
Beto Carvalho aposta em produtos no "universo 19903"
(Foto: Diego Guichard)
Hamburgueria, Paleteria, Rádio. Enquanto o Grêmio vive fase de contenção de despesas e reestruturação no futebol, tem no marketing maior relevância, um caminho projetado a médio e longo prazo para auxiliar na saúde financeira e que também gere resultados diretos ao torcedor. Trata-se de um projeto com o lançamento de produtos e ações inovadoras sob o “universo 1903”, em referência ao ano de fundação.
A ideia é de que esse "guarda-chuva 1903" expanda-se para outros braços, seja no ramo alimentício ou em produtos. Sem investimento em franquias, o Grêmio ganha receitas por meio do pagamento de royalties.
Diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho criou um termo específico para o ramo de futebol: o “soccerting”. Nada mais é do que se aproveitar da “paixão” do torcedor para gerar envolvimento, gerando uma “recompensa” para o consumidor.
- Soccerting é um neologismo que criei para isso, com dois alicerces. O primeiro é a paixão que é o significado dessa marca. O segundo é a recompensa. O consumidor precisa ter recompensa por essa paixão. Tudo isso somado gera relevância para a marca – explica o dirigente, que foi escolhido o melhor executivo de marketing em 2013, por premiação promovida pela Brasil Sports Market (BrSM).
Cases de sucesso
Inaugurada em setembro do ano passado, a Hamburgueria 1903 foi marco inicial desse guarda-chuva, com um audacioso processo que mira a instalação de até 100 estabelecimentos em cinco anos. Loja temática, é personalizada com réplicas das taças da Libertadores e do Mundial, além das camisetas do Grêmio. Como não poderia ser diferente, o ambiente é decorado em azul, preto e branco.

Paleteria do Grêmio foi inaugurada no Aeroporto Salgado Filho (Foto: SportFood/Divulgação)
Na última semana, foi a vez do lançamento da Paleteria 1903, ao explorar uma das novas “febres”. Os dois primeiros quiosques foram inaugurados neste sábado no Aeroporto Salgado Filho, onde o marketing do clube já havia realizado ações durante a Copa do Mundo. Haverá ainda locais de venda na Arena em dias de jogos e também na hamburgueria, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre.
Já na quinta-feira, outra inovação. Os gremistas ganharam o Grêmio Rádio Umbro para acompanhar notícias sobre o Tricolor, além de transmissões de jogos. Na frequência da emissora - 90,3 FM – há outra menção ao ano de fundação do clube.
Aliás, a última semana foi repleta de lançamentos pelo clube. Na noite de quinta-feira, foi realizado na Arena desfile para mostrar o novo uniforme, confeccionado pela Umbro. No contrato estabelecido entre clube e empresa, uma cláusula em especial: o Tricolor gaúcho receberá mais por desempenho.
- Além da quantia financeira pré-estabelecida, se for campeão (ou bem colocado), ganha mais. Expõe a marca vencedora – explica o dirigente.

Parceria com Umbro renderá frutos por deempenho (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Durante o Brasileirão, Grêmio e Umbro lançarão um terceiro uniforme, sendo que um quarto também está em pauta. Segundo Beto Carvalho, todos seguirão a linha com azul, preto e branco.
- Nós temos pesquisas que mostram. O torcedor prefere a manutenção das cores tradicionais e não como no futebol europeu. Mas terá sim design inovador – esclarece.
É certo que o universo 1903 será ampliado para cada vez proporcionar novos produtos ao torcedor e, com isso, ampliar fontes de renda. Mas s novas ações seguem guardadas sob sigilo.
VEJA TAMBÉM
- Braithwaite em má-fase e Cuéllar evoluindo + Falta um 10 no Grêmio
- Arthur é recebido por torcedores e reforça o Grêmio em Porto Alegre
- Ele nem jogou no Grêmio e já foi chamado pela seleção peruana – veja os detalhes!
(Foto: Diego Guichard)
Hamburgueria, Paleteria, Rádio. Enquanto o Grêmio vive fase de contenção de despesas e reestruturação no futebol, tem no marketing maior relevância, um caminho projetado a médio e longo prazo para auxiliar na saúde financeira e que também gere resultados diretos ao torcedor. Trata-se de um projeto com o lançamento de produtos e ações inovadoras sob o “universo 1903”, em referência ao ano de fundação.
A ideia é de que esse "guarda-chuva 1903" expanda-se para outros braços, seja no ramo alimentício ou em produtos. Sem investimento em franquias, o Grêmio ganha receitas por meio do pagamento de royalties.
Diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho criou um termo específico para o ramo de futebol: o “soccerting”. Nada mais é do que se aproveitar da “paixão” do torcedor para gerar envolvimento, gerando uma “recompensa” para o consumidor.
- Soccerting é um neologismo que criei para isso, com dois alicerces. O primeiro é a paixão que é o significado dessa marca. O segundo é a recompensa. O consumidor precisa ter recompensa por essa paixão. Tudo isso somado gera relevância para a marca – explica o dirigente, que foi escolhido o melhor executivo de marketing em 2013, por premiação promovida pela Brasil Sports Market (BrSM).
Cases de sucesso
Inaugurada em setembro do ano passado, a Hamburgueria 1903 foi marco inicial desse guarda-chuva, com um audacioso processo que mira a instalação de até 100 estabelecimentos em cinco anos. Loja temática, é personalizada com réplicas das taças da Libertadores e do Mundial, além das camisetas do Grêmio. Como não poderia ser diferente, o ambiente é decorado em azul, preto e branco.

