![[OFF] Estudo aponta que clubes ainda não arrecadam muito com sócio-torcedor](https://www.lancenet.com.br/fotos/Torcida-Palmeiras-Foto-Ale-CabralLANCEPress_LANIMA20140821_0109_25.jpg#650x433)
Palmeiras apresentou grande crescimento no número de sócios (Foto: Ale Cabral/LANCE!Press)
Apesar de ser uma importante ferramenta de aproximação entre times e torcedores, os programas de sócio-torcedor ainda não representam ganhos significativos para os clubes, sobretudo quando as receitas de bilheteria não são somadas às mensalidades das assinaturas, é o que indica pesquisa elaborada pela Ernst & Young (EY) em parceria com o grupo de marketing esportivo CSM Brasil. Segundo o levantamento realizado com 24 times das séries A e B do Brasileirão de Futebol, para metade dos clubes pesquisados a arrecadação com este tipo de programa representa menos de 10% das receitas totais de 2014.
Em 2013, apenas os programas do Atlético Mineiro e do Guarani registraram uma participação menor do que 10% na receita, de acordo com a pesquisa. Internacional e Grêmio são os únicos times brasileiros cuja arrecadação com os programas somada à bilheteria representa mais de 35% de suas receitas totais, índice atingido por grandes clubes europeus como Benfica e Manchester United.
Os programas oferecem uma série de vantagens ao torcedor, como entrada exclusiva em estádios, descontos em supermercados e compra de ingresso antecipada sob condições especiais. Seu faturamento mensal no Brasil foi avaliado em cerca de R$25 milhões, com 655 mil assinantes e mensalidade média de R$ 38. Até 2016, a maior parte dos times pesquisados projeta crescer entre 40% e 60% no número de sócios.
Contudo, Marcos Nicolas, diretor de mercados estratégicos da Ernst & Young (EY), aponta que a falta de um planejamento estruturado em longo prazo pode ser uma barreira para o crescimento dos programas.
- O planejamento dos clubes tem sido sempre imediatista e dependente de resultados nas partidas. Esse pensamento precisa mudar, visto que o maior patrimônio dos clubes é sua torcida que, diante do cenário atual, é muito mais que uma multidão de torcedores, são fãs e consumidores de uma marca e de produtos associados a uma história de glórias e seus ídolos - afirma Nicolas.
Para o diretor da CSM Brasil, Henrique Netto, a evolução no aproveitamento dos programas de sócios passa necessariamente por um conhecimento maior do perfil, hábitos de consumo, desejos e necessidades do torcedor.
- Na maioria dos casos, os clubes praticamente estão restritos às informações básicas de um número limitado de torcedores e simpatizantes, muitas vezes incompletas e desatualizadas, aparentemente com pouco interesse em saber mais detalhes sobre o que buscam os diferentes grupos dentro deste universo. O aumento da arrecadação e o crescimento financeiro das instituições esportivas passam, necessariamente, por descobrir o que oferecer a esses potenciais consumidores, encontrando as ocasiões mais propícias para cada iniciativa de marketing, e, assim, por meio de um relacionamento contínuo e proativo, ir transformando-os em clientes fidelizados - avalia Netto.
Ainda segundo o levantamento, o público feminino representa 18% do total de associados a clubes do futebol brasileiro. Já em faixa etária, predomina o grupo entre 26 e 49 anos, que corresponde a 60% das adesões.
VEJA TAMBÉM
- Braithwaite em má-fase e Cuéllar evoluindo + Falta um 10 no Grêmio
- Arthur é recebido por torcedores e reforça o Grêmio em Porto Alegre
- Ele nem jogou no Grêmio e já foi chamado pela seleção peruana – veja os detalhes!
Apesar de ser uma importante ferramenta de aproximação entre times e torcedores, os programas de sócio-torcedor ainda não representam ganhos significativos para os clubes, sobretudo quando as receitas de bilheteria não são somadas às mensalidades das assinaturas, é o que indica pesquisa elaborada pela Ernst & Young (EY) em parceria com o grupo de marketing esportivo CSM Brasil. Segundo o levantamento realizado com 24 times das séries A e B do Brasileirão de Futebol, para metade dos clubes pesquisados a arrecadação com este tipo de programa representa menos de 10% das receitas totais de 2014.
Em 2013, apenas os programas do Atlético Mineiro e do Guarani registraram uma participação menor do que 10% na receita, de acordo com a pesquisa. Internacional e Grêmio são os únicos times brasileiros cuja arrecadação com os programas somada à bilheteria representa mais de 35% de suas receitas totais, índice atingido por grandes clubes europeus como Benfica e Manchester United.
