Foto: AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA
O Grêmio colhe os frutos da sequência de títulos conquistados recentemente, mas também enxerga em uma campanha de marketing razões para registrar aumento em receitas e quebra de recorde em rubricas do orçamento. O case "Soy Loco Por Tri" é citado como mecanismo de ativação ao longo de 2017 e ganhou o prêmio top de marketing da ADBV (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas)-RS 2018.
A campanha de marketing desaguou em fan fest na Arena para acompanhar o segundo jogo da final da Libertadores, disputado na Argentina, e virou exposição no museu com clube.
"Nós pegamos um slogan que foi espontâneo, por ter nascido entre os torcedores, e elaboramos o conceito de uma campanha que foi crescendo e se retroalimentando ao longo da caminhada na competição", contou Beto Carvalho, diretor de marketing do Grêmio.
Segundo o clube, a rede de lojas oficiais registrou crescimento de mais de 70% em vendas entre 2016 e 2017. O faturamento em royalties de licenciamento de produtos subiu 12%, e o Grêmio só ficou atrás do São Paulo em receita de produtos licenciados no ano passado. Ainda de acordo com levantamento oficial, o quadro social aumentou e rendeu R$ 63 milhões em 2017. Houve, também, faturamento histórico na loja principal da Grêmio Mania, na Arena.
"Nós tivemos um déficit em 2015 de R$ 35 milhões, em 2016 tivemos superávit pelo contrato com a Globo. Dali houve readequação financeira… Em 2017, com títulos e desempenhos, tivemos nossa maior arrecadação, com R$ 341 milhões, e superávit de R$ 3 milhões. Em 2018, vamos fazer nossa maior arrecadação de todos os tempos…", declarou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, ao canal Bunker Tricolor no Youtube.
Na final da Libertadores, o Grêmio foi surpreendido com a reviravolta no duelo entre River Plate e Lanús. Com a classificação do clube da grande Buenos Aires, a decisão deixou de ser em Porto Alegre e forçou o marketing a trabalhar pesado em busca de uma solução.
"A gente esperava fazer o segundo jogo da final em casa, mas o River Plate acabou sendo eliminado, e fomos pegos de surpresa. Com a decisão na Argentina, corremos para montar um plano e realizar um evento dentro da Arena. Nós fizemos e reunimos mais de 40 mil pessoas na coroação da campanha dentro de campo e das ações do clube", disse Carvalho.
Ainda em 2016, o Grêmio já havia celebrado o sucesso do time em campo e do marketing. Com o case "Rei de Copas", após o quinto título da Copa do Brasil, o clube assistiu crescimento em receitas e valor da marca no mercado. Em ambos projetos exitosos houve um conceito em comum: o chamado Soccerting.
"Cunhei o termo juntando futebol em inglês e marketing e pegou. Trabalhamos de forma sistêmica e contínua para valorizar a marca e o negócio. Fazemos a valorização da marca, dos valores, e depois mergulhamos em uma gestão comercial que chamamos de selling, como chamamos", explicou Beto Carvalho, autor do conceito.
A ideia tem sido difundida no mercado. Em março, o conceito Soccerting esteve em evento de marketing realizado no México. Desde 2015, também tem sido apontada por curso de gestão da CBF como ferramenta de ativação no futebol.
VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17
A campanha de marketing desaguou em fan fest na Arena para acompanhar o segundo jogo da final da Libertadores, disputado na Argentina, e virou exposição no museu com clube.
"Nós pegamos um slogan que foi espontâneo, por ter nascido entre os torcedores, e elaboramos o conceito de uma campanha que foi crescendo e se retroalimentando ao longo da caminhada na competição", contou Beto Carvalho, diretor de marketing do Grêmio.
Segundo o clube, a rede de lojas oficiais registrou crescimento de mais de 70% em vendas entre 2016 e 2017. O faturamento em royalties de licenciamento de produtos subiu 12%, e o Grêmio só ficou atrás do São Paulo em receita de produtos licenciados no ano passado. Ainda de acordo com levantamento oficial, o quadro social aumentou e rendeu R$ 63 milhões em 2017. Houve, também, faturamento histórico na loja principal da Grêmio Mania, na Arena.
"Nós tivemos um déficit em 2015 de R$ 35 milhões, em 2016 tivemos superávit pelo contrato com a Globo. Dali houve readequação financeira… Em 2017, com títulos e desempenhos, tivemos nossa maior arrecadação, com R$ 341 milhões, e superávit de R$ 3 milhões. Em 2018, vamos fazer nossa maior arrecadação de todos os tempos…", declarou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, ao canal Bunker Tricolor no Youtube.
