Análise divulgada nesta semana pela BDO Brazil, empresa de auditoria e consultoria membro da BDO International Limited, reafirmou a primeira posição do Grêmio como o clube de marca mais valiosa do futebol brasileiro fora do eixo RJ/SP pelo quarto ano consecutivo, e quinto clube de maior valor no contexto nacional – com um incremento de valor de marca de 96,5% desde 2013. Em relação a 2016, o valor Grêmio saltou de 666 para 706,8 milhões de reais. O valor total dos clubes brasileiros é o maior da história: 10,26 bilhões de reais.
Entre os pontos observados na análise da marca Grêmio estão o ranking de Receita Total, que coloca o Clube também no quinto lugar geral, com 330 milhões de reais, Cotas de TV, terceira posição com receita de 202,4 milhões de reais e Receitas Sem Transferência e Patrocínio e Publicidade, nos quais o Tricolor aparece em quarto: 312,4 e 35,5 milhões, respectivamente.
O Executivo de Marketing Beto Carvalho interpreta a consolidação da marca Grêmio como um reconhecimento de todas as áreas que atuam no cotidiano do Clube.
“Isso é mais uma amostra do que nós vemos em outros tipos de pesquisa. É, basicamente, um trabalho de percepção de valor do Clube de forma coletiva. As ações de marketing servem para potencializar essa percepção. Quando você fala em engajamento de torcida, tem a ver com futebol, ações de marketing, sócio, redes sociais, com o discurso do próprio clube ao seu torcedor. É uma questão de reconhecimento pelo trabalho na área coletiva”.
Para o executivo, o estudo da BDO Brazil ainda valoriza a contribuição das marcas patrocinadoras para o Grêmio e, em sentido inverso, a valorização do Clube torna-se, também, uma forma de agregar valor aos parceiros.
“O crescimento do valor da nossa marca aumenta o valor que entregamos às marcas que patrocinam o Clube. E isso gera um círculo virtuoso que beneficia a todo o contexto”.
A BDO Brazil esmiuçou os potenciais explorados pelo Clube, como o elevado engajamento nas redes sociais, exploração de licenciamento, o desenvolvimento dos programas de Sócio Torcedor e o fato de o Grêmio jogar na primeira Arena Multiuso do Brasil.
Utilizando dados de 2016, a análise chama a atenção para o número de seguidores da página do Clube no Facebook, 2,6 milhões, usuários inscritos no Youtube, 113 mil e Público Médio na Arena, 20.450. Hoje, a página no Facebook aproxima-se dos 2,8 milhões de seguidores, enquanto o canal youtube.com/gremiotvoficial já ultrapassou os 200 mil inscritos.
Desde 2014, quando assumiu a condição de marca mais valiosa fora do eixo RJ/SP, o Grêmio pulou de 478,5 milhões para os atuais 706 milhões de reais. Em valor absoluto, também é o quinto Clube com maior crescimento no ano, 40,2 milhões de reais, aumentando em 79,5 milhões a diferença para o sexto colocado. Nos últimos cinco anos, o aumento de 347,2 milhões coloca o Tricolor na quarta posição, à frente do São Paulo. Desde o início do estudo, em 2009, o Grêmio registrou crescimento de 493 milhões de reais.
O Flamengo mantém sua liderança entre os clubes brasileiros pelo terceiro ano consecutivo, seguido por Corinthians, Palmeiras e São Paulo – com o Grêmio logo atrás. A pesquisa pode ser acessada aqui.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena
Entre os pontos observados na análise da marca Grêmio estão o ranking de Receita Total, que coloca o Clube também no quinto lugar geral, com 330 milhões de reais, Cotas de TV, terceira posição com receita de 202,4 milhões de reais e Receitas Sem Transferência e Patrocínio e Publicidade, nos quais o Tricolor aparece em quarto: 312,4 e 35,5 milhões, respectivamente.
O Executivo de Marketing Beto Carvalho interpreta a consolidação da marca Grêmio como um reconhecimento de todas as áreas que atuam no cotidiano do Clube.
“Isso é mais uma amostra do que nós vemos em outros tipos de pesquisa. É, basicamente, um trabalho de percepção de valor do Clube de forma coletiva. As ações de marketing servem para potencializar essa percepção. Quando você fala em engajamento de torcida, tem a ver com futebol, ações de marketing, sócio, redes sociais, com o discurso do próprio clube ao seu torcedor. É uma questão de reconhecimento pelo trabalho na área coletiva”.
Para o executivo, o estudo da BDO Brazil ainda valoriza a contribuição das marcas patrocinadoras para o Grêmio e, em sentido inverso, a valorização do Clube torna-se, também, uma forma de agregar valor aos parceiros.
