Depois de conseguir um vice-campeonato no ano de retorno para a Série A, fato inédito na história da competição, o Grêmio poderia chegar ao Brasileirão 2024 com a expectativa da busca pelo título. Apesar de não ser exatamente esta a ‘’prateleira’’ do Tricolor na competição, muito em virtude de um detalhe específico, não dá para descartar a equipe da briga por vaga direta na Libertadores. O detalhe citado no parágrafo anterior se chama Luis Suárez. É inegável a influência que ele teve na 2ª posição do clube em 2023, principalmente se considerarmos a série de problemas coletivos – a maioria na parte defensiva – com que o Imortal precisou lidar.
Equilibrar a equipe será um primeiro passo importante caso Renato Portaluppi consiga. O maior ídolo da história gremista mais uma vez monta um time com os conceitos em que acredita no futebol. Muito ofensivo, com variações interessantes e liberdade aos jogadores nos últimos metros do campo. Mas com algumas inconsistências a serem corrigidas nos diferentes momentos de uma partida. Os reforços que fizeram o time mais forte demoraram a chegar. Diego Costa assumiu a posição de centroavante e começou muito bem. Gerou impacto até acima do esperado e, se conseguir alcançar um estágio físico não visto em seus últimos anos de carreira, pode fazer a diferença. Entrega algo que combina com o funcionamento ofensivo do time.
Além da imposição física em duelos com os zagueiros e do excelente posicionamento dentro da área, Diego é ótimo atuando de costas para o gol rival. Prepara jogadas no pivô, sustenta cargas. Aciona Cristaldo na entrada da área e cria situações para os pontas infiltrarem nas costas da zaga oponente. Há encaixe de características entre as peças ofensivas.
Outro que elevou o nível da equipe é o ponta argentino Pavón. Mostra-se influente nas participações diretas em gols e é agressivo pela direita. Entendeu rapidamente como Renato gosta que seus atacantes de lado de campo atuem. Pela esquerda, Soteldo teve uma lesão muscular séria no início da temporada e tenta se recolocar em forma. Possui potencial de desequilíbrio absurdo no setor.
Na ausência do venezuelano, o Grêmio viu aflorar o talento de Gustavo Nunes. Aos 18 anos, é um dos líderes de assistências da equipe. Muito habilidoso e corajoso. Vai o tempo todo pra cima da defesa rival com dribles e boas conduções em velocidade. Certamente receberá muitos minutos na competição, principalmente durante a Copa América, com Soteldo indisponível.
É fundamental citar Villasanti para falar do funcionamento do Grêmio. Marca e inicia as jogadas com qualidade e ainda chega à região de finalização das jogadas. Pepê também tem ótimo nível, mas o paraguaio é a alma do meio-campo.
Renato dá total liberdade de avanço aos laterais. Reinaldo - hoje lesionado - e João Pedro têm revezado a ocupação de espaços com os pontas. Na maioria das vezes atacarão mais abertos, mas também será possível vê-los trabalhando entre o lateral e o zagueiro adversário, deixando a amplitude a cargo de Soteldo, Gustavo Nunes ou Pavón.
- Botafogo x Grêmio: Saiba onde assistir!
- Final com transmissão gratuita! GrêmioTV transmite final do Gauchão Feminino entre Mosqueteiras e Juventude

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Sub-17 encerra participação na Copa Sul; encerramento de campeonato juvenil.
Botafogo x Grêmio: Saiba onde assistir!
Convocação de Daniela Montoya para a segunda fase da Liga das Nações Feminina.
Final com transmissão gratuita! GrêmioTV transmite final do Gauchão Feminino entre Mosqueteiras e Juventude
Mudanças importantes? Grêmio prepara quatro alterações para duelo contra o Botafogo
Grêmio se prepara para conquistar segunda vitória no Brasileirão
Desafios financeiros da nova gestão do Grêmio evidenciam cenário instável.
Grêmio garante vaga na final da Copa Sul Sub-15 ao derrotar Chapecoense.
detalhes dos ingressos e promoções para Grêmio x Palmeiras na Arena.
Grêmio utilizará novos uniformes de marca inédita a partir de 2026.
Bitello almeja retorno ao Brasil para concretizar sonho na seleção brasileira
Comparação: início de Carlos Vinicius no Grêmio lembra desempenho de Suárez.
Dodi brilha na vitória do Grêmio sobre o Vasco com "noite de Arthur
Encontro emocionante entre Willian, do Grêmio, e criança que o reconheceu.