Lucas Uebel
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi o grande vencedor da 36 ª edição do Top de Marketing ADVB/RS no segmento Esporte. Na noite da última terça-feira, em evento na Casa NTX, o presidente Romildo Bolzan recebeu a honraria em nome do Clube, acompanhado do CEO Carlos Amodeo, do executivo de marketing Beto Carvalho e de colaboradores do departamento. Nesta edição o Tricolor foi premiado pelo case “Soy Loco por Tri”, em que o Clube criou estratégias de engajamento da torcida na conquista de seu terceiro título da Copa Libertadores da América, potencializando importantes resultados mercadológicos para a instituição.
Na esteira da competição mais importante da América do Sul, o Grêmio aproveitou a atmosfera de positividade retroalimentada pelo Clube e torcida, promovendo inúmeras ações de ativação durante todo o campeonato e que culminou na maior fan fest já promovida em um estádio brasileiro. Na noite de 29 de novembro de 2017, quando o Tricolor se sagrou tricampeão da América, mais de 40 mil torcedores assistiram à final diante do Lanús através de um super telão montado na arquibancada Norte. Uma festa inesquecível na casa gremista.
Segundo explica Beto Carvalho, o projeto denominado “Soy Louco Por Tri” se ateve em criar um grande evento que fosse capaz de materializar todo o engajamento promovido ao longo da Libertadores e que envolvesse clube, torcedores, dirigentes, jogadores e comissão técnica. “Desta forma, o projeto não só ganhou força, conforme avançávamos na competição, como acabou sendo coroado com um evento que se tornou tão grandioso como se o Grêmio estivesse jogando a final dentro de seu próprio estádio”.
A campanha, atraindo milhares de torcedores, ensejou que as ativações impactassem positivamente sobre a marca, ampliando os números do Quadro Social, o faturamento da GrêmioMania e de seus produtos licenciados. Através do projeto, o Grêmio alcançou o maior faturamento em loja de sua história. A receita da GrêmioMania cresceu, entre 2016 e 2017, mais de 70%. Já o faturamento em royalties de licenciamento de produtos cresceu, no mesmo período, 12%.
Observando o Quadro Social, no período que antecedeu a conquista do Tri da América o Grêmio teve uma captação de 10 mil novos sócios. E com isso atingiu o maior número de associados de sua história, 91,4 mil sócios ativos, obtendo a maior receita de quadro social de clube no País - em torno de R$ 63 milhões.
O projeto também impactou na valorização da marca Grêmio. Segundo o estudo Valor das Marcas, realizado pela BDO Brazil, o Clube manteve em 2017, pelo quarto ano consecutivo, o quinto lugar entre as marcas mais valiosas de clubes de futebol no Brasil - sendo a mais valiosa fora do eixo RJ-SP. “A marca Grêmio supera o valor de R$ 700 milhões, um incremento de 96,5% desde 2013, e que aumenta a distância para o sexto lugar. Todo o engajamento de nossa fiel torcida, juntamente com os nossos jogadores, parceiros comerciais e toda a estrutura criada para materializar a realidade daquela noite de 29 de novembro de 2017 capitalizam os efeitos da conquista na comunidade gremista em todo o mundo,” finaliza Beto Carvalho.
VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17
Na esteira da competição mais importante da América do Sul, o Grêmio aproveitou a atmosfera de positividade retroalimentada pelo Clube e torcida, promovendo inúmeras ações de ativação durante todo o campeonato e que culminou na maior fan fest já promovida em um estádio brasileiro. Na noite de 29 de novembro de 2017, quando o Tricolor se sagrou tricampeão da América, mais de 40 mil torcedores assistiram à final diante do Lanús através de um super telão montado na arquibancada Norte. Uma festa inesquecível na casa gremista.
Segundo explica Beto Carvalho, o projeto denominado “Soy Louco Por Tri” se ateve em criar um grande evento que fosse capaz de materializar todo o engajamento promovido ao longo da Libertadores e que envolvesse clube, torcedores, dirigentes, jogadores e comissão técnica. “Desta forma, o projeto não só ganhou força, conforme avançávamos na competição, como acabou sendo coroado com um evento que se tornou tão grandioso como se o Grêmio estivesse jogando a final dentro de seu próprio estádio”.