“O crescimento do valor da nossa marca aumenta o valor que entregamos às marcas que patrocinam o Clube. E isso gera um círculo virtuoso que beneficia a todo o contexto”.
A BDO Brazil esmiuçou os potenciais explorados pelo Clube, como o elevado engajamento nas redes sociais, exploração de licenciamento, o desenvolvimento dos programas de Sócio Torcedor e o fato de o Grêmio jogar na primeira Arena Multiuso do Brasil.
Utilizando dados de 2016, a análise chama a atenção para o número de seguidores da página do Clube no Facebook, 2,6 milhões, usuários inscritos no Youtube, 113 mil e Público Médio na Arena, 20.450. Hoje, a página no Facebook aproxima-se dos 2,8 milhões de seguidores, enquanto o canal youtube.com/gremiotvoficial já ultrapassou os 200 mil inscritos.
Desde 2014, quando assumiu a condição de marca mais valiosa fora do eixo RJ/SP, o Grêmio pulou de 478,5 milhões para os atuais 706 milhões de reais. Em valor absoluto, também é o quinto Clube com maior crescimento no ano, 40,2 milhões de reais, aumentando em 79,5 milhões a diferença para o sexto colocado. Nos últimos cinco anos, o aumento de 347,2 milhões coloca o Tricolor na quarta posição, à frente do São Paulo. Desde o início do estudo, em 2009, o Grêmio registrou crescimento de 493 milhões de reais.
O Flamengo mantém sua liderança entre os clubes brasileiros pelo terceiro ano consecutivo, seguido por Corinthians, Palmeiras e São Paulo – com o Grêmio logo atrás. A pesquisa pode ser acessada aqui.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena

Comentários
Comentários (2)
Parabéns Romildo, segue teu trabalho competente para continuar dando mais e mais alegria e orgulho para nós gremistas de verdade.
queremos é título , jogamos fora o brasileiro por poupar jogador, agora qerem tirar o foco da nação tricolor com essas baboseiras
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Mano explica gesto após vitória do Grêmio: "Merecemos respeito
O dedo do torcedor: bastidor de renovação contestada e reflexão na imprensa
Mano Menezes esclarece gesto em direção à torcida e reforça respeito nos estádios
willian comemora gol decisivos após retorno ao grêmio após longo período parado
Mano mostrando dedo para torcida e jogador recuperado no Grêmio agitam Arena.
Palmeiras sofre virada do Grêmio e vê título se distanciar.
Mano provoca torcedores do Grêmio após gol de empate no jogo.
palmeiras perde liderança do brasileirão após virada do grêmio
Grêmio surpreende Palmeiras em Porto Alegre e aumenta pressão no Brasileirão
Grêmio surpreende e conquista vitória importante sobre o Palmeiras no Brasileirão.
Palmeiras sofre virada do Grêmio e acumula 5º jogo sem vitória no Brasileirão.
Destaque de Amuzu e Arthur no Jogo contra o Palmeiras pelo Grêmio
Grêmio vence e afasta possibilidade de rebaixamento no Brasileirão.
Grêmio comemora 20 anos da Batalha dos Aflitos com ex-jogadores na Arena
Mano insulta torcedor após gol do Grêmio com gesto obsceno; imagens.
20 anos da batalha dos aflitos: atletas celebram na arena do Grêmio.
Weverton e Reservas: Palmeiras enfrenta Grêmio com time alternativo
Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
Grêmio x Palmeiras: transmissão ao vivo, horário e escalações atualizadas.
Marlon do Grêmio recebe suspensão de dois jogos por críticas à arbitragem
Lateral do Grêmio suspenso pelo STJD por críticas à arbitragem no Brasileirão
Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
Atletas e dirigentes do Grêmio punidos pelo STJD após incidentes contra Bragantino
Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena
Grêmio vs Palmeiras: Transmissão Ao Vivo com a Voz do Esporte às 20h.
Renato Gaúcho presta homenagem a Maradona com camisa da Argentina no Grêmio.
Grêmio x Palmeiras; Saiba onde assitir
Palmeiras usa avião de Leila como trunfo e escala titulares em Porto Alegre
Propostas de Quase R$ 250 Milhões Recebidas por Jogadores do Grêmio
Contratação de Hulk pelo Grêmio gera expectativas no mundo do futebol
Grêmio x Palmeiras: Dicas, palpites e chances no Brasileirão.
adesão de confronto crítico coloca Palmeiras diante do adversário ideal para vitória importante.
Grêmio enfrentará Palmeiras em confronto crucial para equipe de Mano Menezes
Dívida do Grêmio aumenta R$ 220 milhões em três anos: análise financeira da gestão Guerra.
Aprovação de Suplementação e Orçamento pelo Conselho Deliberativo para 2026.