Mais um Brasileirão inicia para o Grêmio. A estreia será às 16h deste domingo, diante do Vasco, em São Januário. Apesar de ser o atual vice-campeão, o clube gaúcho entra "desacreditado", sem holofotes e fora da lista dos candidatos ao título. Para surpreender e almejar a taça que não conquista há 28 anos, o Tricolor aposta no bom retrospecto de Renato Portaluppi nos pontos corridos. O Grêmio chega no Campeonato Brasileiro com o status de ter sido o heptacampeão estadual, mas em baixa na Libertadores. A equipe perdeu para o The Strongest, na Bolívia, e para o Huachipato, na Arena. Em ambos os jogos, o comandante optou por poupar titulares. Para estrear no Brasileiro, o Grêmio mandará a campo o que a comissão técnica tem de melhor à disposição. Começar bem é fundamental para figurar entre os primeiros desde o início e lutar com os principais favoritos.
O título nacional é um sonho para o torcedor e também para o multicampeão Renato. O Campeonato Brasileiro é uma das poucas competições que o treinador ainda não conquistou pelo clube gaúcho. O histórico, no entanto, está longe de ser ruim. Muito pelo contrário. Somadas todas as passagens do ídolo pelo Grêmio, foram oito participações nos pontos corridos, com dois vices. Em apenas dois anos não ficou no G-4. Fatos que mostram que, mesmo fora do bloco dos candidatos, o Grêmio está acostumado a ser um time competitivo.
Campanhas do Grêmio no Brasileiro com Renato: 2010 - 4º lugar 2013 - vice-campeão 2016 - 9º lugar 2017 - 4º lugar 2018 - 4º lugar 2019 - 4º lugar 2020 - 6º lugar 2023 - vice-campeão. Vale lembrar que em 2016, quando terminou na nona posição, o Grêmio garantiu vaga na Libertadores do ano seguinte ao ser campeão da Copa do Brasil. Na temporada 2020, atrapalhada pela pandemia de Covid-19, classificou o time à fase preliminar da competição continental. Em 2010, o treinador assumiu a equipe na metade do campeonato e levou o Tricolor da zona de rebaixamento ao G-4. Em 2013 e 2016, Renato também chegou ao clube com a temporada em andamento.
A figura de Renato é um dos principais motivos para o torcedor acreditar que o Grêmio pode brigar por um título que não conquista desde 1996. Para isso, terá que superar os favoritos e conciliar os pontos corridos com uma recuperação na Libertadores e, mais adiante, com a Copa do Brasil. Para o duelo das 16h deste domingo, contra o Vasco, em São Januário, o time deve ter: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Cuiabano; Villasanti, Du Queiroz e Cristaldo; Pavon, Gustavo Nunes e Diego Costa.
VEJA TAMBÉM
- Sub-17 encerra participação na Copa Sul; encerramento de campeonato juvenil.
- Botafogo x Grêmio: Saiba onde assistir!
- Final com transmissão gratuita! GrêmioTV transmite final do Gauchão Feminino entre Mosqueteiras e Juventude

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Sub-17 encerra participação na Copa Sul; encerramento de campeonato juvenil.
Botafogo x Grêmio: Saiba onde assistir!
Convocação de Daniela Montoya para a segunda fase da Liga das Nações Feminina.
Final com transmissão gratuita! GrêmioTV transmite final do Gauchão Feminino entre Mosqueteiras e Juventude
Mudanças importantes? Grêmio prepara quatro alterações para duelo contra o Botafogo
Grêmio se prepara para conquistar segunda vitória no Brasileirão
Desafios financeiros da nova gestão do Grêmio evidenciam cenário instável.
Grêmio garante vaga na final da Copa Sul Sub-15 ao derrotar Chapecoense.
detalhes dos ingressos e promoções para Grêmio x Palmeiras na Arena.
Grêmio utilizará novos uniformes de marca inédita a partir de 2026.
Bitello almeja retorno ao Brasil para concretizar sonho na seleção brasileira
Comparação: início de Carlos Vinicius no Grêmio lembra desempenho de Suárez.
Dodi brilha na vitória do Grêmio sobre o Vasco com "noite de Arthur
Encontro emocionante entre Willian, do Grêmio, e criança que o reconheceu.