Santos não tem patrocínio master (Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press)
O diretor de marketing da CBF, Gilberto Ratto, fez um diagnóstico negativo do atual cenário do mercado de investimentos e patrocínios no futebol. Na visão dele, que assumiu o cargo na entidade após passar pelo São Paulo, a falta de credibilidade dos clubes é um dos pontos principais que desmotivam injeções de verba por parte das empresas.
- O cenário de investimento dentro do futebol está caótico. Tira a Caixa, acabou. São poucos. Unimed, Guaraviton... Você vê o Santos há 1 ano e meio sem patrocínio master, Palmeiras também.. São Paulo... Está na hora de o futebol começar a entender o porquê não está tendo patrocínio. Por que parou? Falta de credibilidade de alguns clubes, do futebol em si. Temos que profissionalizar o nosso lado. Não dá mais para os diretores serem apenas as pessoas fortes dentro do clube, que são amigos do presidente. Está diminuindo isso. Mas tem que chamar executivos para trabalhar. No futebol, marketing, financeiro... - comentou Ratto, durante evento na Federação de Futebol do Rio.
Segundo o executivo, o mercado não comporta mais investimentos em determinados clubes só por simpatia.
- Antes, encontrava uma empresa que o dono era torcedor do Vasco. E só patrocinava o Vasco. Mas isso passou. Ninguém mais fecha patrocínio porque é o melhor amigo de alguém. E estamos sofrendo por isso. Se uma empresa sai do futebol, é bem difícil voltar. Temos que mostrar as razões para que as empresas invistam nos clubes – completou.
Ratto acrescentou que é intenção da CBF discutir ações para fomentar a atratividade publicitária nos clubes para captar mais receitas vindas do marketing e do departamento comercial.
VEJA TAMBÉM
- RENOVAÇÃO ENCAMINHADA! Grêmio acerta permanência de volante até 2026
- Péssima arbitragem? Fortaleza denuncia arbitragem e planeja ir à CBF por interferência no resultado.
- Grêmio volta de Fortaleza com empate e sete recados para o novo presidente
O diretor de marketing da CBF, Gilberto Ratto, fez um diagnóstico negativo do atual cenário do mercado de investimentos e patrocínios no futebol. Na visão dele, que assumiu o cargo na entidade após passar pelo São Paulo, a falta de credibilidade dos clubes é um dos pontos principais que desmotivam injeções de verba por parte das empresas.
- O cenário de investimento dentro do futebol está caótico. Tira a Caixa, acabou. São poucos. Unimed, Guaraviton... Você vê o Santos há 1 ano e meio sem patrocínio master, Palmeiras também.. São Paulo... Está na hora de o futebol começar a entender o porquê não está tendo patrocínio. Por que parou? Falta de credibilidade de alguns clubes, do futebol em si. Temos que profissionalizar o nosso lado. Não dá mais para os diretores serem apenas as pessoas fortes dentro do clube, que são amigos do presidente. Está diminuindo isso. Mas tem que chamar executivos para trabalhar. No futebol, marketing, financeiro... - comentou Ratto, durante evento na Federação de Futebol do Rio.
Segundo o executivo, o mercado não comporta mais investimentos em determinados clubes só por simpatia.
- Antes, encontrava uma empresa que o dono era torcedor do Vasco. E só patrocinava o Vasco. Mas isso passou. Ninguém mais fecha patrocínio porque é o melhor amigo de alguém. E estamos sofrendo por isso. Se uma empresa sai do futebol, é bem difícil voltar. Temos que mostrar as razões para que as empresas invistam nos clubes – completou.
Ratto acrescentou que é intenção da CBF discutir ações para fomentar a atratividade publicitária nos clubes para captar mais receitas vindas do marketing e do departamento comercial.
VEJA TAMBÉM
- RENOVAÇÃO ENCAMINHADA! Grêmio acerta permanência de volante até 2026
- Péssima arbitragem? Fortaleza denuncia arbitragem e planeja ir à CBF por interferência no resultado.
- Grêmio volta de Fortaleza com empate e sete recados para o novo presidente

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Renovação polêmica, cobrança e troca de dívidas no mundo do futebol.
Teto baixo: desafio para o Grêmio lidar com limitações em campo.
RENOVAÇÃO ENCAMINHADA! Grêmio acerta permanência de volante até 2026
Grêmio lança camisa de Jardel em edição limitada inspirada em ídolo.
Grêmio corre risco de receber transfer ban por ação na Fifa.
River Plate-URU cobra Grêmio por dívida relacionada a Arezo: acerto na Fifa
Kika Moreno reforça Seleção da Venezuela na Liga das Nações Feminina.
Péssima arbitragem? Fortaleza denuncia arbitragem e planeja ir à CBF por interferência no resultado.
Proposta de renovação de contrato com Edenílson é encaminhada pelo Grêmio
Declaracao Forte de Marlon, Confissao de Volpi e Ideia Aceita por Auxiliar.
Mosqueteiras se preparam para a final do Gauchão Feminino em última semana de treinos.
Grêmio volta de Fortaleza com empate e sete recados para o novo presidente
Vazamento de informações sobre Everton Cebolinha preocupa Grêmio no futebol brasileiro
Vai ajudar a trazer? Caleffi ira passar contatos para trazer Benzema
Botafogo, Grêmio e Vitória alinham acordo para compensar dívidas dos clubes.
Candidato à Presidência de Gigante Brasileiro Confirma Negociação com Benzema; Detalhes
Carlos Vinicius vice-artilheiro do Grêmio em 10 jogos e comemoração estilo Ronaldo.
Novo presidente do Grêmio busca contratar dirigente do São Paulo: Casares oferece contraproposta.
Mano auxiliar relata jogadores do Grêmio abalados após empate com Fortaleza.
Desempenho: Grêmio empata com Fortaleza; confira suas avaliações de desempenho.
Derrota contra o Flamengo eleva chance de rebaixamento do Santos para 55%
Grêmio segue sem vitórias no Brasileirão e amplia sequência negativa
Sidnei Lobo elogia postura do Grêmio e lamenta empate frustrante no jogo.
Grêmio alertado por Marlon para aproveitar chances de matar jogo.
Fortaleza sofre gol peculiar, empata com Grêmio e se complica na tabela.
Marlon pede evolução e eficácia do Grêmio após empate no jogo.
Marlon critica desatenção do Grêmio no empate com Fortaleza