Retrospectiva 2022: Tendo apenas o acesso e o Gauchão, relembre como foi o ano do Grêmio

Nesse final de ano, relembre como foi a temporada do Imortal.


Fonte: Grêmio Avalanche

Retrospectiva 2022: Tendo apenas o acesso e o Gauchão, relembre como foi o ano do Grêmio
Foto: Reprodução
Um ano discreto é como podemos dizer que foi a situação do tricolor gaúcho. Em um ano onde o acesso, devido a terceira queda na história do time, em qualquer condição, era a maior importância copa e outras situações foram deixadas de lado para o cumprimento do objetivo maior no final do ano: Colocar o Grêmio de volta na elite do futebol brasileiro.



Gauchão

Ainda no início do ano, com Vagner Mancini como técnico, que estava desde a queda no ano anterior, o campeonato estadual foi começado pelo elenco de transição, como forma de aumentar a pré-temporada da equipe principal. A manutenção de Mancini no cargo durou pouco, já que na terceira rodada o time principal voltou a atuar pelo estadual e na sétima o técnico foi mandado embora com três vitórias e um empate.

Com a saída de Mancini, Roger machado assume o time e encaminha a equipe para o mata-mata do estadual. Apesar de ter perdido dois dos três confrontos contra o rival, ganhou o que mais importava, no momento que mais importava e da maneira que mais importava. Aplicando um sonoro 3x0 dentro do Beira-Rio na Semifinal do Gauchão e se classificando para as finais do estadual, que viriam a ter o Grêmio vencedor dos dois confrontos e conquistar o pentacampeonato do clube.




O início conturbado na Série B

No início da segunda divisão do campeonato Brasileiro, o Grêmio começou empatando sem marcar gols conta a Ponte Preta e na rodada seguinte perdeu em casa para a Chapecoense. Essas suas pancadas deixaram claro para o torcedor do imortal que uma campanha como a que o Cruzeiro viria seria bem difícil. O time ainda chegou a ser líder, mas após uma sequência de 4 empates e uma derrota perdeu a ponta e viu seu técnico, ainda o Róger Machado, balançar forte no cargo.


A eliminação na Copa do Brasil

Um torneio de mata-mata é a oportunidade para times de menores expressão ou que estão em momentos ruins terem a oportunidade de arrecadar uma grana e melhorarem o mais rápido possível. Apesar disso, o Grêmio não conseguiu ir muito longe na competição, sendo eliminado, de maneira vexatória e pela primeira vez na sua história, ainda na primeira fase da competição.


As lesões e a não ganhar fora de casa

As situações só pioram depois que Ferrerinha, meia que tinha renovado o contrato e atualmente estava com a camisa 10 começou a sofrer que o tiraram de campo por muito tempo. Atrelado a perda do jogador que chegou para ser a referência do elenco uma nova instabilidade se aproxima quando o time começa a ter dificuldades de ganhar jogos fora de casa, tendo ficado nove jogos seguidos, com oito empates e uma derrota. Mesmo quando entrou no G-4 se manteve com um aproveitamento digno de críticas fora de casa, chegando ao final da série B com apenas três vitórias fora da Arena.

Por fim, o acesso

A situação que parecia ruim começou a se ajustar e na 23ª rodada, após uma goleada sobre o Operário por 5 x 1, na Arena, colocou o time gaúcho a 17 jogos de invencibilidade e 10 pontos do primeiro fora da zona de classificação. A situação ficou mais tranquila e os torcedores começaram a acreditar que essa situação tão tensa que é disputar uma série B, estava perto de acabar

A demissão de Roger e Renato fechando o ano

Apesar de bem encaminhado no campeonato, o time voltou a oscilar e viu a “gordura” que foi criada para o quinto colocado diminuir. Após quatro jogos sem ganhar, o time anunciou a demissão de Roger e a volta de Renato ao comando do time.

Confirmando o acesso

A troca de técnico não mudou as coisas dentro de campo, o time seguia sofrendo com a falta de triunfos fora de casa, mas compensava em casa, onde sempre conseguiu se impor. Interessante que o jogo que garantiu o acesso foi um 3 a 9 sobre o Náutico, no estádios dos Aflitos.



Apesar de um ano anormal para a história do time gaúcho, os principais objetivos do ano foram alcançados. Tendo mantido hegemonia dentro do campeonato estadual e conseguido a volta e elite do campeonato nacional. Tendo se movimentado de maneira bem efetiva no mercado o time busca não repetir o fracasso de 2021 e quem sabe ganhar algum título.


Grêmio, Retrospectiva, Série B, Gauchão


VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025



















25/11/2025