêmio recebe suspensão de dois jogos por críticas à arbitragem
Lateral do Grêmio suspenso pelo STJD por críticas à arbitragem no Brasileirão
Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
Atletas e dirigentes do Grêmio punidos pelo STJD após incidentes contra Bragantino
Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena
Grêmio vs Palmeiras: Transmissão Ao Vivo com a Voz do Esporte às 20h.
Renato Gaúcho presta homenagem a Maradona com camisa da Argentina no Grêmio.
Grêmio x Palmeiras; Saiba onde assitir
Palmeiras usa avião de Leila como trunfo e escala titulares em Porto Alegre
Propostas de Quase R$ 250 Milhões Recebidas por Jogadores do Grêmio
Contratação de Hulk pelo Grêmio gera expectativas no mundo do futebol
Grêmio x Palmeiras: Dicas, palpites e chances no Brasileirão.
adesão de confronto crítico coloca Palmeiras diante do adversário ideal para vitória importante.
Grêmio enfrentará Palmeiras em confronto crucial para equipe de Mano Menezes
Dívida do Grêmio aumenta R$ 220 milhões em três anos: análise financeira da gestão Guerra.
Aprovação de Suplementação e Orçamento pelo Conselho Deliberativo para 2026.