Paleteria do Grêmio foi inaugurada no Aeroporto Salgado Filho (Foto: SportFood/Divulgação)
Na última semana, foi a vez do lançamento da Paleteria 1903, ao explorar uma das novas “febres”. Os dois primeiros quiosques foram inaugurados neste sábado no Aeroporto Salgado Filho, onde o marketing do clube já havia realizado ações durante a Copa do Mundo. Haverá ainda locais de venda na Arena em dias de jogos e também na hamburgueria, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre.
Já na quinta-feira, outra inovação. Os gremistas ganharam o Grêmio Rádio Umbro para acompanhar notícias sobre o Tricolor, além de transmissões de jogos. Na frequência da emissora - 90,3 FM – há outra menção ao ano de fundação do clube.
Aliás, a última semana foi repleta de lançamentos pelo clube. Na noite de quinta-feira, foi realizado na Arena desfile para mostrar o novo uniforme, confeccionado pela Umbro. No contrato estabelecido entre clube e empresa, uma cláusula em especial: o Tricolor gaúcho receberá mais por desempenho.
- Além da quantia financeira pré-estabelecida, se for campeão (ou bem colocado), ganha mais. Expõe a marca vencedora – explica o dirigente.

Parceria com Umbro renderá frutos por deempenho (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Durante o Brasileirão, Grêmio e Umbro lançarão um terceiro uniforme, sendo que um quarto também está em pauta. Segundo Beto Carvalho, todos seguirão a linha com azul, preto e branco.
- Nós temos pesquisas que mostram. O torcedor prefere a manutenção das cores tradicionais e não como no futebol europeu. Mas terá sim design inovador – esclarece.
É certo que o universo 1903 será ampliado para cada vez proporcionar novos produtos ao torcedor e, com isso, ampliar fontes de renda. Mas s novas ações seguem guardadas sob sigilo.
VEJA TAMBÉM
- Braithwaite em má-fase e Cuéllar evoluindo + Falta um 10 no Grêmio
- Arthur é recebido por torcedores e reforça o Grêmio em Porto Alegre
- Ele nem jogou no Grêmio e já foi chamado pela seleção peruana – veja os detalhes!
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Tricolor se prepara para enfrentar o Flamengo no Maracanã
Mano compara força do Flamengo a europeus, avalia desafio do Grêmio
Grêmio sofre desfalques de Balbuena e Villasanti em cirurgias de longa recuperação
Opção de Canhotos Deve Retornar ao Grêmio com Mano Menezes
Cirurgia de Balbuena interrompe início promissor no Grêmio; tempo de recuperação estimado.
Grêmio Contrata 10 Volantes em Dois Anos e Meio, Incluindo Arthur
Cirurgias de Balbuena e Villasanti desfalcam Grêmio por período longo
Volante do Grêmio passa por cirurgia fora da temporada; confira detalhes.
Grêmio divulga estado de Villasanti após procedimento cirúrgico
Mosqueteiras continuam preparação após vitória decisiva no clássico gaúcho pelo Campeonato Feminino.
Juventus empresta Arthur ao Grêmio por temporada na negociação firmada.
Grêmio realiza cirurgia no volante Villasanti para recuperação rápida.
Juventus libera Arthur para acertar retorno ao Grêmio no futebol brasileiro
Grêmio fecha empréstimo de jogador da Juventus para reforçar equipe no Brasileirão.
Balbuena passa por cirurgia no tornozelo e Grêmio define tempo de recuperação.
Cirurgia no Tornozelo de Balbuena: Grêmio Estima Período de Recuperação.
Trinta anos da Conquista da Copa Libertadores de 1995 pelos Campeões Brasileiros.
Grêmio empresta promissor volante ao Atlético Goianiense: reforço para o meio-campo.
Treino de atletas no CT visando preparação para o Brasileirão
Grêmio perde Riquelme por lesão muscular; retorno previsto para outubro
Braithwaite em má-fase e Cuéllar evoluindo + Falta um 10 no Grêmio
Contratações ou saídas: planos do Grêmio na reta final da janela de transferências