Artilheiro da Seleção e do Brasileiro busca retorno à elite paulista após 45 anos

retornando à elite: Guilherme Alves busca levar Velo Clube de volta à primeira divisão após 45 anos.


Fonte: -

Artilheiro da Seleção e do Brasileiro busca retorno à elite paulista após 45 anos

O Campeonato Paulista vai conhecer seus dois novos integrantes neste fim de semana, quando acontecem as partidas de volta das semifinais da Série A2: Velo Clube x Juventus e Portuguesa Santista x Noroeste . Quem passar estará garantido na elite em 2025. Entre os quatro, o Velo é quem está há mais tempo sem disputar a primeira divisão – a última vez foi em 1979. Para acabar com o tabu de 45 anos, o time de Rio Claro aposta em um treinador que foi acostumado a resolver as coisas dentro de campo. Ex-atacante de Atlético-MG , Corinthians , Cruzeiro , Grêmio e São Paulo , Guilherme Alves chegou no fim de janeiro com uma missão: conquistar o acesso. E o Velo Clube está a um empate de atingir a meta. A vantagem foi obtida depois da vitória sobre o Juventus, por 1 a 0, na Rua Javari, no jogo de ida da semifinal. "A pressão é igual, mas a maneira que você lida é diferente. Como jogador você entra e resolve dentro de campo, como treinador você fica limitado a questões mais táticas, mas efetivamente lá dentro você não vai estar. A pressão no futebol é igual em todo lugar, sempre muito grande", disse o treinador.

Hoje com 49 anos, Guilherme Alves ainda busca se firmar fora das quatro linhas e para isso carrega ensinamentos de Telê Santana . O histórico treinador foi o responsável pela sua chegada ao São Paulo , em 1993, depois de ter sido o artilheiro do Paulistão pelo Marília. "Depois do Campeonato Paulista de 1993, o Telê pede a minha contratação e a do Juninho Paulista, que estava no Ituano. Foi muito importante trabalhar com o Telê e trago coisas até hoje, não só para a vida, mas como treinador. Foi um aprendizado diário. Tive o prazer de conviver muito com o Telê, um cara extremamente exigente, mas muito honesto. Aprendi muito com ele", destacou.

Embora tenha sido campeão da CONMEBOL Libertadores e do formato antigo do Mundial de Clubes pelo São Paulo , Guilherme viveu seu melhor momento como jogador no Atlético-MG . Em 1999, foi o artilheiro do Brasileirão com 28 gols em 27 jogos . As boas atuações renderam convocações para a seleção brasileira . Foram 6 partidas e 1 gol pela equipe nacional, onde usou a camisa 9 na campanha da Copa América em 2001. Por falar em seleção, Guilherme vê Endrick como o dono da 9 do Brasil na próxima Copa do Mundo , mesmo que a joia do Palmeiras e futuramente do Real Madrid não tenha características de centroavante. "O curso natural é que o Endrick seja o nosso 9 na próxima Copa, mas o futebol é dinâmico e muita coisa pode acontecer até lá. A minha torcida é por ele", revelou o treinador do Velo Clube. "Acho que o último 9 parecido comigo foi o Fred, um especialista, jogador da última bola. Hoje está mais raro de aparecer esse tipo de atleta. O Pedro tem características parecidas, mas sai mais da área. É um jogador que eu também gosto muito", completou.

Sob o comando de Guilherme Alves , o Velo Clube volta a campo neste sábado (6), contra o Juventus, em Rio Claro. Na outra semifinal, Portuguesa Santista e Noroeste se enfrentam no domingo (7), em Santos, depois de empatarem sem gols em Bauru.



VEJA TAMBÉM
- Sub-17 encerra participação na Copa Sul; encerramento de campeonato juvenil.
- Botafogo x Grêmio: Saiba onde assistir!
- Final com transmissão gratuita! GrêmioTV transmite final do Gauchão Feminino entre Mosqueteiras e Juventude




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

22/11/2025

21/11/2025