A campanha, atraindo milhares de torcedores, ensejou que as ativações impactassem positivamente sobre a marca, ampliando os números do Quadro Social, o faturamento da GrêmioMania e de seus produtos licenciados. Através do projeto, o Grêmio alcançou o maior faturamento em loja de sua história. A receita da GrêmioMania cresceu, entre 2016 e 2017, mais de 70%. Já o faturamento em royalties de licenciamento de produtos cresceu, no mesmo período, 12%.
Observando o Quadro Social, no período que antecedeu a conquista do Tri da América o Grêmio teve uma captação de 10 mil novos sócios. E com isso atingiu o maior número de associados de sua história, 91,4 mil sócios ativos, obtendo a maior receita de quadro social de clube no País - em torno de R$ 63 milhões.
O projeto também impactou na valorização da marca Grêmio. Segundo o estudo Valor das Marcas, realizado pela BDO Brazil, o Clube manteve em 2017, pelo quarto ano consecutivo, o quinto lugar entre as marcas mais valiosas de clubes de futebol no Brasil - sendo a mais valiosa fora do eixo RJ-SP. “A marca Grêmio supera o valor de R$ 700 milhões, um incremento de 96,5% desde 2013, e que aumenta a distância para o sexto lugar. Todo o engajamento de nossa fiel torcida, juntamente com os nossos jogadores, parceiros comerciais e toda a estrutura criada para materializar a realidade daquela noite de 29 de novembro de 2017 capitalizam os efeitos da conquista na comunidade gremista em todo o mundo,” finaliza Beto Carvalho.
VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Mosqueteiras ficam em segundo lugar no campeonato Gaúcho Sub-17.
Hulk no Grêmio: Atacante do Galo cogitado como reforço para 2026
Grêmio pode contar com Monsalve nas últimas rodadas do Brasileirão.
Grêmio Parabeniza Atletas da Base por Campanha de Sucesso no Mundial Sub-17
Grêmio anuncia volta de jogador aos campos em anúncio oficial
Grêmio e Internacional decidem patrocinadora máster em acordo histórico
Apoio de Mano e jogadores do Grêmio a Edenilson diante de críticas da torcida
Detalhes do Último Jogo em Casa na Temporada 2025: Imperdível Confronto!
Desvendando quase tudo: as finanças do Grêmio no futebol brasileiro
Grêmio avalia contratar ídolo do Atlético-MG para temporada de 2026.
Grêmio avalia contratação de técnico estrangeiro para temporada de 2026
Prisão de suspeitos por golpe com site falso e vídeo fake do Grêmio
Elenco do Grêmio apoia Edenilson em meio às críticas da torcida
Retorno de Monsalve ao Grêmio: data prevista para o jogador voltar.
Emoção de Mano nos 20 anos da Batalha dos Aflitos: Momento Inesquecível
Goleiro do Náutico relembra Batalha dos Aflitos e visita a Mano.
Grêmio comemora duas décadas da Batalha dos Aflitos com personagens marcantes.
CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
Atletas do Grêmio punidos pelo STJD por críticas à arbitragem no futebol.
Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17
Dedo do Meio para a torcida! Mano explica insulto a torcedor após vitória do Grêmio
Grêmiotv transmite comemoração dos 20 anos da Batalha dos Aflitos
Especialista identifica erro de arbitragem em duelo entre Grêmio e Palmeiras
Discurso de Abel Ferreira repercute negativamente, mesmo planejado antes da derrota.
Novo calendário impacta Copinha 2026 e gera discordância entre Flamengo e Palmeiras.
Mano menezes explica gesto obsceno após gol do grêmio: "merecemos respeito"
Mano explica gesto após vitória do Grêmio: "Merecemos respeito
O dedo do torcedor: bastidor de renovação contestada e reflexão na imprensa
Mano Menezes esclarece gesto em direção à torcida e reforça respeito nos estádios
willian comemora gol decisivos após retorno ao grêmio após longo período parado
Mano mostrando dedo para torcida e jogador recuperado no Grêmio agitam Arena.
Palmeiras sofre virada do Grêmio e vê título se distanciar.
Mano provoca torcedores do Grêmio após gol de empate no jogo.
palmeiras perde liderança do brasileirão após virada do grêmio
Grêmio surpreende Palmeiras em Porto Alegre e aumenta pressão no Brasileirão
Grêmio surpreende e conquista vitória importante sobre o Palmeiras no Brasileirão.
Palmeiras sofre virada do Grêmio e acumula 5º jogo sem vitória no Brasileirão.
Destaque de Amuzu e Arthur no Jogo contra o Palmeiras pelo Grêmio
Grêmio vence e afasta possibilidade de rebaixamento no Brasileirão.