O Brasileirão começa hoje (15) e, entre os 20 times presentes no torneio, 19 apresentam o Certificado de Clube Formador emitido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O documento oferece diversos benefícios para as agremiações, como o registro dos contratos de formação com jogadores a partir de 14 anos, direito de preferência na renovação e requerimento de indenização em caso de acerto do atleta com outra equipe. Além disso, de acordo com as condições do Licenciamento de Clubes da CBF e da Conmebol, o certificado é usado como critério de participação em torneios nacionais e continentais. A entidade máxima do futebol brasileiro delega para as federações estaduais a tarefa de averiguação e fiscalização dos itens necessários para emissão e manutenção do documento.
Apenas o Goiás entre todos os participantes da elite ainda não possui esse documento, mas o Esmeraldino promete que essa questão será solucionada em breve.
Os clubes que desejam obter o Certificado de Clube Formador devem apresentar uma série de evidências de que oferecem condições adequadas para o desenvolvimento dos jogadores. No âmbito esportivo, as agremiações precisam participar de, no mínimo, duas competições oficiais das categorias de base, exibir o programa de treinamento, metodologia, responsáveis, transporte para treinos e jogos, entre outros requisitos.
Atual campeão do Brasileirão de Aspirantes, campeonato que só permite a atuação de até quatro jogadores com mais de 23 anos por partida, o Cuiabá destaca a importância do selo. Cristiano Dresch, vice-presidente do Dourado, comenta sobre o quanto que isso colabora para a valorização das categorias de base.
"Para o Cuiabá, o certificado de formação concedido pela CBF foi uma grande conquista que tivemos no ano passado. É uma chancela da entidade, comprovando que o clube segue as regras necessárias para a formação de atletas. É algo muito importante para nós. Com certeza, temos conseguido trazer mais jovens talentos para a base e dar mais segurança para as famílias e também para os agentes. O clube entrou em outro nível na formação de atletas a partir do momento que conseguiu o selo", afirma Cristiano.
O Fortaleza recebeu recentemente o certificado pela primeira vez na história e mostra as vantagens de ter o certificado na hora de captar novos talentos. "Com a conquista do selo, o Fortaleza garantiu um instrumento fundamental para a proteção dos jogadores da base. Para o clube, atletas, agentes dos garotos e todos os profissionais envolvidos na modalidade, o certificado é algo muito bom", afirmou o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.
No mesmo sentido, Raul Fachini, gerente administrativo executivo das categorias de base do Internacional, explica sobre a importância do documento: "Trata-se de um certificado especial para o clube, pois coloca o Inter em um patamar de referência no desenvolvimento dos garotos das categorias de base com a certidão de status A".
O CCF, que tem validade de um ano e possibilidade de renovação, também solicita itens importantes dos clubes no âmbito extracampo. Condições adequadas de alojamento, com alimentação, higiene e segurança, oferecimento de assistência educacional, psicológica, médica e odontológica, carteira de vacinação atualizada e realização de exames periódicos estão entre as exigências para o recebimento do selo.
Eduardo Carlezzo, advogado especializado em direito esportivo, cujo escritório assessora vários clubes dentro e fora do Brasil, comenta sobre os direitos dos times que conquistam o documento: "O certificado é uma ferramenta fundamental para as equipes que investem na formação de jogadores. Sem o selo, as agremiações ficam desprotegidas juridicamente e não podem, por exemplo, reclamar uma indenização por formação caso o atleta, sem vínculo profissional, se transfira para outra equipe do país sem o consentimento do clube formador".
Os cinco representantes paulistas na elite do futebol nacional - Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo - possuem o Certificado de Clube Formador. Além disso, outros times tradicionais do estado mais populoso do país também apresentam o selo, como Ituano, Novorizontino, Audax e Ferroviária.
Júnior Chávare, executivo de futebol da Ferroviária, conta com grande experiência em categoria de base e foi campeão do Brasileirão Sub-20 com o Atlético-MG em 2020. O profissional opina sobre as vantagens do CCF.
"É muito importante para os clubes que consigam obter o Certificado de Clube Formador, porque o time que investe nos jovens talentos colhe os frutos no futuro. Este é um selo que chancela todo o trabalho feito pela agremiação no sentido de oferecer boas condições para os jogadores novos", conclui Chávare.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Mano explica gesto após vitória do Grêmio: "Merecemos respeito
O dedo do torcedor: bastidor de renovação contestada e reflexão na imprensa
Mano Menezes esclarece gesto em direção à torcida e reforça respeito nos estádios
willian comemora gol decisivos após retorno ao grêmio após longo período parado
Mano mostrando dedo para torcida e jogador recuperado no Grêmio agitam Arena.
Palmeiras sofre virada do Grêmio e vê título se distanciar.
Mano provoca torcedores do Grêmio após gol de empate no jogo.
palmeiras perde liderança do brasileirão após virada do grêmio
Grêmio surpreende Palmeiras em Porto Alegre e aumenta pressão no Brasileirão
Grêmio surpreende e conquista vitória importante sobre o Palmeiras no Brasileirão.
Palmeiras sofre virada do Grêmio e acumula 5º jogo sem vitória no Brasileirão.
Destaque de Amuzu e Arthur no Jogo contra o Palmeiras pelo Grêmio
Grêmio vence e afasta possibilidade de rebaixamento no Brasileirão.
Grêmio comemora 20 anos da Batalha dos Aflitos com ex-jogadores na Arena
Mano insulta torcedor após gol do Grêmio com gesto obsceno; imagens.
20 anos da batalha dos aflitos: atletas celebram na arena do Grêmio.
Weverton e Reservas: Palmeiras enfrenta Grêmio com time alternativo
Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
Grêmio x Palmeiras: transmissão ao vivo, horário e escalações atualizadas.
Marlon do Grêmio recebe suspensão de dois jogos por críticas à arbitragem
Lateral do Grêmio suspenso pelo STJD por críticas à arbitragem no Brasileirão
Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
Atletas e dirigentes do Grêmio punidos pelo STJD após incidentes contra Bragantino
Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena
Grêmio vs Palmeiras: Transmissão Ao Vivo com a Voz do Esporte às 20h.
Renato Gaúcho presta homenagem a Maradona com camisa da Argentina no Grêmio.
Grêmio x Palmeiras; Saiba onde assitir
Palmeiras usa avião de Leila como trunfo e escala titulares em Porto Alegre
Propostas de Quase R$ 250 Milhões Recebidas por Jogadores do Grêmio
Contratação de Hulk pelo Grêmio gera expectativas no mundo do futebol
Grêmio x Palmeiras: Dicas, palpites e chances no Brasileirão.
adesão de confronto crítico coloca Palmeiras diante do adversário ideal para vitória importante.
Grêmio enfrentará Palmeiras em confronto crucial para equipe de Mano Menezes
Dívida do Grêmio aumenta R$ 220 milhões em três anos: análise financeira da gestão Guerra.
Aprovação de Suplementação e Orçamento pelo Conselho Deliberativo para 2026.