Grêmio enxuga elenco com saídas, mas ainda tenta atingir meta de redução da folha salarial

Clube emprestou três jogadores na última semana, mas segue com custo do elenco acima do estimado


Fonte: ge.globo.com

Grêmio enxuga elenco com saídas, mas ainda tenta atingir meta de redução da folha salarial
Crédito: Lucas Uebel / Grêmio
À medida em que o calendário avança, o Grêmio segue as movimentações fora de campo para intensificar o plano de reconstrução do elenco. Nesta semana, o clube acertou as saídas de três jogadores - e chegada de um - para enxugar mais o grupo de Renato Portaluppi.



Nos últimos dias, o Grêmio emprestou os meias Pedro Lucas (Ceará) e Campaz (Rosário Central), além do atacante Guilherme (Fortaleza). Antes deles, dos jogadores que iniciaram a temporada, Isaque foi outra saída - rescindiu e acertou retorno ao Guarani.

O trio foi emprestado até o fim da atual temporada, e o clube arca com metade do salário de Pedro Lucas e uma parte do valor de Guilherme. Já o colombiano terá os vencimentos pagos integralmente pelo time argentino.

Apesar de enxugar o grupo de jogadores, o Grêmio ainda está distante da meta orçamentária para a folha salarial. Segundo apurou o ge, o previsto era um valor próximo dos R$ 10 milhões de custo mensal com o elenco. Atualmente, a quantia está em cerca de R$ 12 milhões.

No entanto, é visto que o "excesso" faz parte da remontagem do grupo para o ano de retorno à elite do futebol brasileiro, com adição de mais qualidade ao time. Em especial, claro, com a contratação de Luis Suárez, que é bancado em parte por parceiros comerciais.

Do ponto de vista financeiro, as três saídas desta semana pouco impactam na folha. Há uma redução, claro, mas não tão significativa. Até porque o clube seguirá pagando parte dos salários de Pedro Lucas e Guilherme, e terá os custos com o recém-chegado Vina, perto de ser oficializado.

Desta forma, o elenco gremista está com 34 jogadores, já com Vina incluído. Destes, 23 foram utilizados até o momento, sendo que cinco ainda não estiveram disponíveis por questões físicas.

A ideia de Renato era mesmo de trabalhar com grupo mais enxuto, de 28 a 30 atletas, para dar mais atenção aos atletas. Durante a pré-temporada, o elenco se aproximou dos 40 nomes, e saídas com o calendário já em andamento eram previstas pelo clube.

Jogadores utilizados na temporada:

Brenno
Gabriel Grando
Fábio
Thaciano
Bruno Alves
Kannemann
Bruno Uvini
Gustavo Martins
Reinaldo
Diogo Barbosa
Villasanti
Felipe Carballo
Thiago Santos
Lucas Silva
Pepê
Bitello
Franco Cristaldo
Gabriel Silva
Gustavinho
Everton Galdino
Ferreira
Luis Suárez
Diego Souza

Jogadores não utilizados:


Adriel
Felipe Scheibig
João Pedro
Cuiabano
Darlan
Vina (não oficializado)
Thomás Luciano (lesionado)
Geromel (lesionado)
Natã (lesionado)
Jhonata Robert (lesionado)
Lucas Leiva (afastado por problemas cardíacos)



Fato é que o elenco tem sofrido a reformulação estimada pela nova gestão. São 14 jogadores novos em relação ao grupo que participou da campanha na Série B em 2022 - 11 contratados, a volta de empréstimo do volante Darlan e a promoção de dois jovens da base.

Em campo, o time tem dado resultados neste início de temporada. Em sete partidas no ano, a equipe venceu todas, incluindo o título da Recopa Gaúcha e liderança isolada com 100% de aproveitamento no Gauchão.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025















25/11/2025