7 curiosidades sobre o lateral-direito Fábio, novo reforço do Grêmio


Fonte: Portal do Gremista

7 curiosidades sobre o lateral-direito Fábio, novo reforço do Grêmio
Foto: Reprodução
O Grêmio anunciou nesta semana a contratação do lateral Fábio, seu nono reforço para a disputa da temporada de 2023. O defensor, atualmente com 32 anos, que estava no Nantes, da França, assinou contrato válido até dezembro de 2024 e chega com a missão de resolver o problema no lado direito do sistema defensivo do Tricolor.



Para você conhecer um pouco mais sobre o novo reforço do Imortal, o Portal do Gremista te conta curiosidades sobre a carreira de Fábio.


1) Início na base do Fluminense

Apesar de ser torcedor assumido do Botafogo, Fábio iniciou sua carreira na base do Fluminense. O lateral permaneceu nas categorias inferiores do Tricolor Carioca entre 2005 e 2008, até ter idade suficiente para atuar fora do país.


2) Ida para a Inglaterra ao lado do irmão

No dia 9 de julho de 2008, Fábio foi anunciado como novo reforço do Manchester United. O defensor acertou com o clube ingês juntamente com seu irmão gêmeo, o também lateral Rafael, que hoje atua no Botafogo.


3) Derrota para Barcelona de Messi na Liga dos Campeões

Depois de estrear no United sob o comando do histórico treinador Alex Fergunson, Fábio permaneceu na equipe até 2012, disputando uma final da Liga dos Campeões da Europa. Em 28 de maio de 2011, o lateral foi titular na derrotado por 3 a 1 para o Barcelona, da Espanha, que contou com grande atuação do argentino Lionel Messi.


4) Passagem por outras equipes do Reino Unido

Após a saída de Manchester, o defensor rodou em outras equipes da Premier League. O primeiro destino foi o Queens Park Rangers, onde atuou em 23 jogos, com um gol.

Na sequência, sem espaço no United, foi novamente emprestado, desta vez para o Cardiff City, do País de Gales, somando um gol e duas assistências em 59 partidas, em três temporadas. O clube seguinte de Rafael foi o Middlesbrough, onde ficou por dois anos, somando 54 partidas, com dois gols e duas assistências.


5) Problemas com lesão

Desde julho de 2018, Fábio estava no Nantes, da França, onde acumulou 96 jogos, com sete assistências. As últimas temporadas do lateral foram marcadas por lesões e problemas físicos. Entre outubro de 2019 e julho de 2020, por exemplo, ele perdeu 250 dias por conta de uma rotura do tendão rotuliano.


6) Especulações envolvendo o Botafogo

Desde o acerto do irmão Rafael com o Botafogo, muitas especulações sobre uma possível ide de Fábio para o Clube Carioca repercutiram muito na imprensa.

Em setembro de 2021, em meio ao acerto de Rafael para atuar no Rio de Janeiro, Fábio chegou a afirmar na imprensa que também tinha o sonho de atuar na equipe alvinegro.


7) Experiência na Seleção Brasileira

O lateral se destacou a nível internacional ainda muito cedo com a camisa amarelinha. Em 2007, Fábio foi o capitão da Seleção Brasileira e ainda anotou três gols, sendo o artilheiro da equipe, na conquista do Mundial Sub-17. No mesmo ano, balançou as redes mais sete vezes no Sul-Americano da categoria.


A única convocação para a seleção principal foi em setembro de 2011, para os amistosos contra Costa Rica e México.








Grêmio, Contratação, Fábio, Curiosidades

VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025


















25/11/2025