Os programas oferecem uma série de vantagens ao torcedor, como entrada exclusiva em estádios, descontos em supermercados e compra de ingresso antecipada sob condições especiais. Seu faturamento mensal no Brasil foi avaliado em cerca de R$25 milhões, com 655 mil assinantes e mensalidade média de R$ 38. Até 2016, a maior parte dos times pesquisados projeta crescer entre 40% e 60% no número de sócios.
Contudo, Marcos Nicolas, diretor de mercados estratégicos da Ernst & Young (EY), aponta que a falta de um planejamento estruturado em longo prazo pode ser uma barreira para o crescimento dos programas.
- O planejamento dos clubes tem sido sempre imediatista e dependente de resultados nas partidas. Esse pensamento precisa mudar, visto que o maior patrimônio dos clubes é sua torcida que, diante do cenário atual, é muito mais que uma multidão de torcedores, são fãs e consumidores de uma marca e de produtos associados a uma história de glórias e seus ídolos - afirma Nicolas.
Para o diretor da CSM Brasil, Henrique Netto, a evolução no aproveitamento dos programas de sócios passa necessariamente por um conhecimento maior do perfil, hábitos de consumo, desejos e necessidades do torcedor.
- Na maioria dos casos, os clubes praticamente estão restritos às informações básicas de um número limitado de torcedores e simpatizantes, muitas vezes incompletas e desatualizadas, aparentemente com pouco interesse em saber mais detalhes sobre o que buscam os diferentes grupos dentro deste universo. O aumento da arrecadação e o crescimento financeiro das instituições esportivas passam, necessariamente, por descobrir o que oferecer a esses potenciais consumidores, encontrando as ocasiões mais propícias para cada iniciativa de marketing, e, assim, por meio de um relacionamento contínuo e proativo, ir transformando-os em clientes fidelizados - avalia Netto.
Ainda segundo o levantamento, o público feminino representa 18% do total de associados a clubes do futebol brasileiro. Já em faixa etária, predomina o grupo entre 26 e 49 anos, que corresponde a 60% das adesões.
VEJA TAMBÉM
- Braithwaite em má-fase e Cuéllar evoluindo + Falta um 10 no Grêmio
- Arthur é recebido por torcedores e reforça o Grêmio em Porto Alegre
- Ele nem jogou no Grêmio e já foi chamado pela seleção peruana – veja os detalhes!
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Bastidores: Comprador da Arena e candidato desiste da presidência do Grêmio
Kannemann, do Grêmio, Torna-se Sensação em Baile Gaúcho Online
Bastidores da Queda de Marcelo Marques na Disputa à Presidência do Grêmio
próximas etapas na eleição do Grêmio após saída de Marcelo
Marcelo Marques projeta aumento de receita do Grêmio com a Arena
Críticas exageradas à atuação de Marcelo Marques no futebol da equipe.
Marcelo Marques: futuro incerto no Grêmio com 10 milhões de euros recebidos
Próximas etapas após desistência de Marcelo Marques na eleição do Grêmio
Novo Custo Final, Gasto Mensal e Lucro Anual da Arena do Grêmio
Desistência de Favorito à Presidência muda Cenário nas Eleições do Grêmio
Grêmio reforça meio-campo com contratação de dezenas de volantes em dois anos.
Dono de império de pães desiste da presidência do Grêmio após investimento milionário.
Candidatos à Presidência do Grêmio após Desistência de Marcelo Marques
2025: Grêmio enfrenta desafios constantes e luta para superá-los
Trinta anos da emocionante Copa Libertadores de 1995: memórias inesquecíveis do futebol sul-americano.
Marcelo Marques desiste da presidência do Grêmio por dois motivos.
Flamengo quase alcança pontuação somada de Grêmio e Inter com mais gols.
Marcelo Marques Desiste da Candidatura à Presidência do Grêmio Rumores Circulam.
Marcelo Marques desiste de Candidatura à Presidência do Grêmio
Tricolor se prepara para enfrentar o Flamengo no Maracanã
Mano compara força do Flamengo a europeus, avalia desafio do Grêmio
Grêmio sofre desfalques de Balbuena e Villasanti em cirurgias de longa recuperação
Opção de Canhotos Deve Retornar ao Grêmio com Mano Menezes
Cirurgia de Balbuena interrompe início promissor no Grêmio; tempo de recuperação estimado.
Grêmio Contrata 10 Volantes em Dois Anos e Meio, Incluindo Arthur
Cirurgias de Balbuena e Villasanti desfalcam Grêmio por período longo