
Arena do Grêmio deve ser comprada pelo Tricolor Gaúcho (Foto: Divulgação)
Após o presidente Fábio Koff, do Grêmio, sinalizar a proximidade do clube de arquirir os direitos de exploração da Arena, passa a ser desafio do Tricolor Gaúcho lucrar com seu novo estádio.
Conforme publicado em matéria do jornal Zero Hora, o clube ainda não tem planos para explorar comercialmente as possibilidade lucrativas do local.
Com um montante de R$ 360 milhões a ser pago à OAS em parcelas pelos próximos 20 anos, o Grêmio, além de quitar tal dívida, também necessitará arcar com as despesas de manutenção da Arena.
Para tal, a primeira (e mais lógica) alternativa seria vender os naming rights do estádio a alguma empresa interessada.
Fernando Ferreira, especialista em gestão esportiva e diretor da Pluri Consultoria, explicou ao Zero Hora que a alta rivalidade entre Grêmio e Internacional pode se tornar um obstáculo à negociação dos direitos nominais do estádio. Afinal, uma empresa dificilmente aceitaria ter seu nome tão fortemente ligado a apenas um dos dois grandes clubes gaúchos, já que correria o risco de ser vista com maus olhos pela torcida da equipe rival.
Não à toa, empresas como Banrisul, Tramontina e Unimed patrocinam ambos os clubes. Segundo Ferreira, a negociação dos naming rights da Arena do Grêmio e do Beira-Rio em conjunto, para uma mesma empresa, seria uma alternativa. Há, no entanto, a dificuldade financeira de um mesmo investidor bancar os dois negócios.
– A negociação em conjunto aumenta o poder de barganha. Mas não há nenhum caso de naming vendido duplamente. Pelo alto valor envolvido, raras empresas têm bala na agulha para investir – afirmou o especialista em gestão esportiva.
Para Amir Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva, a proximidade em que o Grêmio de encontra de comprar a Arena não é, por si só, positiva aos cofres do clube. Cabe à agremiação saber gerir de forma competente o estádio.
– É um passo a frente dos demais clubes. O Grêmio percebeu que é mais difícil criar ações comerciais e de marketing se você depende de um parceiro. Há risco pelo alto investimento, mas se a Arena tiver uma gestão profissional, o clube dará um salto qualitativo em seu faturamento – disse Somoggi.
VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE VOLTA? Grohe abre o jogo e pode vestir a camisa do Grêmio outra vez!
- Grêmio mostra evolução antes da chegada de 3 reforços de peso + Dybala no Grêmio?
- Bomba no mercado! Arthur a um passo do Grêmio, mas detalhe trava anúncio oficial
Após o presidente Fábio Koff, do Grêmio, sinalizar a proximidade do clube de arquirir os direitos de exploração da Arena, passa a ser desafio do Tricolor Gaúcho lucrar com seu novo estádio.
Conforme publicado em matéria do jornal Zero Hora, o clube ainda não tem planos para explorar comercialmente as possibilidade lucrativas do local.
Com um montante de R$ 360 milhões a ser pago à OAS em parcelas pelos próximos 20 anos, o Grêmio, além de quitar tal dívida, também necessitará arcar com as despesas de manutenção da Arena.
Para tal, a primeira (e mais lógica) alternativa seria vender os naming rights do estádio a alguma empresa interessada.
Fernando Ferreira, especialista em gestão esportiva e diretor da Pluri Consultoria, explicou ao Zero Hora que a alta rivalidade entre Grêmio e Internacional pode se tornar um obstáculo à negociação dos direitos nominais do estádio. Afinal, uma empresa dificilmente aceitaria ter seu nome tão fortemente ligado a apenas um dos dois grandes clubes gaúchos, já que correria o risco de ser vista com maus olhos pela torcida da equipe rival.
Não à toa, empresas como Banrisul, Tramontina e Unimed patrocinam ambos os clubes. Segundo Ferreira, a negociação dos naming rights da Arena do Grêmio e do Beira-Rio em conjunto, para uma mesma empresa, seria uma alternativa. Há, no entanto, a dificuldade financeira de um mesmo investidor bancar os dois negócios.
– A negociação em conjunto aumenta o poder de barganha. Mas não há nenhum caso de naming vendido duplamente. Pelo alto valor envolvido, raras empresas têm bala na agulha para investir – afirmou o especialista em gestão esportiva.
Para Amir Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva, a proximidade em que o Grêmio de encontra de comprar a Arena não é, por si só, positiva aos cofres do clube. Cabe à agremiação saber gerir de forma competente o estádio.
– É um passo a frente dos demais clubes. O Grêmio percebeu que é mais difícil criar ações comerciais e de marketing se você depende de um parceiro. Há risco pelo alto investimento, mas se a Arena tiver uma gestão profissional, o clube dará um salto qualitativo em seu faturamento – disse Somoggi.
VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE VOLTA? Grohe abre o jogo e pode vestir a camisa do Grêmio outra vez!
- Grêmio mostra evolução antes da chegada de 3 reforços de peso + Dybala no Grêmio?
- Bomba no mercado! Arthur a um passo do Grêmio, mas detalhe trava anúncio oficial
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio contrata Erick Noriega para reforçar meio-campo do time titular.
Plano ambicioso de Marcos Rocha no Grêmio: marcar história no clube
Grêmio reforça meio-campo com a contratação do volante Erick Noriega.
Marcos Rocha desabafa sobre saída do Palmeiras e adaptação no Grêmio
Grêmio intensifica treinos visando clássico Gre-Nal do Gauchão Feminino
Grêmio aguarda Arthur no Brasil para oficializar retorno ao clube.
Marcos Rocha no BID: Mano define escalação do Grêmio para duelo com Ceará
Grêmio assume liderança do Gauchão Feminino com goleada fora de casa.
Arthur acerta retorno ao Grêmio após acordo com a Juventus
Grêmio tem única promessa brasileira em lista de talentos do futebol internacional
Grêmio acerta retorno de Arthur e reforça elenco para próxima temporada.
GrêmioTV transmite final do Brasileirão Feminino Sub-17 ao vivo.
Onde assistir jogo do Grêmio contra o Ceará neste sábado pelo Brasileirão
Marcos Rocha chega ao Grêmio e destaca meta de classificação à Libertadores.
Marcos Rocha revela posição de atuação no Grêmio
Marcos Rocha comenta sobre transferência do Palmeiras em apresentação no Grêmio
Estreia de Marcos Rocha pelo Grêmio: declaração do jogador sobre seu desempenho.
Marcos Rocha animado com proposta do Grêmio e confiante em vaga na Libertadores 2026
Marcos Rocha oficialmente apresentado pelo Grêmio: reforço de peso para equipe.
Marcos Rocha chega ao Grêmio e afirma: "A idade não pesa
marcos rocha animado com proposta do grêmio e foca em vaga na libertadores
Grêmio enfrenta desafios e comemora volta de jogador importante no Brasileirão.
Grêmio preparado para encarar o Ceará.
Apresentação de Erick Noriega como reforço do Grêmio
Convocação para Assembleia Geral de Renovação do Conselho Deliberativo
Grêmio: Clube Mais Estrangeiro da Série A do Brasileirão
Fórmula da Vitória: Grêmio busca repetir sucesso contra Ceará no Brasileirão.