Cuca condenado na Suíça: o que se sabe sobre o caso envolvendo o novo técnico do Corinthians

Cuca foi detido na Suíça ao lado de três colegas de equipe na época em que era…


Fonte: ESPN

Cuca condenado na Suíça: o que se sabe sobre o caso envolvendo o novo técnico do Corinthians
Pedro Souza/Atlético-MG

O técnico Cuca foi anunciado pelo Corinthians na última quinta-feira (20), após a saída de Fernando Lázaro ser oficializada. A contratação do ex-treinador do Atlético-MG fez muitos torcedores lembrarem de sua condenação por estupro após episódio que ocorreu em Berna, na Suíça, em 1987.

Cuca, na época jogador do Grêmio, foi detido ao lado de Eduardo Hamester, Henrique Etges e Fernando Castoldi, também atletas. Todos foram acusados de terem estuprado Sandra Pfäffli, que tinha apenas 13 anos, durante uma excursão do Tricolor Gaúcho na Europa.

Segundo a investigação da polícia local, a menina se dirigiu ao quarto de hotel dos jogadores gremistas com alguns amigos para pedir uma camisa do clube brasileiro. Os atletas, então, expulsaram os acompanhantes de Sandra e a abusaram sexualmente.

Após cerca de 30 dias presos em Berna, os jogadores foram liberados e retornaram ao Brasil.

Depois de dois anos, Cuca, Eduardo e Henrique foram condenados à revelia a 15 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência, enquanto Fernando foi condenado por estar envolvido no ato de violência. Como o Brasil não extradita seus cidadãos, eles não chegaram a cumprir a pena.

"Não fui julgado e culpado. Fui julgado à revelia, não estava mais no Grêmio quando houve esse julgamento com os outros rapazes. É uma coisa que eu tenho uma lembrança muito vaga, até porque não houve nada. Não houve estupro como falam, como dizem as coisas. Houve uma condenação por ter uma menor adentrado o quarto. Simplesmente isso. Não houve abuso sexual, (não houve) tentativa de abuso ou coisa assim", disse o treinador em entrevista ao portal UOL, em março de 2021.

Desde a última quinta, muitos torcedores do Corinthians, especialmente mulheres, se manifestaram de maneira veemente nas redes sociais contra a chegada de Cuca.

Algumas torcidas organizadas, como Camisa 12, Estopim e Pavilhão 9, publicaram notas de repúdio. A Gaviões da Fiel, maior uniformizada corintiana, não se manifestou.

Na manhã desta sexta-feira (21), por sua vez, os muros do Parque São Jorge apareceram pichados com protestos contra a contratação do técnico.

Essa é a primeira vez que Cuca dirige o Corinthians. Ao longo de sua carreira, o treinador de 59 anos já passou por clubes como São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Santos.

Relacionado

Muros do Parque São Jorge são pichados após anúncio de Cuca no Corinthians; veja as imagens

Em sua carreira, o comandante já conquistou uma CONMEBOL Libertadores (2013), dois Campeonatos Brasileiros (2016 e 2021), uma Copa do Brasil (2021), quatro Campeonatos Mineiros (2011, 2012, 2013 e 2021) e um Campeonato Carioca (2009).

A estreia do treinador será no próximo domingo (23), contra o Goiás, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 19h (de Brasília), no Estádio da Serrinha.

Próximos jogos do Corinthians:

Goiás (F) - 22/04, 19h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro

Remo (C) - 26/04, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil

Palmeiras (F) - 29/04, 18h30 (de Brasília) - Campeonato Brasileiro



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025













25/11/2025