Beto Carvalho aposta em produtos no "universo 19903"
(Foto: Diego Guichard)
Hamburgueria, Paleteria, Rádio. Enquanto o Grêmio vive fase de contenção de despesas e reestruturação no futebol, tem no marketing maior relevância, um caminho projetado a médio e longo prazo para auxiliar na saúde financeira e que também gere resultados diretos ao torcedor. Trata-se de um projeto com o lançamento de produtos e ações inovadoras sob o “universo 1903”, em referência ao ano de fundação.
A ideia é de que esse "guarda-chuva 1903" expanda-se para outros braços, seja no ramo alimentício ou em produtos. Sem investimento em franquias, o Grêmio ganha receitas por meio do pagamento de royalties.
Diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho criou um termo específico para o ramo de futebol: o “soccerting”. Nada mais é do que se aproveitar da “paixão” do torcedor para gerar envolvimento, gerando uma “recompensa” para o consumidor.
- Soccerting é um neologismo que criei para isso, com dois alicerces. O primeiro é a paixão que é o significado dessa marca. O segundo é a recompensa. O consumidor precisa ter recompensa por essa paixão. Tudo isso somado gera relevância para a marca – explica o dirigente, que foi escolhido o melhor executivo de marketing em 2013, por premiação promovida pela Brasil Sports Market (BrSM).
Cases de sucesso
Inaugurada em setembro do ano passado, a Hamburgueria 1903 foi marco inicial desse guarda-chuva, com um audacioso processo que mira a instalação de até 100 estabelecimentos em cinco anos. Loja temática, é personalizada com réplicas das taças da Libertadores e do Mundial, além das camisetas do Grêmio. Como não poderia ser diferente, o ambiente é decorado em azul, preto e branco.

Paleteria do Grêmio foi inaugurada no Aeroporto Salgado Filho (Foto: SportFood/Divulgação)
Na última semana, foi a vez do lançamento da Paleteria 1903, ao explorar uma das novas “febres”. Os dois primeiros quiosques foram inaugurados neste sábado no Aeroporto Salgado Filho, onde o marketing do clube já havia realizado ações durante a Copa do Mundo. Haverá ainda locais de venda na Arena em dias de jogos e também na hamburgueria, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre.
Já na quinta-feira, outra inovação. Os gremistas ganharam o Grêmio Rádio Umbro para acompanhar notícias sobre o Tricolor, além de transmissões de jogos. Na frequência da emissora - 90,3 FM – há outra menção ao ano de fundação do clube.
Aliás, a última semana foi repleta de lançamentos pelo clube. Na noite de quinta-feira, foi realizado na Arena desfile para mostrar o novo uniforme, confeccionado pela Umbro. No contrato estabelecido entre clube e empresa, uma cláusula em especial: o Tricolor gaúcho receberá mais por desempenho.
- Além da quantia financeira pré-estabelecida, se for campeão (ou bem colocado), ganha mais. Expõe a marca vencedora – explica o dirigente.

Parceria com Umbro renderá frutos por deempenho (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Durante o Brasileirão, Grêmio e Umbro lançarão um terceiro uniforme, sendo que um quarto também está em pauta. Segundo Beto Carvalho, todos seguirão a linha com azul, preto e branco.
- Nós temos pesquisas que mostram. O torcedor prefere a manutenção das cores tradicionais e não como no futebol europeu. Mas terá sim design inovador – esclarece.
É certo que o universo 1903 será ampliado para cada vez proporcionar novos produtos ao torcedor e, com isso, ampliar fontes de renda. Mas s novas ações seguem guardadas sob sigilo.
VEJA TAMBÉM
- Não vai renovar? Reviravolta na renovação de Edenilson e consequência para presidente Odorico
- Craque voltando de lesão? Willian projeta volta antecipada e reforça o Grêmio contra o Vasco.
- Explicou porque não veio? Roger Guedes explica motivos de não fechamento com Grêmio e possibilidade futura.
(Foto: Diego Guichard)
Hamburgueria, Paleteria, Rádio. Enquanto o Grêmio vive fase de contenção de despesas e reestruturação no futebol, tem no marketing maior relevância, um caminho projetado a médio e longo prazo para auxiliar na saúde financeira e que também gere resultados diretos ao torcedor. Trata-se de um projeto com o lançamento de produtos e ações inovadoras sob o “universo 1903”, em referência ao ano de fundação.
A ideia é de que esse "guarda-chuva 1903" expanda-se para outros braços, seja no ramo alimentício ou em produtos. Sem investimento em franquias, o Grêmio ganha receitas por meio do pagamento de royalties.
Diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho criou um termo específico para o ramo de futebol: o “soccerting”. Nada mais é do que se aproveitar da “paixão” do torcedor para gerar envolvimento, gerando uma “recompensa” para o consumidor.
- Soccerting é um neologismo que criei para isso, com dois alicerces. O primeiro é a paixão que é o significado dessa marca. O segundo é a recompensa. O consumidor precisa ter recompensa por essa paixão. Tudo isso somado gera relevância para a marca – explica o dirigente, que foi escolhido o melhor executivo de marketing em 2013, por premiação promovida pela Brasil Sports Market (BrSM).
Cases de sucesso
Inaugurada em setembro do ano passado, a Hamburgueria 1903 foi marco inicial desse guarda-chuva, com um audacioso processo que mira a instalação de até 100 estabelecimentos em cinco anos. Loja temática, é personalizada com réplicas das taças da Libertadores e do Mundial, além das camisetas do Grêmio. Como não poderia ser diferente, o ambiente é decorado em azul, preto e branco.