Na final da Libertadores, o Grêmio foi surpreendido com a reviravolta no duelo entre River Plate e Lanús. Com a classificação do clube da grande Buenos Aires, a decisão deixou de ser em Porto Alegre e forçou o marketing a trabalhar pesado em busca de uma solução.
"A gente esperava fazer o segundo jogo da final em casa, mas o River Plate acabou sendo eliminado, e fomos pegos de surpresa. Com a decisão na Argentina, corremos para montar um plano e realizar um evento dentro da Arena. Nós fizemos e reunimos mais de 40 mil pessoas na coroação da campanha dentro de campo e das ações do clube", disse Carvalho.
Ainda em 2016, o Grêmio já havia celebrado o sucesso do time em campo e do marketing. Com o case "Rei de Copas", após o quinto título da Copa do Brasil, o clube assistiu crescimento em receitas e valor da marca no mercado. Em ambos projetos exitosos houve um conceito em comum: o chamado Soccerting.
"Cunhei o termo juntando futebol em inglês e marketing e pegou. Trabalhamos de forma sistêmica e contínua para valorizar a marca e o negócio. Fazemos a valorização da marca, dos valores, e depois mergulhamos em uma gestão comercial que chamamos de selling, como chamamos", explicou Beto Carvalho, autor do conceito.
A ideia tem sido difundida no mercado. Em março, o conceito Soccerting esteve em evento de marketing realizado no México. Desde 2015, também tem sido apontada por curso de gestão da CBF como ferramenta de ativação no futebol.
VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Hulk no Grêmio: Atacante do Galo cogitado como reforço para 2026
Grêmio pode contar com Monsalve nas últimas rodadas do Brasileirão.
Grêmio Parabeniza Atletas da Base por Campanha de Sucesso no Mundial Sub-17
Grêmio anuncia volta de jogador aos campos em anúncio oficial
Grêmio e Internacional decidem patrocinadora máster em acordo histórico
Apoio de Mano e jogadores do Grêmio a Edenilson diante de críticas da torcida
Detalhes do Último Jogo em Casa na Temporada 2025: Imperdível Confronto!
Desvendando quase tudo: as finanças do Grêmio no futebol brasileiro
Grêmio avalia contratar ídolo do Atlético-MG para temporada de 2026.
Grêmio avalia contratação de técnico estrangeiro para temporada de 2026
Prisão de suspeitos por golpe com site falso e vídeo fake do Grêmio
Elenco do Grêmio apoia Edenilson em meio às críticas da torcida
Retorno de Monsalve ao Grêmio: data prevista para o jogador voltar.
Emoção de Mano nos 20 anos da Batalha dos Aflitos: Momento Inesquecível
Goleiro do Náutico relembra Batalha dos Aflitos e visita a Mano.
Grêmio comemora duas décadas da Batalha dos Aflitos com personagens marcantes.
CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
Atletas do Grêmio punidos pelo STJD por críticas à arbitragem no futebol.
Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17
Dedo do Meio para a torcida! Mano explica insulto a torcedor após vitória do Grêmio
Grêmiotv transmite comemoração dos 20 anos da Batalha dos Aflitos
Especialista identifica erro de arbitragem em duelo entre Grêmio e Palmeiras
Discurso de Abel Ferreira repercute negativamente, mesmo planejado antes da derrota.
Novo calendário impacta Copinha 2026 e gera discordância entre Flamengo e Palmeiras.
Mano menezes explica gesto obsceno após gol do grêmio: "merecemos respeito"
Mano explica gesto após vitória do Grêmio: "Merecemos respeito
O dedo do torcedor: bastidor de renovação contestada e reflexão na imprensa
Mano Menezes esclarece gesto em direção à torcida e reforça respeito nos estádios
willian comemora gol decisivos após retorno ao grêmio após longo período parado
Mano mostrando dedo para torcida e jogador recuperado no Grêmio agitam Arena.
Palmeiras sofre virada do Grêmio e vê título se distanciar.
Mano provoca torcedores do Grêmio após gol de empate no jogo.
palmeiras perde liderança do brasileirão após virada do grêmio
Grêmio surpreende Palmeiras em Porto Alegre e aumenta pressão no Brasileirão
Grêmio surpreende e conquista vitória importante sobre o Palmeiras no Brasileirão.
Palmeiras sofre virada do Grêmio e acumula 5º jogo sem vitória no Brasileirão.
Destaque de Amuzu e Arthur no Jogo contra o Palmeiras pelo Grêmio
Grêmio vence e afasta possibilidade de rebaixamento no Brasileirão.