Mano x Renato: Como o resultado do Gre-Nal 439 afetará a temporada de Internacional e Grêmio

Com ambas equipes em situação delicada na temporada, o clássico entre os grandes rivais poderá mudar caminhos no Beira-Rio ou afetar o clima na Arena


Fonte: Bola vip

Mano x Renato: Como o resultado do Gre-Nal 439 afetará a temporada de Internacional e Grêmio
Como se já não bastasse a grande rivalidade entre Grêmio e Internacional, o Gre-Nal 439, marcado para acontecer neste domingo (20), às 18h30, na Arena, promete mudar o rumo das equipes - até mesmo influenciar outras - na temporada. Enquanto o Colorado atravessa crise sob o comando (ameaçado) de Mano Menezes, o Imortal procura voltar à estabilidade do início da temporada e diminuir a pressão sobre o trabalho do ídolo Renato Portaluppi.


Ambas equipes passam pelo pior momento em 2023. O Grêmio está sem vencer há quatro partidas e não ganha em casa desde a final do Gauchão, em 8 de abril. Já o Inter, que foi eliminado na semifinal do Estadual, não ganha há cinco jogos e acumula quatro derrotas consecutivas, sendo apenas dois tentos a favor e dez sofridos.

O desempenho dos elencos também passa longe das expectativas das torcidas. Hexacampeão do Gaúcho sem grandes sustos, o Tricolor não repete no Brasileiro as boas performances apresentadas no início do ano. Desde a eliminação no regional, o Colorado enfrenta duras críticas por parte da torcida e a performance é pouco convincente. Tanto na Arena quanto no Beira-Rio, as equipes deixam os gramados sob vaias dos torcedores.

Outro ponto de incômodo da parte das torcidas é a intensidade dos times em campo. O elenco de Renato sofreu com desfalques e lesões nas primeiras rodadas do Brasileirão e apresenta dificuldade em manter o ritmo durante os 90 minutos - a dificuldade física foi perceptível nos duelos contra o Bragantino e Palmeiras, que resultaram em empate e derrota, respectivamente. No Beira-Rio, a mesma insatisfação resultou na demissão do preparador físico Jean Carlo Lourenço.

Dessa forma, o duelo do fim de semana pode resultar em tranquilidade (ou diminuição da pressão) para um lado e aprofundar a crise do outro, em especial para Mano Menezes, cuja demissão é pedida em coro por parte da torcida colorada. Entenda o que está em jogo, além dos três pontos e vitória em clássico, para Mano Menezes e Renato Portaluppi.

Fim da era Mano Menezes?

Nesta semana, o Internacional saiu derrotado pelo América-MG, lanterna do Brasileirão, no jogo de ida da Copa do Brasil, fora de casa, por 2 a 0. Após o revés Mano Menezes demorou cerca de uma hora para conceder entrevista coletiva, por conta de uma séria conversa nos bastidores, entre direção, comissão técnica e jogadores, a fim de remobilizar a equipe e encontrar uma solução à situação delicada do time na temporada.

De acordo com o portal ge, o comandante chegou a colocar o cargo à disposição, apesar de não ter pedido demissão. A diretoria colorada, por sua vez, optou pela continuidade do trabalho. Contudo, manifestações pós-jogo mostraram que, ou o elenco reage e busca um resultado positivo na Arena, ou Mano Menezes poderá dar adeus ao Inter.

"Mano já mostrou que tem uma carreira que buscou reverter momentos difíceis. Temos que ter o compromisso de todos, da direção, que precisa entender o que está acontecendo, dos jogadores e comissão técnica. Precisamos encontrar as soluções" disse o presidente Alessandro Barcellos a respeito da pressão sofrida pelo treinador.

O Gre-Nal, por tanto, será o 'xeque-mate' do treinador junto ao Colorado: se perder, a equipe pode encerrar a sétima rodada na zona de rebaixamento. Por outro lado, uma vitória pode não só dar um respiro a Mano Menezes e aumentar sua sobrevida no cargo, como transferir o momento de crise para o grande rival.

Já um revés sofrido pelo Inter pode desenhar até mesmo o rumo de outras equipes no Brasileiro. Isso porque, após a demissão de Cuca, Mano foi um nome muito especulado e sondado no Corinthians. Entretanto, o treinador deixou claro que não sairia de Porto Alegre. Com o alvinegro paulista passando pro maus bocados sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, uma possível demissão de Mano Menezes pode acarretar em uma nova troca de treinador, visto que o atual comandante colorado era uma das principais opções da equipe.

Início de crise para Renato Portaluppi

Do lado do Grêmio, apesar de constestações, Renato Portaluppi não será demitido e tampouco pedirá demissão. A opção de mudança na comissão técnica está totalmente descartada pelo Tricolor. Contudo, o ídolo gremista não está isento das críticas dos torcedores e, caso sofra mais uma derrota ou empate, uma crise pode, de fato, ser instaurada na Arena.

A respeito da fase na equipe, Renato miniminiza as críticas e justifica a instabilidade na temporada pela falta de jogadores de velocidade no elenco. "Todo mundo procura achar as coisas negativas no Grêmio. E eu vejo coisas muito positivas. Com a abertura da janela, a gente vai crescer bastante. Parece que tem gente que tem prazer em criticar", disse o comandante após o empate contra o Cruzeiro, na Copa do Brasil.

Se perder na Arena, o Grêmio, atualmente na 11ª posição, com oito pontos, será ultrapassado pelo rival, que tem um ponto e uma colocação a menos. Neste cenário, o Imortal encerrará a rodada a poucos pontos da zona de rebaixamento do Brasileirão. Por outro lado, conquistar três pontos trará de volta a tranquilidade ao ambiente tricolor e dar fim ao jejum na Arena, além de definir a crise entre torcida e comissão técnica colorada.

Neste caso, o histórico de Renato Gaúcho joga a favor do comandante: são 11 vitórias, 12 empates e apenas quatro derrotas em 27 jogos com o ex-jogador à frente do Grêmio. Em sua última passagem, vencer o rival sempre ajudou o treinador a recuperar confiança à frente do cargo e acalmar os ânimos do ambiente, mesmo em momentos difíceis.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025













25/11/2025