Paleteria do Grêmio foi inaugurada no Aeroporto Salgado Filho (Foto: SportFood/Divulgação)
Na última semana, foi a vez do lançamento da Paleteria 1903, ao explorar uma das novas “febres”. Os dois primeiros quiosques foram inaugurados neste sábado no Aeroporto Salgado Filho, onde o marketing do clube já havia realizado ações durante a Copa do Mundo. Haverá ainda locais de venda na Arena em dias de jogos e também na hamburgueria, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre.
Já na quinta-feira, outra inovação. Os gremistas ganharam o Grêmio Rádio Umbro para acompanhar notícias sobre o Tricolor, além de transmissões de jogos. Na frequência da emissora - 90,3 FM – há outra menção ao ano de fundação do clube.
Aliás, a última semana foi repleta de lançamentos pelo clube. Na noite de quinta-feira, foi realizado na Arena desfile para mostrar o novo uniforme, confeccionado pela Umbro. No contrato estabelecido entre clube e empresa, uma cláusula em especial: o Tricolor gaúcho receberá mais por desempenho.
- Além da quantia financeira pré-estabelecida, se for campeão (ou bem colocado), ganha mais. Expõe a marca vencedora – explica o dirigente.

Parceria com Umbro renderá frutos por deempenho (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Durante o Brasileirão, Grêmio e Umbro lançarão um terceiro uniforme, sendo que um quarto também está em pauta. Segundo Beto Carvalho, todos seguirão a linha com azul, preto e branco.
- Nós temos pesquisas que mostram. O torcedor prefere a manutenção das cores tradicionais e não como no futebol europeu. Mas terá sim design inovador – esclarece.
É certo que o universo 1903 será ampliado para cada vez proporcionar novos produtos ao torcedor e, com isso, ampliar fontes de renda. Mas s novas ações seguem guardadas sob sigilo.
VEJA TAMBÉM
- Não vai renovar? Reviravolta na renovação de Edenilson e consequência para presidente Odorico
- Craque voltando de lesão? Willian projeta volta antecipada e reforça o Grêmio contra o Vasco.
- Explicou porque não veio? Roger Guedes explica motivos de não fechamento com Grêmio e possibilidade futura.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Não vai renovar? Reviravolta na renovação de Edenilson e consequência para presidente Odorico
Entrada solidária no Grenal do Gauchão Feminino Sub-17 neste sábado
Craque voltando de lesão? Willian projeta volta antecipada e reforça o Grêmio contra o Vasco.
Willian avança em recuperação e pode voltar contra o Vasco no Grêmio.
Explicou porque não veio? Roger Guedes explica motivos de não fechamento com Grêmio e possibilidade futura.
modelo de 40 anos desafia o etarismo para ser musa do grêmio
Perto de voltar? Grêmio projeta a volta de Cebolinha, que sofre a pior fase no Fla.
BENZEMA NO GRÊMIO?? Diretoria se posiciona sobre a chegada de craque mundial
Sonho da Família: Guedes deixa o futuro em aberto e mira a camisa tricolor.
benzema no grêmio: nova gestão avalia possível contratação de destaque mundial
Vai renovar? Grêmio projeta Edenilson até 2026 e trava a saída do volante
Grêmio Interessa em Craque do Flamengo
Lembra dele? Ex-jogador de Grêmio, Botafogo e Seleção assina com clube do interior.
Grêmio encaminha renovação com Edenilson para temporada 2022: confira detalhes do acordo
Interesse de Flamengo, Palmeiras e proposta do Grêmio: Róger Guedes relembra possibilidades futuras
Volpi e Kannemann têm tirado pontos do Grêmio + Lista de dispensa do Grêmio para 2026
Benzema no Grêmio? Caleffi confirma negociações e mostra vídeo apresentado ao francês!