O Jogador que o Grêmio procurava!


Fonte: Portal do Gremista

O Jogador que o Grêmio procurava!
Foto: Reprodução
Havia muito o Grêmio procurava um jogador específico. Desde 2017, 2018. Seu “enganche”, seu Carlos Miguel dos anos 1990, seu Luan de 2017, e antes, seu Doga 10, “o último 10 raiz do Brasil”. Pensaram que fosse Jean Pyerre, como erraram (eu nunca me enganei, e fui “apedrejada” por isso).



Vina chegou se declarando um clássico 10, mas revelou jogar também em outras posições como nas beiradas. Onde, contra o Novo Hamburgo, com gol e tudo, se mostrou espetacular, para seu primeiro jogo na equipe titular. E eu sei da importância de Bitello, do crescimento de Carballo, de João Pedro empolgante, da joia da base Adriel. Mas estou falando de Cristaldo.

Franco Cristaldo é a contratação mais cara da história do Grêmio: cerca de R$ 24 milhões para contar com o jogador eleito o melhor meia do campeonato argentino 2022. Vindo do Huracán, Cristaldo (ou Franco, como Renato Portaluppi prefere chamá-lo), tem evoluído a cada jogo.

Contra o Novo Hamburgo, nos 6 a 1, mostrou que pode ser uma peça fundamental para o Tricolor. Seu futebol encantou a todos, foi autor de gol e assistências (inclusive para o gol de Suárez). No novo esquema tático, consertou, com Vina, o time que não sabia atacar.

Apesar de seu alto valor no mercado da bola, o meia não engrenou “de primeira” e até gerou desconfiança. Quando Vina foi contratado, disseram que era para disputar posição com Cristaldo. Nunca acreditei.

Cristaldo e Vina: 2 jogadores que se complementam no Grêmio

Para quem aventava que Cristaldo e Vina eram adversários, não notou a camisa que Vina recebeu: a 11, de atacante. Ou meia-atacante. De Ferreira. Foi onde jogou no time titular.

Cristaldo ganhou a 19, já que a 10 (a “amaldiçoada) é de Ferreira. Mas parece que, finalmente, Renato Portaluppi e o Tricolor encontraram seu verdadeiro camisa 10. Seu “enganche”. E ele pode jogar junto com Vina.

Ferreira vem sendo alvo de críticas e sofre com problemas físicos. É claro que todo jogador oscila – alguns muito, mas muito pouco, como Lionel Messi, Suárez, CR7, Mbappé e outros da prateleira (sim, considero-os da mesma prateleira, quer dizer, logo abaixo de Messi e, talvez, CR7). Mas oscilar demais é sinal de falta de talento e cabeça.

Franco vem crescendo a cada jogo. O camisa 19 chuta muito bem a gol, faz lançamentos incríveis, joga para o time, é inteligente, corre, é tático e voluntarioso. É humilde.

Falam que Ferreira é fominha, perde muito a bola. O argentino não. Cristaldo tem três gols e quatro assistências, após o jogo contra o Campinense em que foi o melhor em campo: um gol e um assistência.



Atrás apenas de Suárez em participações a gol no Grêmio, um pouco à frente de Bitello. O camisa 39 está se tornando craque, ou já é. Cristaldo me parece um craque, ou é possível que seja no Grêmio. Só tem evoluído com a minutagem.





Minutagem, Participações, Craque, Grêmio, Evolído

VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025














25/11/2025