5 curiosidades sobre Gessy, lenda do Grêmio nas décadas de 50 e 60


Fonte: Portal do Gremista

5 curiosidades sobre Gessy, lenda do Grêmio nas décadas de 50 e 60
Foto: Reprodução
Essa pintura é a mesma que aparece nas fotos publicadas por Leila Pereira. A expectativa é de que o avião ganhe uma nova personalização interna e externa, pois ele passa a ter outro proprietário, que é justamente a presidente do Palmeiras. A tendência é que o clube possa utilizá-lo já em abril deste ano, para a fase de grupos da Libertadores. A nova pintura da aeronave ainda é uma incógnita e a preparação está sendo feita em Portugal, em uma empresa do grupo Embraer.



Vale lembrar novamente que o Verdão não será o dono do avião, ou seja, não sairá dos cofres do clube os cerca 65 milhões de dólares (R$ 336 milhões) que custaria uma aeronave desse tipo. A capacidade é para 114 passageiros e pode fazer voos longos, que seria o seu diferencial.

Início em Uruguaiana

Nascido em 4 de 24 de setembro de 1935, o atleta iniciou sua carreira nos juvenis do Uruguaiana, em 1951, já sendo titular em 1954. Na sequência, o ponta de lança defendeu o Ferro Carril, time da mesma cidade. Em 1995, foi contratado pelo Imortal Tricolor e, já no ano seguinte, era o camisa 8 da equipe.

4 gols sobre o Boca Juniors em La Bombonera

Com a camisa do Tricolor, Gessy acumulou títulos, vencendo 11 campeonatos entre 1956 e 1962. Um dos feitos marcantes aconteceu na noite do dia 25 de fevereiro de 1959. Na ocasião, um dia após ser aprovado no vestibular de Odontologia, o atacante entrou em campo contra o Boca Juniors e, em plena La Bombonera, em Buenos Aires, marcou os quatro gols da goleada gremista por 4 a 1.


Convocação para a Seleção Brasileira Gaúcha

Com o grande aproveitamento com a camisa do Grêmio, o jogador foi convocado para a Seleção Brasileira Gaúcha, que disputou o III Campeonato Pan-Americano, em 1960. A equipe retornou da Costa Rica, país-sede do torneio, com o vice-campeonato – o título acabou ficando com a Argentina.


Terceiro maior artilheiro do Grêmio

Durante sua longa e exitosa passagem por Porto Alegre, a lenda do Tricolor Gaúcho se destacou pelos gols marcados. De acordo com números da GremioPédia, Gessy anotou 208 gols em 302 jogos, sendo o terceiro maior artilheiro da história do Clube, atrás apenas de Alcindo e Tarciso.


Aposentadoria na Portuguesa

Após sua longa passagem pelo clube gaúcho, o então atleta se transferiu para a Portuguesa, no ano de 1961, atuando pela equipe paulista até 1963. Após se aposentar dos gramados, o ídolo gremista seguiu a carreira de dentista.







Grêmio, História, Lenda, Jogador

VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025















25/11/2025