Sem um único incidente na área destinada aos torcedores conjuntos, o Gre-Nal não foi perfeito, claro. Houve briga dentro da torcida visitante com a polícia. Além disso, ao apito final, houve chuva de cadeiras quebradas atiradas por gremistas contra os colorados no anel inferior. Os vermelhos devolveram e mantiveram o ambiente de confronto.
Dentro do espaço dados a gremistas e colorados, não houve brigas. Nem discussões. Pelo menos não sérias. Em dado momento, uma criança, do alto de seus poucos anos de vida, deu um pito em sua mãe, do lado. Um casal torceu de maneira performática. A jovem, na expulsão de Rhodolfo, se levantou e mostrou dois dedos, indignada.
- Dois expulsos? Dois? Assim não dá - protestou, em altos brados.
Casal é show à parte com reações do Gre-Nal (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
O companheiro apenas ria. Antes, ele próprio havia feito ação e, com a mão, tapou a boca da namorada, para que ela não vaiasse D’Alessandro. Em outras situações, cada um apoiando a sua equipe, gritaram, pularam e demonstraram o amor ao clube. São dois exemplos que resumem uma área para 2 mil pessoas na casa colorada.
Torcida mista também dá chance a encontros de amigos (Foto: Eduardo Moura/Globoesporte.com)Ou seja, dividir espaço com um rival não o impede de torcer. Um jovem gremista, por exemplo, encontrou um amigo. Cumprimentaram-se com a insinuação de que o então placar de 2 a 0 era culpa um do outro.
- E aí, pé frio? - acenou o torcedor, com a camisa branca gremista.
- Pé frio é tu! Que m... , hein? - apontou outro.
Esse mesmo tricolor de camisa branca, desolado com o segundo gol do Inter, de Valdívia, pulava feito menino e tirava onda com seu amigo colorado após o gol de Giuliano, no final do primeiro tempo. Deixou, inclusive, o celular cair na arquibancada cinza do Beira-Rio. Foi avisado por um alvirrubro que deixara seu equipamento no chão. Recolheu-o e seguiu a comemoração até o final do primeiro tempo.
As reações são diversas. A cada gol do clássico, o lado sofredor parecia que não conseguia demonstrar dor. No rosto, saía um sorriso amarelo, olhando para o parceiro sentado ao lado. Aquele riso constrangido, que deixa claro um descontentamento com a situação.
Torcida mista Grêmio Inter Internacional Gre-Nal Beira-Rio (Foto: Eduardo Moura/Globoesporte.com)As oscilações de humor, tão presentes em uma arquibancada considerada "normal", com torcedores apenas de uma cor, são automaticamente deslocadas para o espaço bicolor. O choro estava ao lado do riso. O grito de torcida pautou as reações. Os azuis acompanhavam os torcedores da área ao lado, dos visitantes. Os colorados irrompiam em canto quando o estádio todo rugia.
O final do jogo, com a vitória colorada após um esboço de pressão gremista, teve cenas bonitas. Uma mãe consolava uma filha, aos prantos. “Quem sabe na próxima”, sorriu a gremista. Antes mesmo do apito final, casais deixavam o estádio. As mulheres, trajando vermelho, abraçavam e beijavam seus cônjuges. Como que dizendo, sem falar, que o jogo acabava ali, mas que tudo iria ficar bem no lar.
Há alguns, porém, que não entenderam o espírito. Na chegada de um casal ao Beira-Rio, a jovem colorada recebeu uma garrafada, endereçada ao gremista, com urina. Mas foram casos isolados, sem quebrar o clima amistoso que havia na torcida.
Colorada campeã consola o vice gremista (Foto: Eduardo Moura/Globoesporte.com)Caminho do Gol revive sucesso
As autoridades públicas que organizaram o Caminho do Gol projetam que cerca de 25 mil pessoas passaram pelo espaço desde o início, às 11h da manhã deste domingo, até o início da partida. Não foi divulgado um número oficial pela Brigada Militar, já que não houve concentração de torcedores por conta da chuva.
A reunião ocorreria em uma parte específica do Parque Marinha do Brasil, ao lado do Beira-Rio. O único momento de tensão foi quando torcedores do Grêmio, que caminhavam ao estádio sem escolta, passaram pelo Caminho do Gol para cortar o parque e rumar ao portão da torcida adversária. Houve provocações de ambos os lados, mas sem nenhuma briga registrada.
A organização do evento passou que a próxima realização do Caminho do Gol deve ser em junho, no amistoso da seleção brasileira, que deve enfrentar Honduras na casa colorada. A ideia é repetir o que ocorrer durante a Copa do Mundo, quando o espaço foi criado para a convivência de torcedores que iriam participar do jogo.
Gremistas e colorados caminham ao Beira-Rio juntos (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)VEJA TAMBÉM
- REVOLUÇÃO NO GRAMADO! Grêmio promete gramado de padrão mundial com tecnologia da Copa do Mundo
- Marcos Rocha retorna aos treinos e pode reforçar o Grêmio contra o Vasco.
- RENOVAÇÃO PROXIMA? Grêmio projeta renovação de Grando e lida com a chance de perdê-lo de graça

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
São paulo mantém executivo de futebol e rejeita proposta do Grêmio.
Grêmio recebe Vasco na Arena com promoções para torcida: Imperdível jogo!
Papel de celso rigo na gestão de odorico roman no grêmio.
REVOLUÇÃO NO GRAMADO! Grêmio promete gramado de padrão mundial com tecnologia da Copa do Mundo
Arena do Grêmio terá gramado impecável para Copa do Mundo 2026.
Marcos Rocha retorna aos treinos e pode reforçar o Grêmio contra o Vasco.
Grêmio inaugura estádio com grama da variedade Tahoma, pioneiro na Série A.
Mosqueteiras prontas para o Grenal do Gauchão de Futebol Feminino Sub-17.
RENOVAÇÃO PROXIMA? Grêmio projeta renovação de Grando e lida com a chance de perdê-lo de graça
Momento inusitado de Luís Suárez no Grêmio surpreende ex-jogador do clube
Base de Ouro: Grêmio goleia Coritiba por 4 a 2 e projeta a vantagem na Copa Sul Sub-17
Atletas realizam treino físico e tático no CT Luiz Carvalho
Recorde Negativo: Grêmio lidera ranking a Série A de cirurgias em 2025
Possíveis dispensas no elenco do Grêmio para a próxima temporada
Kannemann deve ser reserva no Grêmio? Opiniões, falhas e votação